O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14 DE MAIO DE 1994

757

SOCOLIXA — Sociedade de Construções, L.03;

Rieker Portuguesa — Fábrica de Calçado, L.^;

Transportes S. Cristóvão (grande empresa privada de transportes nacionais e internacionais de mercadorias);

SOPORVIN — Sociedade Portuguesa de Vinhos,

L.d0;

Sociedade de Vinhos Borges & Irmão, S. A. Farmácias

A Lixa tem já quatro farmácias: Farmácia Lima, Farmácia Morais, Farmácia Teixeira e Farmácia Queirós.

Bombeiros voluntários

Esta corporação de soldados da paz é centenária.

Tem quartel próprio, tendo sido iniciadas as obras de um quartel novo, para construção do qual foi inscrita a verba de 85 000 000$ no PIDDAC.

Instalações de hotelaria

Para além de numerosíssimos cafés, pastelarias e restaurantes, existem ainda residenciais e pensões, estando ainda prevista a construção de um hotel de quatro estrelas.

Estabelecimentos de ensino preparatório e secundário

A vila da Lixa está dotada de uma escola preparatória e de uma escola secundária, estando já em fase Final de construção uma escola C+S. Note-se, aliás, que a Escola Preparatória da Lixa e a Escola Secundária da Lixa servem largas zonas dos concelhos de Amarante e de Celorico de Basto.

Estabelecimentos de ensino primário, pré-prlmárlo e infantários

Existem também dois infantários e ensino pré-primário oficial, para além das várias escolas existentes em cada uma das quatro freguesias.

Transportes públicos, urbanos e suburbanos

Os transportes públicos de passageiros são garantidos pela empresa de camionagem RODONORTE (ex-Empresa de Camionagem Cabanelas, S. A.), que tem uma grande garagem e oficina nesta vila da Lixa.

Parques ou jardins públicos

O centro da vila da Lixa é formado pelo Largo do Dr. José Joaquim Coimbra e pelo Largo do Dr. Eduardo de Freitas, interligados entre si e no centro dos quais existem belos jardins, que por sua vez são emoldurados por belas casas de traça antiga portuguesa.

Equipamento desportivo

Para além de um estádio de futebol, propriedade do Futebol Clube da Lixa, existem três pavilhões gimnodes-portivos cobertos.

Saúde e assistência

Embora denotando algumas carências, a vila da Lixa. possui neste sector algumas estruturas dignas de menção:

o posto de serviços médico-sociais e quatro clínicas com quase todas as especialidades, prevendo-se a instalação a muito curto prazo de um centro de saúde em edifício próprio.

Feiras

Semanalmente, as terças-feiras, realiza-se uma feira em recinto próprio para o efeito, sendo dos maiores da região e para onde converge a lavoura das freguesias circun-vizinhas e muitos vendedores ambulantes vindos das mais variadas partes. Além disso, realizam-se ainda três grandes feiras anuais, entre as quais se destaca a feira da Senhora das Vitórias.

Outros equipamentos

A vila da Lixa possui estação ou posto dos correios desde há muitos anos, sendo a nona do distrito do Porto em termos de antiguidade. Hoje em dia dispõe de edifício próprio, recentemente construído, e de código postal próprio (4615).

Possui também um posto da Guarda Nacional Republicana, bem como de Repartição de Finanças e Tesouraria próprios (2.* Repartição de Felgueiras).

Imprensa local

No domínio da imprensa local existe na vila da Lixa um semanário já antigo, O Jornal da Lixa.

Número de eleitores

A futura cidade da Lixa terá, sem dúvida, em aglomerado populacional contínuo, um número de eleitores superior a 8000.

Considerando tudo o que fica explanado e que, por defeito, não retrata com a devida fidelidade o que é verdadeiramente a vila da Lixa dos nossos dias, e sendo certo que reúne os requisitos indispensáveis à sua elevação a cidade, de harmonia com a Lei n.° 11/82, de 2 de Junho, pretendem as populações da vila da Lixa que este objectivo seja atingido a muito breve prazo.

Nestes termos, os Deputados, abaixo assinados, do Grupo Parlamentar do Partido Social-Democrata, apresentam o seguinte projecto de lei:

Artigo único

A vila da Lixa, no concelho de Felgueiras, é elevada à categoria de cidade.

Palácio de São Bento, 11 de Maio de 1994. — Os Deputados do PSD: Rui Rio — José Puig — Luís Geraldes — Acácio Roque — Alberto Araújo.

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.9 113/VI

CONSTITUIÇÃO 0E UMA COMISSÃO EVENTUAL PARA A AVAUAÇÂO E ANÁLISE DA SITUAÇÃO NO DOURO

É do conhecimento público que o NUT Douro, englobando a Região Demarcada do Vinho do Porto, apresenta os mais baixos indíces de desenvolvimento do País. Tendo, recentemente, decrescido em relação ao resto do País, apesar da década de 80 ter sido de todos os tempos, aquela em que mais se exportou.

Páginas Relacionadas
Página 0755:
14 DE MAIO DE 1994 755 Parecer da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Lib
Pág.Página 755