O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

914

II SÉRIE-A — NÚMERO 47

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

PROJECTO DE LEI N.B 167/VII

CRIAÇÃO DA FREGUESIA DO PARCHAL NO MUNICÍPIO DE LAGOA

Nota justificativa

1 — História — na região do Parchal passaram e viveram desde tempos mais remotos Fenícios, Celtas e Cartagineses.

Existem ainda vestígios de ocupação humana de origem árabe, nomeadamente nos domínios da agricultura, comércio e indústria.

Quanto ao topónimo «Parchal» pode dizer-se que esteve na origem de um convento da ordem religiosa de São Francisco de nome Praxel, ou Parchel, edificado no século xvií.

Tradicionalmente a agricultura desempenhou um papel predominante no conjunto da actividade económica, assente em quintas, onde a amendoeira, a figueira e a alfarrobeira dominavam, existindo igualmente várias vinhas.

A agricultura cedeu o seu lugar às actividades conser-veiras e piscatórias, que desempenharam até ao final dos anos 70 uma actividade económica de capital importânica para esta zona.

Porém, são as actividades comerciais, turísticas, as vias de comunicação e o desenvolvimento urbano que proporcionam o forte crescimento da zona do Parchal.

2 — Geografia — a área onde está localizada a povoação do Parchal engloba ainda os seguintes lugares: Bela Vista, Pateiro, Marinhas, sítio do Poço dos Pardais, Corgos e Ponte Charuto.

Trata-se de uma região predominantemente urbana implantada na parte mais a oeste do concelho, ficando num triângulo entre as freguesias de Estômbar, Ferragudo e a cidade de Portimão.

3 — Economia — a pesca e a indústria conserveira foram duas componentes importantes na vida económica de Parchal. No entanto, com o declínio do ramo conserveiro é a diminuição da actividade piscatória assiste-se, actualmente, à implantação de unidades empresariais ligadas, predominantemente, ao comércio grossista, na distribuição de géneros alimentícios, bebidas, pecuária, madeiras e materiais de construção, assim como de unidades ligadas ao ramo da serralharia, reparação automóvel, electricidade e assistência marítima.

Em quase todas estas unidades predominam as empresas de pequena dimensão e o ramo dos minimercados assume carácter familiar.

Com o crescimento urbano e o desenvolvimento económico deu-se a implantação de uma unidade bancária.

A zona de Parchal está, assim, servida de um conjunto de unidades empresariais e económicas e em condições de aumentar, decisivamente, o seu peso no concelho, depois de uma maior rentabilidade da sua zona industrial.

Nesta zona verifica-se a implementação dos seguintes ramos e unidades empresariais:

Reparação de automóveis;.

Comércio de construção civil;

Uma instalação eléctrica em baixa tensão;

Instalação e montagem de alumínios;

Distribuição de iogurtes;

Fábrica de gelados;

Páginas Relacionadas
Página 0915:
7 DE JUNHO DE 1996 915 Armazenamento e distribuição de frutas e produtos hortícolas;<
Pág.Página 915
Página 0916:
916 II SÉRIE-A — NÚMERO 47 O concelho de Lagoa apresentava em 1981 uma densidade demo
Pág.Página 916