O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

19 DE SETEMBRO DE 1986

3901

e) Formação assente em práticas metodológicas afins das que o educador e o professor vierem a utilizar na prática pedagógica;

f) Formação que, em referência à realidade social, estimule uma atitude simultaneamente crítica e actuante;

g) Formação que favoreça e estimule a inovação e a investigação, nomeadamente em relação com a actividade educativa;

h) Formação participada que conduza a uma prática reflexiva e continuada de auto-infor-mação e auto-aprendizagem.

2 — A orientação e as actividades pedagógicas na educação pré-escolar são asseguradas por educadores de infância, sendo a docência em todos os níveis e ciclos de ensino assegurada por professores detentores de diploma que certifique a formação profissional específica com que se encontram devidamente habilitados para o efeito.

Artigo 31.°

(Formação inicial de educadores de infanda e de professores dos ensinos básico e secundário)

1 — Os educadores de infância e os docentes dos ensinos básico e secundário adquirem qualificação profissional em cursos específicos destinados à respectiva formação, de acordo com as necessidades curriculares do respectivo nível de educação e ensino, em escolas superiores de educação ou em universidades que disponham de unidades de formação próprias para o efeito, nos termos a seguir definidos:

a) A formação dos educadores de infância e dos professores do 1." e 2.° ciclos do ensino básico realiza-se em escolas superiores de educação;

b) A formação dos educadores e dos professores referidos na alínea anterior pode ainda ser realizada em universidades, as quais, para o efeito, atribuem os mesmos diplomas que os das escolas superiores de educação;

c) A formação de professores do 3.° ciclo do ensino básico e de professores do ensino secundário realiza-se em universidades.

2 — A formação dos professores de disciplinas de natureza profissional, vocacional ou artística dos ensinos básico ou secundário adquire-se em cursos profissionais adequados, que se ministram em escolas superiores, complementados por uma formação pedagógica.

3 — Podem também adquirir qualificação profissional para professores do 3." ciclo do ensino básico e para professores do ensino secundário os licenciados que, tendo as habilitações científicas requeridas para o acesso à profissionalização no ensino, obtenham a necessária formação pedagógica em curso adequado.

4 — Os cursos de formação de professores do 2." e 3.° ciclos do ensino básico e de professores do ensino secundário serão cursos de licenciatura.

5 — Os cursos de licenciatura para formação de professores do 2.° ciclo do ensino básico realizados nas escolas superiores de educação organizam-se nos termos do n.° 7 do artigo 13."

6 — As escolas superiores de educação e as instituições universitárias podem celebrar convénios entre si para a formação de educadores e professores.

Artigo 32.° (Qualificação para professor do ensino superior)

1 — Adquirem qualificação para a docência no ensino superior os habilitados com os graus de doutor ou de mestre, bem como os licenciados que tenham prestado provas de aptidão pedagógica e capacidade científica, podendo ainda exercer a docência outras individualidades reconhecidamente qualificadas.

2 — Podem coadjuvar na docência do ensino superior os indivíduos habilitados com o grau de licenciado ou equivalente.

Artigo 33.° (Qualificação para outras funções educativas)

1 — Adquirem qualificação para a docência em educação especial os educadores de infância e os professores do ensino básico e secundário com prática de educação ou de ensino regular ou especial que obtenham aproveitamento em cursos especialmente vocacionados para o efeito realizados em escolas superiores que disponham de recursos próprios nesse domínio.

2 — Nas instituições de formação referidas no n.° 1 do artigo 31.° podem ainda ser ministrados cursos especializados de administração e inspecção escolares, de animação sócio-culrural, de educação de base de adultos e outros necessários ao desenvolvimento do sistema educativo.

3 — São qualificados para o exercício das actividades de apoio educativo os indivíduos habilitados com formação superior adequada.

Artigo 34.° (Pessoal auxiliar de educação)

0 pessoal auxiliar de educação deve possuir como habilitação mínima o ensino básico ou equivalente, devendo ser-lhe proporcionada uma formação complementar adequada.

Artigo 35.° (Formação contínua)

1 — A todos os educadores, professores e outros profissionais da educação é reconhecido o direito à formação contínua.

2 — A formação contínua deve ser suficientemente diversificada, de modo a assegurar o complemento, aprofundamento e actualização de conhecimentos e de competências profissionais, bem como a possibilitar a mobilidade e a progressão na carreira.

3 — A formação contínua é assegurada predominantemente pelas respectivas instituições de formação inicial, em estreita cooperação com os estabelecimentos onde os educadores e professores trabalham.

4 — Serão atribuídos aos docentes períodos especialmente destinados à formação contínua, os quais poderão revestir a forma de anos sabáticos.

Páginas Relacionadas
Página 3893:
19 DE SETEMBRO DE 1986 3893 Da Direcção-Ceral das Florestas ao requerimento n." 2074/
Pág.Página 3893
Página 3894:
3894 II SÉRIE — NÚMERO 101 c) Assegurar a formação cívica e moral dos jovens; d
Pág.Página 3894
Página 3895:
19 DE SETEMBRO DE 1986 3895 6 — O Estado deve apoiar as instituições de educação pré-
Pág.Página 3895
Página 3896:
3896 II SÉRIE — NÚMERO 101 anterior, numa perspectiva de unidade global Jo ensino bás
Pág.Página 3896
Página 3897:
19 DE SETEMBRO DE 1986 3897 2 — São objectivos do ensino superior: o) Estimular
Pág.Página 3897
Página 3898:
3898 II SEÉIE — NÚMERO 101 4— As escolas superiores do ensino politécnico podem ser a
Pág.Página 3898
Página 3899:
19 DE SETEMBRO DE 1986 3899 3 — A formação profissional estrutura-se segundo um model
Pág.Página 3899
Página 3900:
3900 II SÉRIE — NÚMERO 101 d) Preparar para o emprego, mediante acções de reconversão
Pág.Página 3900
Página 3902:
3902 II SÉRIE — NÚMERO 101 Artigo 36.° (Principios gerais das carreiras de pess
Pág.Página 3902
Página 3903:
19 DE SETEMBRO DE 1986 3903 3 — Para o apoio e complementaridade dos recursos educati
Pág.Página 3903
Página 3904:
3904 II SÉRIE — NÚMERO 101 tências próprias dos órgãos de soberania, para efeitos de
Pág.Página 3904
Página 3905:
19 DE SETEMBRO DE 1986 3905 2 — Estas estruturas devem desenvolver a sua actividade e
Pág.Página 3905
Página 3906:
3906 II SÉRIE — NÚMERO 101 blica, um plano de desenvolvimento do sistema educativo, c
Pág.Página 3906