O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

I SÉRIE — NÚMERO 117

18

O Sr. Rui Tavares (L): — Pela mesma razão, devemos acabar com a regra da reciprocidade na Constituição, que faz com que tenhamos de esperar pelo regime autoritário para podermos dar direito de voto.

A Sr.ª Presidente (Edite Estrela): — Tem mesmo de concluir, Sr. Deputado. O Sr. Rui Tavares (L): — Quero ver também os cidadãos venezuelanos a poderem votar na Madeira e em

toda a República Portuguesa. Muito obrigado, Sr.ª Presidente. Protestos da IL. O Sr. Rodrigo Saraiva (IL): — Precisas de atenção! Pede atenção em casa! A Sr.ª Presidente (Edite Estrela): — Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Diogo Pacheco

de Amorim, do Grupo Parlamentar do Chega. O Sr. Diogo Pacheco de Amorim (CH): — Sr.ª Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: A proposta de lei em

discussão permitirá aos cidadãos estrangeiros que demonstrem a impossibilidade, ou a grande dificuldade, em obter um título de viagem válido que seja dispensada a sua apresentação para efeitos de renovação, de autorização de residência temporária e de concessão de residência permanente.

Resulta claro, quer da leitura dos considerandos desta proposta, quer de um conhecimento mínimo da realidade madeirense, que a Assembleia Regional pretende, no essencial, com essa alteração, resolver problemas prementes de venezuelanos aí refugiados.

De facto, citando ainda os considerandos da proposta de lei em apreço, de acordo com dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, o número de venezuelanos em território luso terá, desde 2015, triplicado, sendo a Madeira o território português que mais venezuelanos recebe. Citando dados das Nações Unidas de 21 de maio de 2019, 3 milhões de pessoas emigraram da Venezuela desde 2015 — portanto, entre 2015 e 2019 —, devido à grave crise económica e política que o país atravessa. Adivinhe-se qual a razão dessa grave crise económica!

Segundo dados recentes da IOM (International Organization for Migration), a agência das Nações Unidas para as migrações, já abandonaram a Venezuela 6,1 milhões de refugiados, cerca de 20 % da população. Repito: 20 %!

Dezassete países, em toda a América Latina e Caribe, abrigam cerca de 80 % dos venezuelanos, mais de 5 milhões. É a maior crise de deslocamento externo da história recente da América Latina.

Milhares de venezuelanos atravessam vários países da América do Sul a pé. Muitos fogem sem saber o seu destino final. Fogem por terra, mar e ar, como expressivamente sublinha o relatório das Nações Unidas.

Visivelmente, a República Bolivariana da Venezuela tem mais êxito entre as várias gerações de alunos e admiradores do Prof. Boaventura Sousa Santos do que entre aqueles que a suportam.

Aplausos do CH. Como é evidente, o Chega não pode ficar indiferente a esta tragédia, tanto mais sabendo que muitas

dessas vítimas são lusodescendentes e que são esses, precisamente, aqueles que acabam por desembarcar em Portugal, com particular incidência na Madeira.

O Sr. Pedro dos Santos Frazão (CH): — Muito bem! O Sr. Diogo Pacheco de Amorim (CH): — Assim sendo, o Chega não se irá opor a esta proposta. Aplausos do CH.

Páginas Relacionadas
Página 0022:
I SÉRIE — NÚMERO 117 22 como na discussão, na generalidade, dos Projetos de
Pág.Página 22
Página 0023:
22 DE ABRIL DE 2023 23 investigação — por exemplo, todos os bolseiros — impossibili
Pág.Página 23
Página 0024:
I SÉRIE — NÚMERO 117 24 Protestos do Deputado do PCP Manuel Loff. O Sr. Gab
Pág.Página 24
Página 0025:
22 DE ABRIL DE 2023 25 Aplausos do CH. A Sr.ª Presidente (Edite Estrela): — Para a
Pág.Página 25
Página 0026:
I SÉRIE — NÚMERO 117 26 Propomos um novo modelo de financiamento do ensino s
Pág.Página 26
Página 0027:
22 DE ABRIL DE 2023 27 opinião sobre este tema, mas eu não. Agora é preciso não só
Pág.Página 27
Página 0028:
I SÉRIE — NÚMERO 117 28 disparidade nas taxas cobradas. Os peticionários ilu
Pág.Página 28
Página 0029:
22 DE ABRIL DE 2023 29 O Sr. António Topa Gomes (PSD): — Estamos todos pobres! O
Pág.Página 29
Página 0030:
I SÉRIE — NÚMERO 117 30 No ensino superior, infelizmente, apesar do progress
Pág.Página 30
Página 0031:
22 DE ABRIL DE 2023 31 As instituições de ensino superior estão em situação de rutu
Pág.Página 31
Página 0032:
I SÉRIE — NÚMERO 117 32 Temos problemas de alojamento, que se traduzem, desi
Pág.Página 32