O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

27 DE OUTUBRO DE 2022

59

Aplausos do PS.

Há uma perda de poder de compra? Há. Claro que há uma brutal perda de poder de compra este ano, fruto

de uma enorme inflação que resulta, por um lado, ainda, das cicatrizes da pandemia e, por outro lado, da guerra

desencadeada pela Rússia contra a Ucrânia.

A inflação que vivemos não é uma ilha de Portugal, nem fruto das políticas internas, é uma inflação importada.

A perda de poder de compra resulta de aumentarmos os impostos ou de estarmos a cortar os rendimentos?

Não! Tudo o que temos feito ao longo deste ano — com o esforço enorme dos contribuintes portugueses, com

a boa gestão orçamental que temos feito — é reduzir e controlar os aumentos dos preços o mais possível, em

particular da energia, e, por outro lado, compensar as famílias, sobretudo as de menores rendimentos, face ao

que seria a perda de poder de compra.

Se não fosse essa boa gestão orçamental, não teríamos apoiado em 120 € as famílias mais carenciadas,

não estaríamos agora a apoiar todas as pessoas que têm um rendimento bruto até 2700 €, não teríamos feito o

pagamento antecipado do que foi designado como «aumento das pensões do próximo ano já em outubro», para

que as pessoas possam ter, neste momento, o rendimento quando mais precisam dele para fazer face ao

aumento dos preços.

Falam muito dos cortes das pensões, mas o Sr. Deputado José Moura Soeiro enunciou a fórmula mais feliz

que já ouvi para descrever a situação: aumentaram metade do aumento do próximo ano para outubro.

O Sr. José Moura Soeiro (BE): — Não foi isso que disse!

A Sr.ª Mariana Mortágua (BE): — Cortaram!

O Sr. Primeiro-Ministro: — Sr. Deputado, eu não diria melhor! Depois, disse que cortaram do próximo ano aquilo que antecipámos para outubro. Sim, antecipámos mesmo!

Protestos do BE.

É agora que as pessoas precisam de dinheiro, é agora que as pessoas precisam de fazer face ao aumento

do custo de vida.

Aplausos do PS.

Sim, Sr.ª Deputada Paula Santos, nós temos atenção e estamos focados no combate à pobreza infantil e às

necessidades efetivas…

A Sr.ª Mariana Mortágua (BE): — E as contas?

O Sr. José Moura Soeiro (BE): — E a aldrabice nas contas?

O Sr. Primeiro-Ministro: — Sr. Deputado, mantenhamos a compostura.

O Sr. José Moura Soeiro (BE): — Eu estou composto!

O Sr. Primeiro-Ministro: — «Aldrabice» é um insulto. E creio que a má-consciência do Bloco de Esquerda pela traição ao eleitorado da esquerda portuguesa, que cometeu em 2020, não deve levar a que passemos a

dialogar na base do insulto.

Aplausos do PS.

Protestos do BE.

Páginas Relacionadas
Página 0054:
I SÉRIE — NÚMERO 54 54 Infelizmente, o cenário não é o ideal e deparamo-nos
Pág.Página 54
Página 0055:
27 DE OUTUBRO DE 2022 55 crescimento real dos rendimentos, que reforça ainda mais o
Pág.Página 55