O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 915

Sexa-feira, 7 de Julho de 1995

II Série-A — Número 56

DIÁRIO

da Assembleia da República

VI LEGISLATURA

4.ª SESSÃO LEGISLATIVA (1994-1995)

SUMÁRIO

Resoluções:

Viagem do Presidente da República à Corunha e a Madrid 9I6 Apreciação da actividade parlamentar na XII Conferência de Comissões de Assuntos Europeus — COS AC..... 916

Apreciação parlamentar da participação de Portugal no . processo de construção da União Europeia durante o ano

de 1994.............................................................................. 916

Inquérito de Camarate...................................................... 916

Deliberações (n."3-PL a 5-PL/95):

N,° 5-PL/95 — Autoriza a convocação das comissões especializadas.................................................................... 917

Projecto de lei n.° 514/VI [Alteração do Decreto-Lei n.° 190/92, de 3 de Setembro (acolhimento familiar)]:

Relatório da Comissão de Trabalho, Segurança Social e Família............................................................................... 917

Projecto de deliberação n." 111/VI:

N.° 3-PL/95 — Prorrogação do período normal de funcionamento da Assembleia da República............................. 916

N.° 4-PL/95— Autorização para consulta de depoimentos 917

Visa a audição do director do Serviço de Informações de Segurança pela Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias (apresentado pelo PS) 917

Página 916

916

II SÉRIE-A — NÚMERO 56

RESOLUÇÃO

viagem do presidente da república à corunha e a madrid

A Assembleia da República resolve, nos termos dos artigos 132.°, n.° 1, 166.°, alínea b), e 169.°, n.° 5, da Constituição, dar assentimento à viagem de carácter oficial de S. Ex.° o Presidente da República à Corunha e a Madrid entre os dias 9, 11 e 12 do corrente mês de Junho.

Aprovada em 8 de Junho de 1995.

O Presidente da Assembleia da República, António Moreira Barbosa de Melo.

troca de informações e consulta entre a Assembleia da República e o Governo, previsto no n.° 2 do artigo 1." da Lei n.° 20/94, promovendo a aproximação dos cidadãos portugueses aos assuntos europeus, como forma de dar sentido à cidadania europeia consagrada no Tratado da União e reforçar a participação portuguesa na construção europeia.

2 — Divulgar a apreciação parlamentar referida no n.° 1, constituída pelo resumo da reunião com o Governo, pelas declarações dos grupos parlamentares representados na Comissão de Assuntos Europeus e pelos pareceres das comissões especializadas.

Aprovada em 8 de Junho de 1995.

O Presidente da Assembleia da República, António Moreira Barbosa de Melo.

RESOLUÇÃO

apreciação da actividade parlamentar na xii conferência de comissões de assuntos europeus-cosac.

A Assembleia da República resolve, nos termos dos artigos l.° da Lei n.° 20/94, de 15 de Junho, 166.°, alínea f), e 169.°, n.° 5, da Constituição, o seguinte:

1 — Apreciar o relatório sobre os resultados da XTJ COSAC, que se realizou em Paris, nos dias 27 e 28 de Fevereiro, na medida em que revelam um maior envolvimento dos parlamentos nacionais na construção da União Europeia.

2 — Relevar que a delegação nacional exprimiu em importantes matérias uma posição consensual na defesa dos interesses portugueses, sem embargo do pluralismo inerente a uma representação parlamentar.

3 — Lamentar que, ao contrário da preferência manifestada no n.° 2 da Resolução n.° 20/95, de 8 de Abril, não tenha ainda sido dado seguimento à ideia de convocar uma COSAC extraordinária para acompanhar o trabalho do grupo de representantes pessoais dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, e que tenha sido necessário voltar a debater em Paris se esse acompanhamento poderia ser efectuado unicamente pela «troika presidencial».

4 — Manifestar o interesse pelo acompanhamento parlamentar da revisão do Tratado da União Europeia na Conferência Intergovernamental de 1996 (CIG 96) a que têm procedido sucessivas COSAC, contribuindo assim para dar substância à 13.° Declaração anexa ao Tratado da União Europeia.

Aprovada em 8 de Junho de 1995.

O Presidente da Assembleia da República, António Moreira Barbosa de Melo.

RESOLUÇÃO

apreciação parlamentar da participação de portugal no processo de construção da união europeia durante o ano de 1994.

