O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1738

II SÉRIE-A — NÚMERO 65

g) Estabelecimento de ensino preparatório e secundário — A satisfação da alínea em epígrafe ganha corpo nas instalações da Escola Preparatória de Paredes, bem como nas da Escola Secundária de Paredes.

É importante realçar a acção do Centro EMAÚS (ensino básico e formação profissional), que tem desempenhado uma acção precípua no dotar os jovens deficientes de melhores meios com vista a uma mais fácil e efectiva inserção na vida da colectividade;

h) Estabelecimento de ensino pré-primário e infantário — No actual aglomerado da vila de Paredes funcionam dois jardins-de-infância, nos quais se ministram aulas relativas ao ensino pré--primário às crianças com idades compreendidas entre os três e cinco anos de idade. De relevar que um dos citados jardins-de-infância é propriedade da Irmandade da Misericórdia de Paredes.

Com a extinção das aulas do Ciclo Preparatório TV, vários pavilhões em que as mesmas funcionavam ficaram disponíveis, pelo que já aprovou a Câmara Municipal um projecto de aproveitamento dos mesmos para lugares de jardins-de-infância nas várias freguesias do concelho.

Desta forma, já no ano lectivo de 1988-1989 estarão a funcionar nas freguesias que compõem o aglomerado urbano da vila mais um núcleo de duas salas na freguesia de Castelões de Cepeda, uma sala também de jardim-de infância em Bitarães e ainda uma outra na freguesia de Mouriz; /') Transportes públicos, urbanos e suburbanos — O concelho de Paredes encontra-se razoavelmente servido no que a transportes concerne, tanto ao nível das ligações internas como ao nível das ligações com o exterior.

Ao nível interno, várias são as carreiras que ligam entre si as freguesias do concelho, fazendo sobressair das mesmas aquelas que partem e têm destino em Paredes-Sede, tais como, exemplificativamente, Paredes-Lordelo, Pare-des-Vilela, bem como as que se destinam ao apoio da população estudantil (transportes escolares).

Nas ligações com o exterior, também várias são as carreiras que de forma sistematizada fazem a ligação de Paredes com os concelhos vizinhos, tais como, ainda exemplificativamente, Paredes-Paços de Ferreira e Paredes-Felgueiras. O seu posicionamento geográfico e a Estrada Nacional n.° 15, que atravessa o concelho, dividindo-o ao meio, são factores ponderosos para que o mesmo seja parte no itinerário das muitas carreiras que ligam o Litoral Porto com o Interior Norte. Pelo aglomerado urbano que constitui a actual vila de Paredes passam e fazem escala as carreiras que nomeadamente ligam o Porto a Amarante, a Lixa, Felgueiras, Lousada, Vila Real e Bragança.

Provindas de vários locais, circulações especiais são constituídas nos dias em que a importante Feira de Paredes tem lugar.

Por razões que se prendem com todo este movimento ao nível dos transportes, está em Paredes projectada a construção de uma central de camionagem; j) Parques ou jardins públicos — Socorrendo-nos uma vez mais da sua vertente geográfica, é fundamental referir que Paredes.se situa numa zona onde a natureza, em saudáveis paisagens, espiga e prolifera. Com efeito, a vila de Paredes e as suas localidades circundantes são férteis em sedosas e viças paisagens naturais onde a acalmia e o bem-estar se elevam. Nesta perspectiva, orgulha-se Paredes do seu parque público, o denominado Parque de José Guilherme, situado em local central ao aglomerado urbano, nele estando inserido um parque infantil e três lagos artificiais. Aprazível e marcadamente bucólico, o parque, com as suas frondosas árvores e bonitas flores, é por todos frequentado, constituindo, em concomitância, local de lazer e descanço aos residentes na vila.

A enumeração acabada de fazer demonstra observar Paredes praticamente todos os requisitos ao nível dos equipamentos colectivos enunciados pelo artigo 13.° da Lei n.° 11/82, apesar de o mesmo artigo apenas exigir metade dos referidos equipamentos.

Para além dos equipamentos acima enumerados, a actual vila de Paredes tem ainda, por exemplo:

Feira anual — 1 de Dezembro; Feira — quatro vezes por mês (1, 12, 18 e 24 de cada mês);

Associação comerciai e industrial — ACICP; Adega cooperativa;

Zona industrial — Zona do Monte da Póvoa

(Pias); Centro comercial; Supermercados; Escuteiros; Cemitério;

Pavilhão gimnodesportivo; Campo de futebol;

Clube de futebol (na II Divisão Nacional); Colectividades de cultura e recreio; Jornais:

Um quinzenário; Um semanário;

Rádio local; Repartição de Finanças; Agências bancárias:

Caixa Geral de Depósitos; Banco Totta & Açores;

Estação de caminho de ferro; Praça de táxis; Estação dos CTT; Escolas primárias;

Lar de terceira idade pertencente à Misericórdia;

Misericórdia;

Tribunal Judicial;

Sede de tribuna) de círculo;

Conservatória do Registo Predial;

Conservatória do Registo Civil;

Clínica de saúde;

Posto da Guarda Nacional Republicana; Feira de mobiliário — PARMOVEL.

Páginas Relacionadas
Página 1736:
1736 II SÉRIE-A — NÚMERO 65 PROJECTO DE LEI N.° 583/V ELEVAÇÃO OA VILA DE PARED
Pág.Página 1736
Página 1737:
29 DE AGOSTO DE 1990 1737 Paredes à categoria de cidade, como se pretende. Assim: D.
Pág.Página 1737
Página 1739:
29 DE AGOSTO DE 1990 1739 Em termos sócio-económicos, e não esquecendo a necessária c
Pág.Página 1739