O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

838

II SÉRIE-A — NÚMERO 52

De todo o recheio do. Mosteiro, que tem um valor incalculável, destaca-se o quadro de São Pedro, que tem sido um excelente embaixador de Portugal nas grandes exposições nacionais e internacionais, nomeadamente na Europália em Bruxelas, na Exposição dos Descobrimentos, na 17." Exposição no Museu de Arte Antiga, encantando òs maiores" apreciadores de obras de arte a nível mundial.

O seu valor é inestimável a avaliar pelas enormes medidas de segurança que envolveram o seu regresso ao Mosteiro a seguir às várias exposições internacionais como digno representante do patrimônio, e cultura,portugueses. .

São João de Tarouca, hoje rasgada pela estrada nacional n.° 329, que liga o concelho,de Tarouca a Vila Nova de Paiva, possui excelentes condições para o seu engrandecimento turístico e industrial, podendo ser um cartão de visita para a divulgação nacional e internacional do concelho de Tarouca.

As pequenas indústrias de moagem, com muitos séculos de existência presentes naquela freguesia, poderão ocupar no futuro um papel importante como empresas artesanais, reforçando assim razões de orgulho pela nossa história.

Pecuária e agricultura

No que respeita à pecuária, tem esta freguesia grandes potencialidades, quer no sistema intensivo quer em extensivo. "

Dispõe de uma vasta extensão de terra, cerca de 20 000 ha, sendo a' pastoricia o factor decisivo no êxito das explorações de criação e engorda de bovinos, ovinos e caprinos e nas explorações de aptidão leiteira.

As mais de 30 salas de ordenha individuais e colectivas demonstram a enorme capacidade de produção de milhares de litros de leite da melhor qualidade, que, a juntar às milhares de toneladas de carne produzida, são por si bs garantes da prosperidade desta freguesia.

Na agricultura são várias as fontes de rendimento da população. A produção de batata, milho, feijão, azeitona e produtos hortícolas são algumas das culturas mais

rentáveis. , .

Património cultural

O Convento de São João de Tarouca, o primeiro mosteiro da Ordem de Cister edificado na Península Ibérica, é visitado diariamente por centenas de turistas nacionais e estrangeiros. A sua inigualável fachada de enorme valor arquitectónico e o magnífico e riquíssimo recheio de valor incalculável são, para Portugal em. geral e São João de Tarouca em particular, motivo de elevado orgulho.

De entre outras obras de grande valor cultural podemos destacar uma ponte romana com dois arcos, que testemunham aos muitos visitantes a arte de bem trabalhar a pedra e as técnicas utilizadas nas obras de grande envergadura.

Os dois túneis subterrâneos que põem em comunicação o Convento e o dormitório, feitos de granito, são o testemunho. da_grandiosidade de tais obras.

O dormitório

que São João de Tarouca foi a- partir do século xn.

A juntar a estes tesouros culturais, podemos ainda acrescentar duas fontes romanas, miradouros turísticos e nove capelas de devoção a vários santos.

São João de Tarouca situa-se na Beira Alta, a cerca de 20 km da cidade

Pela sua importância a Região do Douro foi contemplada no II Quadro Comunitário de Apoio com verbas especiais para o seu desenvolvimento, onde se incluem obras de restauro do Mosteiro de São João de Tarouca.

Educação

Em São João de Tarouca existem quatro escolas e seis salas de aulas, três jardins-de-infância e transportes permanentes para os alunos que frequentam os 1.° e 2.° ciclos na sede do concelho. '

\ Indústria

Podemos encontrar 30 moagens típicas movidas a água que foram nesta região as pioneiras na transformação dos cereais em farinha.

Algumas delas ainda hoje se encontram em actividade, continuando a fornecer a farinha para as indústrias de panificação. •

Existe também uma fábrica de materiais de betão ciplópico para a construção civil, duas serralharias, uma carpintaria e pequenas unidades de produção de cantaria.

Hotelaria

Os seis cafés snack-bar, os quatro minimercados e algumas tabernas e mercearias tradicionais garantem o abastecimento das gentes.da freguesia e dos turistas que a visitam.

Artesanato .

Os artesãos da região ocupam-se principalmente no fabrico de mantas, colchas, mfcias, socos de madeira, carros de tracção animal, arados de madeira, mós de moinho em pedra, etc.

Transportes

A freguesia está integrada na rede de transportes públicos da região e conta ainda com uma praça de táxis.

Cultura e desporto

Para o fomento e desenvolvimento, da cultura e do desporto temos na freguesia um rancho folclórico conhecido a nível nacional, um grupo de cantares, um grupo de escuteiros, uma associação sócio-cultural, >um campo de futebol e o Grupo Rural Cisterciense.

' Telecomunicações

Estão à disposição da população o telefone público as caixas do correio e o posto dé venda de valores selados. • ••- ■■

Páginas Relacionadas
Página 0839:
21 DE JUNHO DE 1995 839 Pelas razões1 expostas os Deputados d& Grupo-Parlamentar do C
Pág.Página 839