O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

894

II SÉRIE — NÚMERO 86

exemplar de cada uma das publicações que estão sob o seu âmbito de contrôle, para consulta dos seus membros.

4 — Os partidos políticos representados nos conselhos de informação beneficiarão de igual direito.

5 — O Conselho de Informação para a Anop terá direito a receber cópia dos textos distribuídos por esta agência e recebidos no terminal a funcionar na Assembleia da República.

6 — Qualquer membro dos Conselhos de Informação para a Radiodifusão Portuguesa (RDP) e para a Radiotelevisão Portuguesa (RTP) poderá assistir em diferido a qualquer programa ou noticiário, no prazo máximo de quinze dias, contados a partir da data da sua difusão e nos termos a definir nos respectivos regimentos.

7 — A RDP e a RTP ficam obrigadas a manter os respectivos programas gravados pelo prazo de vinte dias, contados após a respectiva emissão, sem prejuízo da sua prorrogação quando expressamente solicitado pelo conselho de informação respectivo.

8 — (Igual à redacção do actual n.º 2.)

ARTIGO 4.º

É introduzido na Lei n.° 78/77 um novo artigo 14.°, com a epígrafe «Reuniões conjuntas e conferência dos presidentes» e com a seguinte redacção:

1 — Os presidentes dos conselhos de informação podem reunir em conferência para a programação e coordenação das actividades dos respectivos conselhos.

2 — As reuniões previstas no número anterior realizar-se-ão uma vez por trimestre ou, extraordinariamente, a convocação do Presidente da Assembleia da República ou por iniciativa das mesas de três conselhos de informação.

3 —Para os efeitos referidos no n.° 1, podem os conselhos de informação reunir em conjunto, se assim for deliberado pelos respectivos plenários.

4 — A orientação dos trabalhos da conferência dos presidentes dos conselhos de informação, bem como das reuniões conjuntas dos conselhos de informação, pertence rotativamente, por períodos de três meses, ao presidente de cada conselho de informação, pela seguinte ordem: RTP, RDP, Imprensa e Anop.

ARTIGO 5.º

É introduzido na Lei n.° 78/77 um novo artigo 15.°, com a epígrafe «Imunidades» e com a seguinte redacção:

o» Os membros dos conselhos de informação não podem ser demandados civil, penal ou disciplinarmente, em resultado das opiniões que emitirem, nas reuniões dos conselhos respectivos ou no desempenho de funções para que tenham sido mandatados por estes.

ARTIGO 6.°

É introduzido na Lei n.° 78/77 um novo artigo 16.a, com a epígrafe «Perda do mandato» e com a seguinte redacção:

1 — Perdem o mandato os membros dos conselhos de informação:

c) Que venham a ser abrangidos por qualquer das incompatibilidades ou incapacidades referidas no artigo 3.°;

b) Que faltem a três reuniões consecutivas ou a seis interpoladas, salvo caso de doença ou outro motivo que a mesa considere atendível.

2 — A perda do mandato será declarada pelo presidente do respectivo conselho, após prévia deliberação da mesa, e será comunicada no prazo de sete dias ao partido que o tiver designado para efeitos de substituição e ao Presidente da Assembleia da República.

3 — Os membros dos conselhos de informação que perderem o mandato não poderão voltar a ser designados no semestre subsequente.

ARTIGO 7.°

O artigo 14.° da Lei n.° 78/77 passa a artigo 17.°, com a seguinte redacção:

1 — (Igual à redacção actual.)

2 — (Igual à redacção actual.)

3 — As reuniões das mesas dos conselhos de informação, assim como as reuniões da conferência dos presidentes dos conselhos de informação e as reuniões conjuntas dos conselhos de informação, não contam para efeitos do limite previsto no n.° 1.

ARTIGO 8.º

É introduzido na Lei n.° 78/77 um novo artigo 18.°, com a epígrafe «Outros direitos dos membros» e com a seguinte redacção:

1 — As faltas dos membros dos conselhos de informação que sejam trabalhadores do sector público, do sector privado ou do sector cooperativo, dadas no exercício daquelas funções, são consideradas justificadas e contam, para todos os efeitos, menos o da remuneração, como tempo de serviço efectivo.

2 — As faltas referidas no número anterior não implicam perda de vencimento, mas, se excederem o limite referido, não deixarão de ser consideradas justificadas, passando o membro do conselho de informação a ser remunerado pela Assembleia da República, no que respeita aos dias excedentes, em conformidade com o que a lei estabelece para os Deputados.

3 — No exercício da profissão liberal a presença nos conselhos de informação também constitui causa justificativa para ausência a obrigações fiscais.

4 —Os regimentos regularão a forma de justificação a apresentar.

Páginas Relacionadas
Página 0895:
14 DE JUNHO DE 1978 895 ARTIGO 9.º O artigo 15.° da Lei n.° 78/77 passa a artig
Pág.Página 895
Página 0896:
896 II SÉRIE — NÚMERO 86 ARTIGO 4.º 1 —........................................
Pág.Página 896
Página 0897:
14 DE JUNHO DE 1978 ARTIGO 2.º Proposta de substituição do PCP: rejeitada. 9 vo
Pág.Página 897
Página 0898:
898 II SÉRIE — NÚMERO 86 -económicas [...]», passará a ler-se: «[...] actividades soc
Pág.Página 898
Página 0899:
14 DE JUNHO DE 1978 899 Engenheiros técnicos da firma Jayme da Costa — Mecânica e Ele
Pág.Página 899
Página 0900:
900 II SÉRIE — NUMERO 86 Posições colectivas: Grupo de diplomados dos ISCAs. 7
Pág.Página 900