O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17 DE MAIO DE 2024

31

O Sr. Miguel Guimarães (PSD): — É crítico, essencial e oportuno que tenhamos presente o estado atual dos cuidados de saúde prestados na região do Oeste e que esta realidade contribua para acelerar as tomadas de decisão que conduzam à efetiva resolução dos problemas e não apenas ao anúncio de investimentos que acabam por não se concretizar.

Tenho a certeza de que o Governo, o Governo da AD, vai resolver esta situação,… Vozes do PSD: — Muito bem! O Sr. Miguel Guimarães (PSD): — … e vai resolvê-la rapidamente, mais rapidamente do que as Sr.as e os

Srs. Deputados estão à espera. Aplausos do PSD e do CDS. Protestos do PS. E tenho a certeza de que vai tomar a melhor decisão sobre o local em que o novo hospital irá ficar. Aplausos do PSD e do CDS-PP. O Sr. Presidente: — O Sr. Deputado tem um pedido de esclarecimento. Não tem tempo para esclarecer,

mas tem um pedido de esclarecimento por parte do Sr. Deputado Walter Chicharro, do Partido Socialista, que dispõe de 1 minuto e 5 segundos, dado que o Livre cedeu 48 segundos a juntar aos 17 disponíveis pelo Partido Socialista.

O Sr. Walter Chicharro (PS): — Sr. Presidente, pedia-lhe alguma compreensão, face à minha primeira

intervenção neste Plenário. Cumprimento os Srs. Deputados e as Sr.as Deputadas e cumprimento também os peticionários. O tempo é escasso, vou ser muito objetivo e direto.

Sabemos que o novo hospital do Oeste é uma ambição antiga dos mais de 350 000 habitantes desta região. Sabemos também que este é um tema que foi tratado com os meus anteriores colegas presidentes de câmara, que acompanhei de muito perto, na Comunidade Intermunicipal do Oeste, e que deu frutos ao conseguirmos que o Governo do PS determinasse, para lá da localização, a necessidade do avanço urgente da obra, mas também o seu plano funcional, com cerca de 480 camas e praticamente todas as especialidades médicas, em adição a todas as que já existem nos atuais três hospitais.

Portanto, indo muito diretamente ao assunto, percebendo que a pergunta é retórica e que não terá resposta da parte do PSD e do CDS, quero perguntar, face àquilo que foi afirmado pelo Sr. Primeiro-Ministro em campanha eleitoral, se o PSD e o CDS reiteram essas afirmações e se, finalmente, as populações da região Oeste vão ter o tão ambicionado hospital, e quando.

Aplausos do PS. O Sr. Presidente: — Afinal, o Sr. Deputado Miguel Guimarães tem 1 minuto, cedido pelo CDS-PP ao PSD.

Faça favor, Sr. Deputado. O Sr. Miguel Guimarães (PSD): — Sr. Presidente, Srs. Deputados, muito obrigado ao CDS-PP pela cedência

deste minuto. É evidente — e deixei claro na apresentação que fiz — que não tenho dúvidas de que a questão do novo

hospital do Oeste é prioridade máxima para este Governo. O Sr. Francisco Sousa Vieira (PSD): — Muito bem! O Sr. Miguel Guimarães (PSD): — Não existem dúvidas sobre isto e, portanto, aquilo que os Srs. Deputados

eventualmente julguem que não vai acontecer vai acontecer.

Páginas Relacionadas
Página 0036:
I SÉRIE — NÚMERO 18 36 Aplausos do L e do PAN. O Sr. Presidente: — Tem a pa
Pág.Página 36