A Assembleia da República resolve, nos termos dos artigos l.° da Lei n.° 20/94, de 15 de Junho, 166.°, alínea/),

c 169°, n.° 5, da Constituição, o seguinte:

1 — Apreciar o relatório «Portugal na União Europeia— 9.° ano», como exemplo do processo regular de

RESOLUÇÃO

inquérito de camarate

A Assembleia da República resolve, nos termos do artigo 169.°, n.° 5, da Constituição, o seguinte:

1 —Dar total publicidade ao processo, nos termos das normas legais aplicáveis.

2 — Facultá-lo, de imediato e integralmente, ao Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa e à Procuradoria-Geral da República, no pressuposto de que pode conter elementos úteis à investigação criminal em curso.

3 — Manifestar o desejo de que as investigações em curso possam concluir-se utilmente dentro do prazo prescricional.

4 — Solicitar ao Ministro da Justiça que faculte de imediato ao Tribunal de Instrução Criminal e à Procuradoria-Geral da República todos os meios humanos, técnicos, materiais e financeiros que, eventualmente, permitam a rápida descoberta dos autores da presumível acção criminosa.

5 — Manifestar público reconhecimento pelas corArtaiv ções para o trabalho da Comissão de Inquérito dos representantes dos familiares das vítimas, dos peritos que nas várias áreas prestaram um auxílio imprescindível e ainda dos funcionários da Assembleia da República que colaboraram com a Comissão.

Aprovada em 21 de Junho de 1995.

O Presidente da Assembleia da República, António Moreira Barbosa de Melo.

DELIBERAÇÃO N.9 3-PL/95

prorrogação do período normal de funcionamento da assembleia da república

A Assembleia da República, tomando em consideração os trabalhos pendentes nas comissões e ainda o propósito de apreciação de diplomas e outras iniciativas agendadas para discussão em Plenário, delibera, ao abrigo do disposto no n.° 3 do artigo 177.° da Constituição da República Portuguesa e no n.° 1 do artigo 48.° do Regimento, prosseguir os seus trabalhos até ao dia 23 de Junho de 1995.

Aprovada em 14 de Junho de 1995.

O Presidente da Assembleia da República, António Moreira Barbosa de Melo.

Página 917

7 DE JULHO DE 1995

917

DELIBERAÇÃO N.e 4-PL/95 AUTORIZAÇÃO PARA CONSULTA DE DEPOIMENTOS

A Assembleia da República delibera dar autorização para que a transcrição dos depoimentos prestados perante a Comissão de Inquérito Parlamentar n.° 27/VI possa ser consultada nos termos do artigo 15.°, n.° 5, da Lei n.° 5/93, de 1 de Março.

Aprovada em 16 de lunho de 1995.

O Presidente da Assembleia da República, António Moreira Barbosa de Melo.

DELIBERAÇÃO N.8 5-PL/95

AUTORIZA A CONVOCAÇÃO DAS COMISSÕES ESPECIALIZADAS

Para assegurar a possibilidade de, fora do período normal de funcionamento da Assembleia da República, as comissões especializadas reunirem em casos urgentes, nos termos do artigo 47.°, n.° 1, do Regimento, a Assembleia da República delibera:

1 — Autorizar a convocação de todas as comissões especializadas, entre os dias 26 e 30 de Junho, inclusive.

2 — Autorizar a convocação, na primeira semana de Julho, das reuniões consideradas necessárias à conclusão dos trabalhos pendentes na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

3 — Conferir ao Presidente da Assembleia da República autorização para, em casos de urgência, devidamente justificados, autorizar as reuniões de comissões que lhe sejam solicitadas pelos respectivos presidentes.

4 — A realização de reuniões ao abrigo desta deliberação deve ser precedida de informação ao Presidente da Assembleia da República.

Aprovada em 21 de Junho de 1995.

O Presidente da Assembleia da República, António Moreira Barbosa de Melo.

PROJECTO DE LEI N.9 514/VI

[ALTERAÇÃO DO DECRETO-LEI N.8 190792, DE 3 DE SETEMBRO (ACOLHIMENTO FAMILIAR)]

Relatório da Comissão de Trabalho, Segurança Social e Família

1 —No dia 10 de Março de 1995, o Partido Socialista apresentou na Mesa da Assembleia da República o projecto de lei em epígrafe. Este projecto de lei pretende alterar alguns aspectos do Decreto-Lei n.° 190/92, de 3 de Setembro, relativo a «acolhimento familiar», designadamente no que concerne aos artigos 12.°, 14.°, 15.° e 17.°

2 — Os artigos atrás referidos dizem respeito aos seguintes aspectos:

Artigo 12.° — Requisitos das famílias de acolhimento, explanado em três partes, estando o primeiro desenvolvido em seis alíneas;

Artigo 14.° — Direitos das famílias de acolhimento, explanado também em três partes, estando o segundo desenvolvido em quatro alíneas;

Artigo 15." — Prestação pecuniária;

Artigo 17.° — Regime de segurança social, explanado em quatro partes.

