O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sexta-feira, 22 de janeiro de 2016 I Série — Número 28

XIII LEGISLATURA 1.ª SESSÃO LEGISLATIVA (2015-2016)

REUNIÃOPLENÁRIADE21DEJANEIRODE 2016

Presidente: Ex.mo Sr. Eduardo Luís Barreto Ferro Rodrigues

Secretários: Ex.mos

Srs. Duarte Rogério Matos Ventura Pacheco Idália Maria Marques Salvador Serrão

S U M Á R I O

O Presidente declarou aberta a sessão às 15 horas e 6

minutos. Deu-se conta da entrada na Mesa do projeto de

resolução n.º 96/XIII (1.ª), do projeto de lei n.º 107/XIII (1.ª) e da retirada, pelo BE, do seu projeto de resolução n.º 66/XIII (1.ª).

Em declaração política, o Deputado Paulo Sá (PCP) exigiu a tomada de medidas que dotem a Autoridade Tributária e Aduaneira de meios e instrumentos que permitam travar a fuga aos impostos dos contribuintes com elevados rendimentos e património e anunciou a apresentação pelo seu partido de um conjunto de iniciativas de combate à fuga e evasão fiscais. Respondeu, depois, a pedidos de esclarecimento dos Deputados Rubina Berardo (PSD), João Pinho de Almeida (CDS-PP), Mariana Mortágua (BE) e Eurico Brilhante Dias (PS).

Em declaração política, o Deputado Duarte Filipe Marques (PSD) assinalou a passagem do 30.º aniversário da entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia, tendo salientado o saldo favorável para o País e para os

portugueses resultante da nossa opção pela Europa e teceu diversas críticas ao Governo devido às políticas económicas que tem vindo a implementar. Respondeu, a seguir, a pedidos de esclarecimento dos Deputados João Galamba (PS), Cecília Meireles (CDS-PP), Paulo Sá (PCP) e Isabel Pires (BE).

Em declaração política, o Deputado Filipe Neto Brandão (PS), a propósito da modernização administrativa, anunciou a criação do programa Simplex 2016 e respondeu, depois, a pedidos de esclarecimento dos Deputados Jorge Paulo Oliveira (PSD), Paulo Sá (PCP) e Paulino Ascenção (BE).

Em declaração política, o Deputado Jorge Duarte Costa (BE) lembrou o acórdão do Tribunal Constitucional, que considerou que a subvenção vitalícia não pode ser cortada para os antigos Deputados, e teceu críticas aos Deputados que requereram a apreciação das normas do Orçamento do Estado para 2015 que alteraram o regime das subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos. Respondeu, depois, a pedidos de esclarecimento dos Deputados José Luís Ferreira (Os Verdes), Carlos Abreu Amorim (PSD),