O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

21 DE MAIO DE 1994

787

O desaparecimento destes e outros casais, com os seus residentes a fixarem-se nos principais lugares, levou ao crescimento de Campelos, Cabeça Gorda e Casais do Rijo.

A principal localidade, Campelos, era um dos mais pequenos casais do início do século xvn, conforme se poderá observar pelos registos de baptismos da Igreja de São Lourenço dos Francos. É sobretudo com a posse plena das terras, a partir de 1851, com a compra efectuada por António Luís do Prazo, de que já eram forasteiros do extinto Convento da Graça, na sequência da extinção das ordens religiosas em Portugal.

0 Convento da Graça era possuidor de metade da Quinta do Campello. Gaspar Campello foi o dono desta Quinta, onde se sabe ter construído uma ermida à Nossa Senhora da Paz, tendo pedido ao bispo em 1587 autorização para nela dizer missas.

Nesta data não se conhece o nome da Quinta, mais tarde chamava-se Quinta da Senhora da Paz, em 1632 Quinta do Campello, assim como em 1807.

É da Quinta do Campello que nasce Campelos, primeiro era o Casal da Quinta do Campello (1652), depois o Casal do Campello a partir de 1700 e só a partir do século xix parece ter alcançado o estatuto de lugar.

Gaspar Campello e esposa foram diversas vezes padrinhos de baptismos ou casamentos, na Igreja de São Lourenço dos Francos, entre 1585 e 1607, e um seu neto, Gaspar da Cunha, foi também sepultado dentro desta Igreja.

Parece, pois, poder atribuir-e a Gaspar Campello a origem-da denominação actual dos Campellos. Este senhor foi juiz de fora de Torres Vedras e de outras cidades, juiz do crime de Lisboa e desembargador do rei.

Em 1309, na inquirição para divisão dos dízimos das quatro igrejas de Torres Vedras pelo percurso das Raçoeiras, estes entram na área da actual freguesia de Campelos, onde surge a Amieira dos Pobres, conhecida actualmente por Casal da Amieira.

Também o rei D. Pedro I mandou construir em 1360 uma ponte, conhecida por Ponte do Rei ou Ponte de D. Pedro, sobre o rio Grande, na «fronteira» dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, junto ao Casal das Quintas, junto a Casafinho das Oliveiras, incluindo também o aglomerado urbano apresentado no capítulo n.

Em 1945 foi criada a freguesia de Campelos pelo Decreto--Lei n.° 35 183, já então tendo como primeiro considerando as «cerca de 1000 pessoas residentes, sensivelmente igual ao número de moradores dos restantes lugares da freguesia de Santa Maria», uma das freguesias da cidade de Torres Vedras.

IV

Equipamentos colectivos em Campelos

1 — Instalações desportivas e culturais:

Campo de jogos do Sport Clube União Campelense; Campo de Jogos da Associação Desportiva e Cultural

de Cabeça Gorda; Centro de Cultura e Animação de Campelos; Sede da Associação Cultural e Desportiva do Casalinho

das Oliveiras; Biblioteca da Junta de Freguesia; Museu Etnográfico do Rancho Folclórico; Escola de Música da Casa do Povo de Campelos; Sede do Agrupamento de Escuteiros de Campelos; Sede da Associação de Caçadores das Freguesias de

Ramalhal e Campelos;

Sede da Banda da Casa do Povo de Campelos; Sede do Rancho Folclórico Danças e Cantares de Campelos;

Sede do Clube CB Costa de Prata (rádio amador).

2 — Equipamentos sociais:

Centro de dia para idosos;

Creche do Menino Jesus;

Centro de apoio à juventude;

Igreja de Santo António;

Igreja do Imaculado Coração de Maria;

Igreja de Nossa Senhora de Fátima;

Sede da Associação de Socorros de Campelos;

Cemitério;

Salão paroquial;

Posto de correios;

Extensão do centro de saúde;

Casa do Povo de Campelos;

Sede da PROCAMPELO — Associação para a Promoção Social e Valorização de Campelos; Mercado coberto ou praça; Dois mercados de levante; Duas casas mortuárias; Jardim público da paróquia.

3 — Estabelecimentos escolares:

Escola Primária n.° 1 de Campelos; Escola Primária n.c 2 de Campelos; Jardim-de-Infancia n.° 1 de Campelos; Jardim-de-Infância n.° 2 de Campelos; Escola C + S de Campelos; Escola Primária de Cabeça Gorda; Cursos de formação área agrícola pela Associação de Horticultores de Campelos.

4 — Transportes colectivos:

RN Campelos-Lourinhã; RN Lourinhã-Lisboa; RN Campelos-Torres Vedras; Dois táxis em Campelos; Um táxi em Cabeça Gorda.

5 — Estabelecimentos comerciais, indústrias e serviços:

Farmácia;

Delegação da Caixa de Crédito Agrícola de Torres

Vedras; Papelaria; 8 minimercados; 5 talhos;

3 boutiques; 2 sapatarias;

2 lojas de móveis;

2 lojas de electrodomésticos;

2 lojas de ferragens;

2 clubes de vídeo;

1 ourivesaria;

l frutaria;

1 florista;

4 salões de cabeleireiros; 12 cafés;

2 restaurantes; 1 discoteca;

1 pub;

2 stands de automóveis;

Páginas Relacionadas
Página 0786:
786 II SÉRIE-A — NÚMERO 45 1 clínica; l posto médico; 1 lar de idosos.
Pág.Página 786