O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24 DE NOVEMBRO DE 2022

31

Por isso, concluindo, estamos, desde 2019, a apresentar a proposta de privatização da TAP — quando ainda

nem estava nacionalizada a 100 % — e foi sempre chumbada. Infelizmente, o Governo, só depois de ter

nacionalizado a 100 % a TAP e de ter desperdiçado 3,2 mil milhões de euros é que percebeu que, afinal, é

preciso privatizar. Mais vale tarde do que nunca, acho eu, até porque a capacidade do PS de gastar dinheiro

dos contribuintes é infinita. Por isso, mais vale ser já, para evitar que desperdicem mais.

Mas é ver para crer. E, como o PS e o PSD não têm nenhuma proposta de privatização da TAP neste

Orçamento, a única forma de se cumprir aquilo que o Sr. Primeiro-Ministro disse, cumprindo a transparência

orçamental, é ambos votarem a favor da proposta de privatização da TAP.

Aplausos da IL.

O Sr. Presidente: — Sobre a mesma temática, tem agora a palavra o Sr. Deputado Paulo Moniz, do PSD.

O Sr. Paulo Moniz (PSD): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Membros do Governo, Sr.as e Srs. Deputados, em 2016, o PSD deixou ao PS e ao Governo uma TAP privada. E, quando se pergunta — e tem-se ouvido perguntar

muitas vezes — qual é a solução do PSD, o PSD já a concretizou em 2016, e fê-lo exatamente na defesa do

interesse do País e do dinheiro dos contribuintes, no respeito pelo povo português.

Não durou muito tempo esta solução, porque, ideologicamente forçado pela sua esquerda, o Partido

Socialista nacionalizou a TAP, trazendo novamente para o perímetro dos contribuintes portugueses um risco

enorme do ponto de vista do custo.

No final deste mês de dezembro, far-se-á a última injeção dos 3,2 mil milhões de euros que decidiram

enterrar, incinerar, na TAP. É dinheiro de que o País precisa como de pão para a boca e que não tem para

outras prioridades, mas esta foi a opção errada do Partido Socialista e do seu Governo.

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Paulo Moniz (PSD): — O PSD sempre foi responsável — e continua a sê-lo — na utilização dos dinheiros públicos com parcimónia. Olhando para estes últimos anos de democracia, este é, seguramente, o

pior exemplo de como desbaratar, de como incinerar, sem respeito, o dinheiro que a todos nós faz falta para

tantas prioridades que o País tem.

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Paulo Moniz (PSD): — Em relação à privatização e à proposta que a Iniciativa Liberal apresentou, o PSD já fez aquilo que agora outros querem fazer, quando privatizou a TAP e deixou essa herança ao Governo

do Partido Socialista. Agora, o PSD entende que se deve dar liberdade para que o processo de privatização

defina, de facto, o verdadeiro valor e, no final, tenha sucesso, a bem de todos, para vermos se o País vai

recuperar algum dos 3200 milhões que lá colocou.

Aplausos do PSD.

O Sr. Carlos Guimarães Pinto (IL): — Mas acompanham-nos ou não?!

O Sr. Hugo Carneiro (PSD): — Sr. Presidente, peço a palavra.

O Sr. Presidente: — Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Hugo Carneiro (PSD): — Sr. Presidente, sou conhecido pela parcimónia nos gastos. O Sr. Deputado Paulo Moniz terminou a sua intervenção quando o quadro marcava 2 minutos e 9 segundos, mas ele continuou

a contar até aos 2 minutos e 13 segundos, e por aí fora.

O Sr. João Dias (PCP): — Para nós também!

Páginas Relacionadas
Página 0034:
I SÉRIE — NÚMERO 58 34 Aplausos do PCP. O Sr. Presidente
Pág.Página 34