O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2928

11 SÉRIE — NÚMERO 72

b) Programas e orientações preparados pela Comissão das Comunidades Europeias como base para possíveis deliberações do Conselho das Comunidades Europeias com natureza legislativa;

c) As modificações que forem sendo introduzidas pelas diferentes instâncias das instituições comunitárias nos projectos, programas e orientações referidos nas alíneas anteriores;

d) As deliberações do Conselho das Comunidades Europeias sobre os projectos, programas e orientações referidos nas alíneas anteriores.

3 — O Governo comunicará à Assembleia da República, regularmente e em tempo útil, o teor das ordens do dia das reuniões do Conselho das Comunidades Europeias.

4 — A Assembleia da República terá acesso à documentação comunitária recebida pela Representação Permanente em Portugal junto das Comunidades Europeias e ainda à documentação elaborada pela Direcção--Geral das Comunidades Europeias, pela Comissão interministerial para as Comunidades Europeias e pelas estruturas orgânicas de cada ministério incumbidas da coordenação interna de assuntos comunitários.

Artigo 2.° Corapííêccia da Assembleia da República

1 — O Governo deverá consultar a Assembleia da República sobre as posições a assumir nas várias instituições comunitárias, sendo tal consulta obrigatória sempre que esteja em causa matéria que, pelas suas implicações, envolva a competência da Assembleia da República, devendo, em cada caso, a Comissão referida no artigo 4.° elaborar o competente parecer.

2 — A Assembleia da República, no exercício das suas competências, pronunciar-se-á, por iniciativa própria e sempre que o julgar conveniente, sobre os projectos de legislação e de orientação das políticas comunitárias.

Artigo 3.° Verbss dos fundos estruturais

A intervenção da Assembleia da República no tocante ao planeamento e ao financiamento decorrente da adesão, designadamente no respeitante aos fundos estruturais, exerce-se nos termos da Lei do Enquadramento do Orçamento do Estado e dos planos ou programas nacionais em que se preveja a utilização daqueles fundos.

Artigo 4.°

Comissão pare os Assentos das Comunidades Ectc[jíIcs

1 — A comissão parlamentar especialmente incumbida de acompanhar os assuntos relacionados com a participação de Portugai nas Comunidades Europeias será designada pela Comissão para os Assuntos das Comunidades Europeias.

2 — A Assembleia da República, através dos seus serviços próprios, disporá de adequados arquivos de documentação sobre as Comunidades Europeias e sobre todos os aspectos que se relacionem com a integração

de Portugal nas estruturas comunitárias, os quais serão postos à disposição dos deputados e, de modo especial, da comissão referida no número anterior.

Artigo 5.°

Comissão Mista Assembleia da República-Parlamento Europeu

1 — A fim de estimular o reforço das instituições parlamentares na vida das Comunidades Europeias, bem como a sua solidariedade, e de contribuir para um melhor acompanhamento da participação de Portugal nas suas actividades é criada uma Comissão Mista Assembleia da República-Parlamento Europeu.

2 — A Comissão Mista Assembleia da República--Parlamento Europeu é constituída por deputados escolhidos de acordo com o princípio de proporcionalidade e em partes iguais pela Assembleia da República e pelos deputados eleitos em Portugal para o Parlamento Europeu.

3 — A Comissão Mista Assembleia da República--Parlamento Europeu elaborará o seu próprio regimento e será presidida rotativamente por um dos seus membros pertencentes à Assembleia da República ou ao Parlamento Europeu.

Artigo 6.° Relatório anual

O Governo apresentará, nos três meses seguintes ao fim de cada ano, um relatório sobre a evolução ocorrida nesse ano no relacionamento entre Portugal e as Comunidades Europeias, em que serão analisadas, nomeadamente, as deliberações tomadas ou projectadas pelas instituições dessas Comunidades com maior impacte para Portugal, as medidas postas em prática pelo Governo em resultado das deliberações dos órgãos comunitários e a política de adaptação de vários sectores da vida nacional decorrente da participação nas Comunidades Europeias.

Aprovado em 28 de Abril de 1987.

O Presidente da Assembleia da República, Fernando Monteiro do Amaral.

DELIBERAÇÃO N.° 7-PL/87

DELEGAÇÃO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA m ASSEMBLEIA PARLAMENTAR DO CONSELHO DA EUROPA

A Assembleia da República, na sua reunião de 28 de Abril de 1987, elegeu, nos termos do Estatuto do Conselho da Europa, para integrarem a delegação portuguesa à Assembleia Parlamentar daquele Conselho, como membros suplentes, os seguintes deputados:

Licínio Moreira da Silva (PSD);

Kaul Fernando Sourela Costa Brito (PS).

Assembleia da República, 28 de Abril de 1987. — O Presidente da Assembleia da República, Fernando Monteiro do Amaral.

Páginas Relacionadas
Página 2924:
2924 II SÉRIE — NÚMERO 72 Do Ministério dos Negócios Estrangeiros ao requerimento n.°
Pág.Página 2924