O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

31 DE JANEIRO DE 2025

69

continuar a adicionar mais camadas de complexidade ao atual modelo, e os desafios que temos mostram que é

necessário concretizar todas as simplificações que se identifiquem como possíveis.

Se queremos mesmo adotar soluções que permitam uma maior descarbonização, não podemos continuar a

permitir que abastecer um veículo a gasolina ou abastecer um veículo a gasóleo seja substancialmente mais

fácil e mais prático do que carregar um veículo elétrico.

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Gonçalo Lage (PSD): — Em suma, a criação de uma infraestrutura de carregamento eficiente e acessível deve ser uma prioridade nacional. A transição para uma mobilidade mais sustentável não é apenas

uma questão ambiental, mas também uma questão de oportunidade económica.

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Gonçalo Lage (PSD): — Investir em infraestrutura de carregamento não só promove a adoção de veículos elétricos como também cria empregos e estimula a própria inovação tecnológica.

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Gonçalo Lage (PSD): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, esta é uma oportunidade de a própria esquerda parlamentar sinalizar que é a favor da concorrência, que é a favor da economia…

Risos da Deputada da IL Patrícia Gilvaz.

… e que é a favor do mercado, de mais empresas privadas,…

Aplausos do PSD.

… de mais empresas a investir, de mais empresas a acreditarem no nosso País. Somente com um esforço

conjunto poderemos alcançar um futuro mais verde, mais competitivo e, sobretudo, mais sustentável para todos.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Presidente: — Para uma intervenção, tem a palavra a Sr.ª Deputada Joana Mortágua. Dispõe de 4 minutos.

O Sr. Paulo Núncio (CDS-PP): — Coca-Cola, Microsoft…

A Sr.ª Joana Mortágua (BE): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: A transição energética é essencial para combater o caos climático e para garantir a transição climática.

A Sr.ª Rita Matias (CH): — O caos e os horrores!

A Sr.ª Joana Mortágua (BE): — Ela faz parte, aliás, de todos os objetivos com os quais estamos comprometidos em acordos internacionais, pela defesa do clima e sobre a transição energética.

Mas a transição energética, se for bem feita, tem outros efeitos que o mundo atual nos lembra que são tão

importantes, como a soberania e a segurança energéticas, e, para isso, há um princípio que deve ser valorizado,

que é o da descentralização. A descentralização da produção de energia tem, além das vantagens económicas,

vantagens inegáveis na nossa capacidade de diminuir as importações e de baixar a fatura da energia aos

consumidores finais, que, no fundo, é aquilo que todos queremos fazer.

Há, depois, a tão importante questão da preservação ambiental. Muitos de nós ficámos chocados quando

vimos serem abatidas centenas de animais na maior herdade murada de Portugal, apenas para fazer lá um

Páginas Relacionadas
Página 0071:
31 DE JANEIRO DE 2025 71 O Sr. Presidente: — Para responder, passo a palavra à Sr.ª
Pág.Página 71
Página 0072:
I SÉRIE — NÚMERO 82 72 O Sr. Paulo Núncio (CDS-PP): — Isso! O
Pág.Página 72