O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

706

II SÉRIE-A — NÚMERO 39

b) Prestar socorro às populações em caso de incêndios» inundações, desabamentos e abalroamentos e em todos os acidentes, catástrofes ou calamidades;

c) Prestar socorro a náufragos;

d) Exercer actividades de socorrismo na área de saúde;

e) Proteger contra incêndios os edifícios públicos, casas de espectáculos e outros recintos, mediante solicitação e de acordo com as normas em vigor, nomeadamente prestando serviço de vigilância durante a realização de eventos públicos;

f) Colaborar na actividade de protecção civil, no âmbito do exercício das funções específicas que lhes forem cometidas;

g) Emitir pareceres técnicos em matéria de protecção contra incêndios e outros sinistros, nos termos da lei.

Artigo 6.°

Área geográfica de actuação

1 — Os corpos de bombeiros profissionais devem ser instituídos e mantidos nos municípios onde não existam associações ou outras organizações de bombeiros voluntários ou nos quais estas, só por si, não preencham em toda a área da autarquia as funções a que se destinam.

2 — Nos municípios podem coexistir corpos de bombeiros sapadores com corpos de bombeiros municipais.

3 — Os corpos de bombeiros profissionais têm a sua área de intervenção própria correspondente à área do respectivo município, sem prejuízo dos mecanismos de colaboração ou de intervenção operacional conjuntamente com outros tipos de corpos de bombeiros, sempre que as circunstâncias o justifiquem.

4 — Nos municípios onde coexistem corpos de bombeiros profissionais e de associação voluntária, cabe àqueles a responsabilidade de intervenção prioritária, sem prejuízo da actuação destes como apoio complementar.

Artigo 7.°

Corpos de bombeiros sapadores

1 — Os municípios podem constituir companhias de bombeiros sapadores, quando o número de efectivos do respectivo quadro de pessoal seja igual ou superior a 100 elementos.

2 — Os corpos de bombeiros sapadores podem ser constituídos em batalhão em municípios com sede em cidade com mais de 200 000 habitantes, quando o número de efectivos do respectivo quadro de pessoal seja igual ou superior a 250 elementos.

3 — Podem ainda ser constituídos em regimentos de bombeiros sapadores em municípios cujo agregado populacional seja igual ou superior a 600 000 habitantes.

Artigo 8.°

Principio de comando

Os bombeiros profissionais organizam-se de acordo com o princípio de comando, no sentido de se possibilitar a máxima eficiência de coordenação técnico-operacional no desempenho das suas funções.

CAPÍTULO n Recrutamento e carreiras dos bombeiros

Artigo 9.°

Provimento dos cargos de comando

1 — O provimento dos cargos de comando dos corpos de bombeiros sapadores é feito nos termos da legislação em vigor para o pessoal dirigente da administração local, devendo, preferencialmente, ser providos por oficiais das Forças Armadas na situação de reserva ou por indivíduos licenciados de reconhecido mérito no exercício de funções de comando, cumulativamente com experiência profissional na área da protecção civil.

2 — O cargo de comandante de regimento ou de batalhão de bombeiros sapadores é equiparado, para efeitos remuneratórios, ao de director municipal.

3 — A remuneração do cargo de segundo-comandante de regimento ou batalhão de bombeiros sapadores é fixada em 85 % do vencimento base do cargo de director municipal.

4 — O cargo de comandante de companhia de bombeiros sapadores é equiparado, para efeitos remuneratórios, ao de director de departamento municipal.

5 — O cargo de adjunto técnico de comandante de regimento ou batalhão de bombeiros sapadores é equiparado, para efeitos remuneratórios, a chefe de divisão municipal.

6—Os oficiais das Forças Armadas na reserva chamados a desempenhar funções nos corpos de bombeiros sapadores ficam sujeitos ao disposto nos artigos 79.° do Decreto-Lei n.° 498/72, de 9 de Dezembro, 125.°, n.°4, do Estatuto dos Militares das Forças Armadas e 17.° do Decreto-Lei n.°57/ 90, de 14 de Fevereiro.

Artigo 10°

Ingresso e acesso

0 ingresso, o acesso e o provimento dos lugares das carreiras dos bombeiros profissionais são feitos nos termos da lei e do regulamento de concursos aprovado pela respectiva autarquia local.

Artigo 11.° Carreira de bombeiro sapador

1 — A carreira de bombeiro sapador desenvolve-se pelas categorias de chefe-ajudante, chefe de 1.* classe, chefe de 2.a classe, subchefe-ajudante, subchefe, cabo e bombeiro.

2 — O recrutamento para as categorias da carreira de bombeiro sapador obedece às seguintes regras:

a) Chefe-ajudante, de entre chefes de 1 .* classe com, pelo menos, três anos na categoria com classificação de Bom e aproveitamento em curso de promoção;

¿>) Chefe de 1.* classe, de entre chefes de 2." classe com, pelo menos, três anos na categoria com classificação de Bom e aproveitamento em curso de promoção;

c) Chefe de 2.' classe, de entre subcbefes-ajudantes com, pelo menos, três anos na categoria com classificação de Bom e aproveitamento em curso de promoção;

Páginas Relacionadas
Página 0710:
710 II SÉRIE-A - NÚMERO 39 DECRETO N.« 64/VI ELEVAÇÃO DA VILA DE VENDAS NOVAS A
Pág.Página 710