O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

I SÉRIE — NÚMERO 28

72

Aliás, esta intenção de integração no CHUC é uma intenção que teve a oposição do município, dos utentes

e, claro, de todos os peticionários e peticionárias que fizeram chegar essa intenção à Assembleia da República

e que foram milhares.

Mas esta integração acabou por acontecer por via da generalização das ULS, como já foi aqui referido.

Portanto, o que exigimos, neste caso, é que, em vez de uma organização gigante e disfuncional, possa haver

um investimento e reforço do Hospital de Cantanhede e do Hospital Rovisco Pais. O que precisamos é que estas

unidades de saúde prossigam a sua missão e o seu desempenho de excelência como unidades autónomas,

dotadas do necessário orçamento e mapa de pessoal. E é também por isso que é necessário reverter a

constituição das ULS, em particular da ULS de Coimbra.

Acompanhamos, como disse, os peticionários e apresentamos estas propostas no nosso projeto legislativo.

Aplausos do BE.

A Sr.ª Presidente (Teresa Morais): — Tem agora a palavra, para uma intervenção, o Sr. Deputado Jorge

Pinto, do Grupo Parlamentar do Livre.

O Sr. Jorge Pinto (L): — Sr.ª Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, Caros Concidadãos nas galerias, em

particular os peticionários, que saudamos: O Hospital de Cantanhede — hoje, formalmente, Hospital Arcebispo

João Crisóstomo — tem uma área de influência que abrange cerca de 60 000 habitantes dos concelhos de

Cantanhede, Mira, Montemor-o-Velho, Anadia, Mealhada e Vagos. Falamos de concelhos cuja percentagem de

população idosa ronda os 30 %, razão pela qual o hospital tem reconhecimento internacional na área dos

cuidados de saúde a pessoas sénior.

Reconhecendo que houve, recentemente, uma transferência de competências na área da saúde para o

município de Cantanhede, prevendo, inclusivamente, medidas para dar resposta a situações de emergência de

doença aguda, o que, naturalmente, e bem, se traduz numa melhoria do acesso a cuidados de saúde para a

população local, entende o Livre que a solução atualmente em vigor fica aquém do necessário, já que as

situações de emergência de doença aguda não têm horário específico de incidência, muito menos no caso de

utentes com idade mais avançada.

Assim, trazemos aqui, hoje, um projeto de resolução que recomenda a abertura de uma urgência básica com

horário alargado e em funcionamento diário, de forma a evitar confusões sobre para onde os utentes se devem

dirigir e em que horário, fazendo melhor uso da estrutura, equipamento e conhecimento especializado já

existente no Hospital de Cantanhede.

Mas mais: tendo em conta a crise nas urgências, que infelizmente se mantém, apelamos ainda a que a página

de internet do referido hospital seja alimentada com informação necessária, atual e fidedigna, nomeadamente a

nível da informação sobre tempos de espera, horários de atendimento ou serviços prestados naquela unidade

de saúde.

O Livre defende, assim, um melhor acesso a cuidados de saúde para estas populações e também que seja

prestada melhor informação aos utentes, pelo que esperamos que os demais partidos acompanhem esta

iniciativa.

Aplausos do L.

A Sr.ª Presidente (Teresa Morais): — Antes de passar a palavra à próxima oradora, quero reiterar que se

encontram ainda a decorrer as votações para a eleição do Presidente do Conselho Económico e Social na Sala

D. Maria.

Tem agora a palavra, para uma intervenção, a Sr.ª Deputada Ana Oliveira, do Grupo Parlamentar do PSD.

A Sr.ª Ana Oliveira (PSD): — Sr.ª Presidente, permita-me que cumprimente todos os peticionários presentes

nas galerias, Sr.as e Srs. Deputados: Discutimos, no dia de hoje, a Petição n.º 125/XV/1.ª (Liga de Amigos do

Hospital Arcebispo João Crisóstomo) — Em defesa do Hospital Arcebispo João Crisóstomo – Hospital de

Cantanhede, uma atitude cívica que muito louvamos e que não nos deixou indiferentes. Tanto assim é que foi

pela iniciativa do PSD, na anterior Legislatura, que esta petição está a ser discutida em sede de reunião plenária.

Páginas Relacionadas
Página 0073:
22 DE JUNHO DE 2024 73 Falarmos deste tema é falarmos de proximidade, é falarmos de
Pág.Página 73
Página 0074:
I SÉRIE — NÚMERO 28 74 Mais do que o bom senso, que deve imper
Pág.Página 74