O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

22 DE ABRIL DE 2023

17

As pessoas que fogem da Venezuela e procuram Portugal esperam encontrar um país que os acolha e que tenha uma especial sensibilidade para com as suas dificuldades. Somos há muito um País de fluxos migratórios. Sempre soubemos receber quem procura Portugal para viver em segurança e com oportunidades, em especial quem foge de Estados falhados. Sempre desejámos ter condições para receber quem desejasse regressar, ou os seus descendentes.

A Iniciativa Liberal desde sempre se mostrou solidária com a comunidade venezuelana e com o sofrimento causado pelas políticas socialistas do regime chavista e, desta vez, não será diferente, ainda que subsistam, como se falou na intervenção inicial deste debate, pequenas dúvidas de índole jurídica que devem ser esclarecidas em sede de especialidade.

Esta é a história a repetir-se: o socialismo — teórico e prático — condena e oprime as suas populações desde sempre, e não seria diferente desta vez. Ontem, e hoje, permaneceremos do lado certo da história: do lado da liberdade, do lado dos direitos humanos.

Aplausos da IL. A Sr.ª Presidente (Edite Estrela): — Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Rui Tavares, do

Livre. O Sr. Rui Tavares (L): — Sr.ª Presidente, Srs. Deputados: De facto, há uma linha que separa a liberdade

do autoritarismo, a democracia dos regimes repressivos. Essa linha é igual de onde quer que venham os regimes repressivos e autoritários.

Por isso, acho que está mal quem usa essa linha de separação entre a democracia e os regimes autoritários para desforras políticas, ou para jogos que são mais de política interna, ou para tabus, ou para obsessões ideológicas.

Protestos do Deputado da IL João Cotrim Figueiredo. Estar contra a autoridade é estar contra a autoridade e o autoritarismo, sempre. Portanto, neste caso, quem

preserva a coerência é quem, a propósito de uma proposta como esta, diz que ainda bem que o caso da Venezuela…

Protestos da IL. A Iniciativa Liberal está a fazer papel de Chega, hoje: quando alguém está a dizer algo que parece que é

senso comum, a Iniciativa Liberal fica desconfortável, não sei porquê! Protestos da IL. O Sr. Pedro Pinto (CH): — A fazer queixinhas! O Sr. Rui Tavares (L): — Ainda disponho de 1 minuto e gostava de o poder usar. Ainda bem que é com o caso da Venezuela que nos apercebemos de uma coisa: o facto de um país

dificultar a vida a cidadãos que procuram Portugal como refúgio, porque no país de origem é difícil arranjar os documentos, é sempre mau e sempre foi mau. Não é uma preservação da nossa soberania, pelo contrário, é uma cessão da nossa soberania a um regime autoritário ficarmos dependentes do que decida o regime autoritário, seja ele venezuelano, afegão, ou qualquer outro.

Portanto, evidentemente, temos de facilitar a vida aos refugiados, aos imigrantes e aos cidadãos, lusófonos, aliás, como os venezuelanos na Madeira.

A Sr.ª Presidente (Edite Estrela): — Peço-lhe que conclua, Sr. Deputado.

Páginas Relacionadas
Página 0022:
I SÉRIE — NÚMERO 117 22 como na discussão, na generalidade, dos Projetos de
Pág.Página 22
Página 0023:
22 DE ABRIL DE 2023 23 investigação — por exemplo, todos os bolseiros — impossibili
Pág.Página 23
Página 0024:
I SÉRIE — NÚMERO 117 24 Protestos do Deputado do PCP Manuel Loff. O Sr. Gab
Pág.Página 24
Página 0025:
22 DE ABRIL DE 2023 25 Aplausos do CH. A Sr.ª Presidente (Edite Estrela): — Para a
Pág.Página 25
Página 0026:
I SÉRIE — NÚMERO 117 26 Propomos um novo modelo de financiamento do ensino s
Pág.Página 26
Página 0027:
22 DE ABRIL DE 2023 27 opinião sobre este tema, mas eu não. Agora é preciso não só
Pág.Página 27
Página 0028:
I SÉRIE — NÚMERO 117 28 disparidade nas taxas cobradas. Os peticionários ilu
Pág.Página 28
Página 0029:
22 DE ABRIL DE 2023 29 O Sr. António Topa Gomes (PSD): — Estamos todos pobres! O
Pág.Página 29
Página 0030:
I SÉRIE — NÚMERO 117 30 No ensino superior, infelizmente, apesar do progress
Pág.Página 30
Página 0031:
22 DE ABRIL DE 2023 31 As instituições de ensino superior estão em situação de rutu
Pág.Página 31
Página 0032:
I SÉRIE — NÚMERO 117 32 Temos problemas de alojamento, que se traduzem, desi
Pág.Página 32