As alterações propostas são do seguinte teor:

Eliminação da alínea d) do n.° 1 do artigo 12.°, que diz: «Constituir a prestação do serviço de acolhimento familiar actividade profissional exclusiva, principal ou secundária de um dos membros do casal»;

Eliminação da alínea b) do n.° 2 do artigo 14.°, que diz: «Os montantes correspondentes à retribuição do serviço de acolhimento prestado»;

Eliminação do artigo 17.°;

Alteração da alínea b) do n.° 1 do artigo 12.°, com

nova redacção; Alteração do artigo 15.°, com nova redacção.

3 — A aplicação das alterações propostas não corresponderão encargos especiais para o Estado, a não ser uma eventual e pequena redução de receitas, face à proposta de alteração do artigo 15.°, que retira as prestações referidas nas alíneas b), c) e d) do n.° 2 do artigo 14.° a sujeição a tributação do IRS.

4 — Sob o ponto de vista constitucional e regimental, nada impede este projecto de lei de subir a Plenário da Assembleia da República para apreciação, para a qual os vários partidos reservam a sua opinião final.

Palácio de São Bento, 30 de Março de 1995. — O Deputado Relator, Leite Machado.

PROJECTO DE DELIBERAÇÃO N.s 111/VI

VISA A AUDIÇÃO DO DIRECTOR DO SERVIÇO DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS CONSTITUCIONAIS, DIREITOS, LIBERDADES E GARANTIAS.

As recentes notícias de eventuais investigações por parte de agentes do SÍS (Serviço de Informações de Segurança) a figuras públicas e à actividade de partidos políticos não pode deixar de merecer a maior preocupação por parte de todos os responsáveis para quem os princípios do Estado de direito e a legalidade democrática constituem matriz reguladora de toda a vida em sociedade.

Porque importa dar garantias aos portugueses de que as funções do Estado, e particularmente as que de forma mais sensível podem afectar os direitos dos cidadãos, se submetem à efectividade do controlo democrático;

Porque o exercício dos poderes de fiscalização da Assembleia da República é ainda mais imprescindível na ausência de um sistema de fiscalização eficaz dos serviços de informações;

Porque, nas actuais circunstâncias de alarme pela actuação do SIS, é imprescindível clarificar, designadamente, os seguintes aspectos:

O âmbito efectivo de recolha, tratamento e circulação de informações estabelecidas pelo SIS, os métodos de acção e os recursos técnicos de actuação;

Página 918

918

ii série-a —número 56

A natureza das instruções destinadas a salvaguardar os riscos de ameaça aos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, designadamente quanto à reserva da sua vida privada;

O tipo de registo ou ausência dele no que respeita às directivas governamentais dirigidas à actuação dos serviços, pesquisa e processamento de informações;

Os graus de formalização das directivas internas e a sua preservação histórica;

O enquadramento orgânico do pessoal e as suas garantias estatutárias;

As garantias de coesão dos serviços, as formas tipificadas de controlo da actividade dos agentes e a avaliação dos seus graus de dependência efectiva em face dos órgãos formais de direcção:

A Comissão Permanente da Assembleia da República autoriza a Comissão de Direitos, Liberdades e Garantias a requerer a presença, para uma audição parlamentar urgente, do director do Serviço de Informações de Segurança.

Os Deputados do PS: Alberto Costa —Jorge Lacão. A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.

0 DIÁRIO

da Assembleia da República

Depósito legai n.° 8819/85

IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA, E. P.

1 — Preço de página para venda avulso, 7$50 + IVA.

2 — Para os novos assinantes do Diário da Assembleia da República, o período da assinatura será compreendido de Janeiro a Dezembro de cada ano. Os números publicados em Outubro, Novembro e Dezembro do ano anterior que completam a legislatura serão adquiridos ao preço de capa.

PREÇO DESTE NÚMERO 32$00 (IVA INCLUÍDO 5%)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Páginas Relacionadas
Página 0916:
916 II SÉRIE-A — NÚMERO 56 RESOLUÇÃO viagem do presidente da república à corunh

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×