O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

29 DE AGOSTO DE 1990

1737

Paredes à categoria de cidade, como se pretende. Assim: D. João Gomes Ferreira, que foi bispo de Con-chim; D. António Barbosa Leão, que foi bispo do Porto; D. Faustino Moreira dos Santos, que foi bispo de Cabo Verde; cónego Dr. Manuel Barbosa Leão, tesoureiro-mor da Colegiada de Cedofeita e escritor; padre Dr. Joaquim Alves Correia, escritor, condecorado com a Ordem da Liberdade a titulo póstumo; padre Manuel Alves Correia, escritor e filósofo; padre Dr. José Barbosa Pinto, filósofo e escritor; Virgílio Pereira, maestro e etnomusicólogo; António Moreira Cabral, bibliófilo e poeta; Fernando Madureira, jornalista e escritor; Dr. José Barbosa Leão, cirurgião e autor de uma gramática portuguesa de fonética; Dr. Francisco da Cunha Leão, escritor; coronel José Ribeiro da Costa Júnior, distinto militar e escritor; Dr. Carlos Lopes Cardoso, etnógrafo; José Guilherme Pacheco, político influente; abade licenciado Amaro Moreira de Meireles, fundador da Capela-Mor da Igreja da Misericórdia de Penafiel e seu dotador. Muitas personalidades ficam por referir, embora com sobejo valor, mas o facto de serem tantos obrigam-nos a tomar opções, nem sempre as mais justas. Omitimos as personalidades vivas para evitar ferir a sua modéstia, mas á justo que aqui deixemos consignado que o seu valor bem o exigia.

Tendo em conta o estatuído no artigo 13.° da Lei n.° 11/82, fundamental se torna abordar, uma por uma, as alíneas que o mesmo artigo contém, para, uma vez cumprido esse procedimento, possa ser aferido o apetrechamento ao nível dos equipamentos colectivos da actual vila de Paredes, que, como dissemos, largamente excedem os enunciados no citado artigo.

Assim:

a) Instalações hospitalares com serviço de permanência — Em Paredes está instalado o Centro Hospitalar de Vale do Sousa, que também tem instalações em Penafiel. As instalações de Paredes do Centro Hospitalar, para além de um serviço de urgência, contam com as seguintes valências em funcionamento permanente: obstetrícia, ginecologia, pediatria, medicina interna, cardiologia e gastrenterologia.

De igual modo, tem a Misericórdia de Paredes um moderno e fortemente apetrechado centro de hemodiálise que serve as populações do concelho mas também de outros, vários, concelhos vizinhos e do Interior Norte, evitando assim que parte destes doentes tenham que se deslocar ao Porto, com as consequências demoras de tratamento. As instalações deste centro de hemodiálise foram especificamente construídas para o fim a que estão adstritas;

b) Farmácias — Paredes tem duas farmácias devidamente apetrechadas e condignamente instaladas;

c) Corporação de bombeiros — Tem Paredes a sua corporação de bombeiros, os Bombeiros Voluntários de Paredes, com instalações próprias e modernas;

d) Casas de espectáculos e centro cultural — No que respeita a casa de espectáculos, Paredes tem um cinema instalado no novo e moderno centro comercial, contando com mais de uma sessão diária. Também o salão polivalente da

Escola Secundária de Paredes é frequentemente palco para a realização de actividades culturais. De igual forma as instalações da Biblioteca--Museu têm sido local privilegiado à efectivação de exposições.

Em fase de adaptação estão as instalações dos antigos Paços do Concelho, prisão e tribunal, edifício de elevado relevo histórico, estando classificado como monumento nacional. No mesmo, e depois de terminadas as obras de adaptação, ficarão instalados um grande auditório, um novo museu, bem como as colectividades com maior expressão cultural.

Os Bombeiros Voluntários de Paredes estão da mesma forma a preparar o seu salão de espectáculos;

e) Museu e biblioteca — A verificação da alínea em epígrafe faz-nos remeter para a Biblioteca--Museu Municipal de Paredes, que se encontra instalada em edifício contruido em meados do século passado.

Apesar de se encontrar em formação, a Biblioteca possui já vastas e valiosas obras, abarcando exemplares de obras completas de insignes autores nacionais. Em especial, é fértil em documentos ligados à história do concelho de Paredes.

O salão de exposições temporárias da Biblioteca-Museu permite a realização de exposições com finalidade educativa, bem como palestras e audições musicais que se integram em sessões de interesse cultural, mantendo estas carácter de regularidade.

Relativamente à parte do museu, a actual vila de Paredes tem em funcionamento um museu arqueológico contendo inúmeros testemunhos da cultura castreja, que caracteriza a região onde o concelho está integrado.

Pelo largo espólio de valiosíssimas peças reportadas a épocas diferentes com que a Biblioteca-Museu está apetrechada, constituindo um repositório bem demonstrativo do modus faciendi e modus vivendi daqueles que nos antecederam, foi surgindo a ideia de criação na sede do concelho de Paredes de um museu etnográfico, que apenas espera a conclusão das obras de adaptação do antigo edifício dos Paços do Concelho, prisão e tribunal, já supracitado, para aí ficar instalado.

A Biblioteca-Museu de Paredes é completada com outras bibliotecas, sejam elas a biblioteca dos Bombeiros Voluntários de Paredes, a biblioteca da Associação Desportiva de Paredes, mini-biblioteca da Delegação Escolar de Paredes e ainda as bibliotecas das Escolas do Ciclo Preparatório e Secundário de Paredes;

f) Instalações de hotelaria — Quanto a instalações de hotelaria, destaca-se a existência de um moderno e excelentemente equipado hotel de 3 estrelas, bem como várias pensões e restaurantes. Apesar de se encontrar na zona contígua ao aglomerado urbano o hotel tem como vocação específica servir a área da actual vila de Paredes.

Para breve prevê-se a construção na zona de expansão da futura cidade uma nova unidade hoteleira;

Páginas Relacionadas
Página 1736:
1736 II SÉRIE-A — NÚMERO 65 PROJECTO DE LEI N.° 583/V ELEVAÇÃO OA VILA DE PARED
Pág.Página 1736
Página 1738:
1738 II SÉRIE-A — NÚMERO 65 g) Estabelecimento de ensino preparatório e secundário —
Pág.Página 1738
Página 1739:
29 DE AGOSTO DE 1990 1739 Em termos sócio-económicos, e não esquecendo a necessária c
Pág.Página 1739