O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 DE DEZEMBRO DE 2024

37

Aplausos do CH.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Deputado José Rui Cruz, do Partido Socialista, para uma última intervenção. Dispõe de 2 minutos e 56 segundos.

O Sr. José Rui Cruz (PS): — Sr. Presidente: Gostaria de fazer uma correção ao que foi dito neste Plenário. Os dados que apresentei, quando me dirigi à Câmara, foram os dados dos últimos 20 anos e disse que, nos

últimos 20 anos, houve uma evolução do número de pessoas que utilizam o motociclo, que passaram de 150 000

para 400 000.

O Sr. Pedro Pinto (CH): — Não foi isso que disse!

O Sr. José Rui Cruz (PS): — Portanto, se quisermos comparar dados de sinistralidade e de mortalidade, temos de comparar nesse mesmo período. Não podemos ser sérios,…

Risos do CH.

O Sr. Pedro Pinto (CH): — Não podemos ser sérios?!

O Sr. José Rui Cruz (PS): — … corrijo, temos de ser sérios e não podemos usar um ano de pandemia, onde as motos estiveram paradas, comparando-o com o ano seguinte, quando começou a haver circulação e,

naturalmente, começou a haver alguns acidentes. Isso não é sério para a análise dos dados. Mais uma vez,

alguém pretende baralhar a cabeça das pessoas, mas todos percebemos que não consegue.

Depois, quero dar nota do seguinte: dizer que vamos ter isenção das portagens nas ex-SCUT e que isso se

deve ao Chega é uma coisa que não lembra ao Diabo.

O Sr. Pedro Pinto (CH): — É, é!

O Sr. Ricardo Costa (PS): — É fantástico! É preciso ser sério! Isso é ser sério?!

O Sr. José Rui Cruz (PS): — Não lembra mesmo ao Diabo!

A Sr.ª Marta Martins da Silva (CH): — Quando tiveram maioria absoluta não fizeram isso!

O Sr. José Rui Cruz (PS): — Vamos ter isenção nas portagens das ex-SCUT, algumas aqui já referenciadas, porque o Partido Socialista fez essa proposta e o Parlamento aprovou.

Vozes do CH: — Ah!

O Sr. José Rui Cruz (PS): — Tão simples, tão simples!

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: — Sr. Deputado Pedro Pinto, quer fazer uma interpelação à Mesa para entregar o documento que tem na mão para se distribuir?

O Sr. Pedro Pinto (CH): — Exatamente, Sr. Presidente. Gostaria que fosse entregue, particularmente à bancada do Partido Socialista, a notícia sobre o documento da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária

que diz claramente — claramente! — que aumentaram os acidentes de 2019 a 2023.

Não estamos a falar de anos de pandemia, estamos a falar de 2019 comparado com 2023, portanto, não é

pandemia — ano de 2019, ano de 2023. A notícia será entregue.

Páginas Relacionadas
Página 0038:
I SÉRIE — NÚMERO 65 38 Protestos do PS. Quanto às porta
Pág.Página 38