O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

320

II SÉRIE-A - NÚMERO 16

Hotelaria:

a) S«ac£-bares/cafés.................. 10

b) Residenciais....................... 2

c) Restaurantes...................... 4

Nota. — O Pinhão dispõe ainda de quatro carreiras diárias, efectuando cada uma delas duas viagens de ida e volta, realizando os seguintes percursos:

Vila Real-Sabrosa-Pinhão; Alijó-Pinhão;

Meda-Sâo João da Pesqueira-Pinhão; Moimenta da Beira-Tabuaço-Pinhão.

Actividade religiosa.

O Pinhão possui uma igreja católica, antiga capela, que não satisfaz já os anseios dos que a utilizam. Está, pois, em andamento o projecto de uma nova, num terreno de 2000 m2, doado pela Câmara de Alijó, e estamos certos venha a concretizar as necessidades da população. A padroeira é Nossa Senhora da Conceição, em honra de quem se faz uma grande festa na segunda semana do mês de Julho. Realiza-se também uma festa, só religiosa, dedicada ao Santíssimo Sacramento, no mês de Maio;

Existe ainda na nossa freguesia a Ermida do Espírito Santo, donde se disfruta um panorama lindíssimo da povoação e da bacia do rio Douro, sendo nosso desejo venha a servir o turismo num futuro próximo, com acessos condignos para o efeito.

Por exigências da construção, nesta localidade, da (C + S 11), foi demolida a quinta Amarela com a sua capelinha dedicada a Nossa Senhora do Bom Sucesso, cujo espólio temos guardado para que, logo que haja terreno próprio, possamos reconstruí-la através do IPPC.

Há também uma Assembleia de Deus — Culto Evangélico, e uma Casa de Oração da Congregação Cristã, em Portugal.

PROZED.

Plano Regional de Ordenamento da Zona Envolvente do Douro (Excertos exactos):

1 — Livro;

1.2 — Rede urbana;

2 — Zonamentos de usos;

2.2.3 — Áreas de vinha da Região Demarcada do Douro;

2.2.4 — Toda a área de vinha da Região Demarcada do Douro.

Uso turístico:

2.6.4 — Área com potencialidades para equipamento turístico.

3 — Estratégia de acessibilidades — a via navegável do Douro, rede rodoviária, o caminho de ferro, estrangulamento, postos comerciais e outros locais existentes.

Os locais de especial valor paisagístico natural e patrimonial devem ser defendidos de agressões visuais ou ambientais.

Animação da via de navegação, com actividades turísticas, de lazer e desportivas, poderá ter expressão importante em Boialvo, Crestuma, Lever, Melres, Entre--os-Rios, Caldas de Aregos, Régua e Pinhão.

Destes pontos serão de destacar, a nível urbano, como pólos de maior importância, logo após a Régua, os de Entre-os-Rios, Caldas de Áregos e Pinhão.

Assim, é de importância estratégica para a região conjuntos de ligação com o rio Douro, pela margem esquerda (Régua-Pinhão).

Um terceiro troço entre a Régua e Pocinho, área de vinha do Alto Douro, para movimentação de turistas.

3.2 — Outros pólos urbanos do Douro: Entre-os--Rios, Caldas de Aregos e Pinhão.

Planeamento.

1 — Orientações (obrigatórias) para os níveis de planeamento de ordem.

2 — Um regulamento, um zonamento de gestão para áreas cujo interesse, a vários níveis, seja reconhecido de nível regional. Estão neste segundo caso as margens do Douro, no sentido estrito da bacia do rio, recurso a proteger no interesse de todo o Douro.

6 — 0 PROZED, como quadro orientador da política regional para a sua área, passa a reger-se por regras conhecidas, aceites, aprovadas e rectificadas pelos diversos níveis de poder. Com este plano a coordenação intersectorial e intermunicipal pode ser materializada, permitindo à zona envolvente do Douro o desenvolvimento harmonioso que se pretende.

Página 48 — 4.1 — Actividades Turísticas.

Página 53 — Da ponte do Pinhão à barragem da Régua-Bagauste.

Este troço engloba o aglomerado urbano do Pinhão, que é entendido como um pólo de actividades lúdicas que poderá vir a aglutinar equipamentos de recreio com reflexos nos concelhos vizinhos.

Possui já algumas infra-estruturas, nomeadamente um cais para acesso de embarcações motorizadas.

Livro 12 — página 4.

O Pinhão será o centro turístico mais a montante do Douro, dentro da área do PROZED. Terá perfil de um interface de transportes, será pólo de actividades lúdicas e ponto de partida para a utilização das quintas do Alto Douro.

O Pinhão virá a aglutinar equipamentos de recreio com influência nos concelhos de Tabuaço, São João da Pesqueira, Sabrosa e Alijó.

A elevação da povoação do Pinhão à categoria de vila é uma questão do mais elementar sentido de justiça.

A sua história, não se perdendo na memória dos tempos, é, no entanto, brilhante em crescimento económico, na criação de infra-estruturas necessárias à vida dos pinhoenses no desenvolvimento cultural desta linda terra. A história do Pinhão e das suas gentes é a conquista e a afirmação de uma posição de destaque e liderança na região que o envolve, contribuindo decisivamente para o seu progresso.

A agricultura, solidamente implantada, acenta em administrações dinâmicas e modernas, não temem o impacte da entrada na CEE, só tendo a beneficiar com o facto. O comércio, devidamente inserido no contexto que o rodeia, encara o futuro com optimismo, na certeza de que a sua actividade e importância será cada vez maior para o bem do Pinhão e de toda a área o abastece.

A indústria, com grandes empreendimentos, foi projectada segundo as melhores técnicas de gestão e com as últimas inovações tecnológicas, pelo que, no futuro, serão colhidos os benefícios de tão vultuosos investimentos.

Páginas Relacionadas
Página 0315:
22 DE DEZEMBRO DE 1990 315 nimidade, foi deliberado que o mesmo se encontra em condiç
Pág.Página 315