O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

19 DE OUTUBRO DE 1988

2-(381)

No entanto, embora na perspectiva da banca internacional a situação possa estar controlada, na perspectiva do sistema económico Internacional, designadamente em termos de desenvolvimento dos países devedores e de assegurar fluxos de comércio a situação permanece delicada. De facto, se não se criam condições de financiamento (nomeadamente fluxos líquidos adicionais de capital) às economias em causa, viabilizando o respectivo crescimento, não é de afastar a hipótese de potenciais situações regionais graves de ruptura soda] e de reforço das pressões proteccionistas, as quais interferirão com o comérdo mundial e con)ugar-se-âo com as demais tensões.

56. A CEE, os Estados Unidos e o Japão vêm revelando ritmos de crescimento económico diferenciados, sendo a economia comunitária a que vem apresentando taxas de crescimento mais baixas.

O aumento das taxas de juro na economia americana, contribuindo para a apreciação do dólar, levantou preocupações de inflação (importada) na economia alemã, o que conduziu também a uma reacção de aumento das taxas de juro nas principais economias comunitárias. No entanto, a Comunidade vem vivendo com um valor médio de inflação historicamente baixo, ligeiramente acima dos 3%, enquanto que na economia norte-americana o nível se situa nos 4% ( com tendência para um ligeiro aumento).

Em termos de desemprego, a situação comparada entre a Comunidade e os Estados Unidos é bastante diferente: na CEE a taxa de desemprego deverá rondar o nível médio anual, em 1988, de 11% enquanto que nos Estados Unidos se situará nos 53%.

ESTIMATIVAS E PREVISÕES MACROECONÓMICAS

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

usa

japAo

Fonte Europeu Economy Qun«1988)

Perspectivas

57. As perspectivas de evolução da economia internacional apontam para uma ligeira desaceleração do ritmo de crescimento no curto prazo.

O recente aperto relativo nas politicas monetárias, destinado a contrariar os indldos de pressões inflacdonistas, mais confirma as perspectivas de ligeiro abrandamento que já eram esperados.

58. Uma das prindpais incertezas em termos de perspectivas, quer no curto quer no médio prazo, prende-se com o ritmo de correcção dos desequilíbrios estruturais existentes entre as grandes economias, em particular no que respeita à economia norte-americana.

A recente inflexão do dedlnio do dólar vem contrariar a correcção do défice comerdal norte-americano. Dado que, adidonalmente, a economia

americana passou duma posição credora para uma posição devedora, o serviço da dívida começará a pesar nas suas contas externas. A prevalecerem os factores de correcção dos desequilíbrios estruturais, o dólar deverá depredar-se no médio prazo face às restantes prindpais moedas do sistema financeiro intemadonal.

Contudo, não é de afastar a hipótese de surgirem períodos de recuperação da divisa norte-americana susdtados pelo seu papel de prindpal moeda de comérdo intemadonal, motivados quer por diferendais de taxa de juro compensadores, quer por ritmos de correcção do desequilíbrio corrente mais rápidos do que o previsto, quer ainda por a economia norte americana revelar ritmos de cresdmento superiores às outras zonas comerdais. A próxima administração americana, caso prossiga um programa de correcção do défice orçamental, poderá suster uma eventual tendência de dedlnio da divisa americana.

Todo este conjunto de incertezas contribuirá provavelmente para uma volatilidade cambial porventura superior àquela em que temos vivido.

59. A tentativa de minorar a volatilidade cambial irá compelindo a tentativas de acção concertada nos mercados monetario-cambiáis por parte das autoridades monetárias das prindpais economias. A Comunidade corre, no entanto, o risco de, para defesa da cotação das suas moedas - em particular a do marco alemão - vir a prosseguir políticas monetárias relativamente prudentes que , combinadas com políticas fiscais de idêntica índole, venham a implicar ritmos de crescimento económico mais lentos do que os de outras zonas económicas e que, portanto, não contribuirão para enfrentar o problema do alto nível de desemprego.

60. As condiçOes dos mercados petrolíferos e em particular os potendais desenvolvimentos do conflito irão-Iraque e seus reflexos no cartel OPEP não perspectivam contextos de crescimentos sustentados do preço de energia. Tal constitui um potendal elemento positivo em termos de inflação e de cresdmento a nível intemadonal.

61. As recentes condições dimatéricas adversas que afectaram as

produçOes agrícolas, em particular na economia norte-americana, poderão ter um efeito de paragem no desmantelamento de subsídios e outras medidas proteccionistas ao sector, as quais têm vindo a originar excedentes de produção - com níveis significativos de stocks nos Estados Unidos e na Comunidade - e interferências nas potencialidades de produção de países menos desenvolvidos. Caso se verifique esse efeito de paragem e não se repitam as condiçOes climatéricas adversas, corre-se o risco de se agravarem no curto e médio prazo as condiçOes de sobreprodução agrícola nalgumas economias.

62. Um aspecto relevante nas perspectivas a médio prazo são os riscos de aumento das tensões nas trocas comerciais, propiciando um aumento do proteccionismo e afectando negativamente o comércio mundial e o próprio ritmo de cresdmento económico.

A recente "trade bill" norte-americana é um dos elementos potendais desse aumento de tensões; a gradual realização das condições do Mercado Interno Comunitario poderá, também, conduzir a reacções de protecção por parte de outras zonas económicas, caso os eventuais conflitos não sejam resolvidos ao nível político-diplomático; os problemas de financiamento dos países altamente endividados constituem também factores de reforço do protecdonismo.

63. Estas perspectivas reflectir-se-ão necessariamente na evolução da economia portuguesa.

De facto, o seu cresdmento será condicionado pelo dinamismo das economias internacional e comunitaria, que interferem directamente no