O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

7 DE JUNHO DE 1996

915

Armazenamento e distribuição de frutas e produtos hortícolas;

Distribuição de produtos alimentares (aves); Assistência marítima; Comércio de materiais e serrações; Comércio e fábrica de -mármores;

Empresa de transportes; Drogarias;

Comércio de minimercados;

Restaurantes;

Café/bar/pastelaria;

Bancos;

Diversos.

Mesmo já com a implantação destas unidades, continua a verificar-se a construção de mais espaços de carácter empresarial, principalmente junto do aglomerado urbano do Parchal.

4 — Estrutura social — a população do Parchal, que era vocacionada para a pesca e para a indústria conserveira, sofreu uma profunda modificação através das crescentes alterações produzidas no concelho de Lagoa e do forte impacte que a cidade de Portimão exerce sobre esta zona, vocacionando-a, com o decorrer dos tempos, essencialmente para a acção turística e comercial.

Actualmente, a repartição sectorial da população activa apresenta uma forte implantação do sector terciário e o desaparecimento quase total do primário, apresentando o sector secundário pequenas manchas de implantação, mas longe de acompanhar o terciário, que apresenta uma mão--de-obra especializada, nomeadamente no que se refere à hotelaria, restauração e comércio.

5 — Equipamentos sociais:

5.1 —Educação — a rede escolar da zona do Parchal, relativamente ao ensino oficial, é constituída por:

2 escolas pré-primárias;

1 escola primária (com cinco turmas);

1 escola básica 2, 3 (com 21 turmas), num universo global de cerca de 750 alunos, sendo que a cantina escolar está instalada na escola básica 2, 3.

5.2 — Saúde — o equipamento de saúde em Parchal é composto por uma extensão do Centro de Saúde de Lagoa, organismo dependente da Administração Regional de Saúde.

5.3 — Desporto — das infra-estruturas desportivas existentes destaca-se o Parque de Jogos Municipal da Bela Vista, o polidesportivo, o ginásio e o pavilhão da Lagoense.

JReJati vãmente a associações recreativas, salienta-se a existência da Sociedade Recreativa Boa União Parchalense e a Associação Cultural e Desportiva CHE Lagoense.

5.4 — Património cultural — a zona do Parchal encontra-se particularmente desfavorecida no domínio do património cultural.

Encontram-se, entretanto, algumas casas típicas, chaminés ligadas à indústria conserveira e ainda alguns e/ementos regionais, como noras e eiras ligadas à agricultura.

Nela existe também uma igreja católica, a de São Francisco.

6 — Acessibilidade — o acesso à futura sede da freguesia está bastante facilitado, podendo fazer-se directamente pela estrada nacional n.° 125 e por outros caminhos municipais que a ligam a qualquer ponto da freguesia.

Parchal fica no centro da futura freguesia, com acessibilidade aos restantes lugares.

A povoação do Parchal é servida por uma estação de caminho de ferro, paragens de autocarro local e de longa distância, assim como paragem de táxis, o que contribui para uma boa acessibilidade a este centro urbano.

A distância entre a futura sede de freguesia e a sede de freguesia de origem é de 4 km. Esta distância, não sendo grande, assume relevância pela barreira criada pela estrada nacional n.° 125 e as novas alterações, decorrente da nova ponte sobre o rio Arade.

7 — Eleitores — na zona do Parchal existiam 1060 eleitores em 1985, 1536 em 1990 e 1876 em 1995, com a seguinte distribuição:

Parchal — 1218; Pateiro —303; Bela Vista —337; Corgos—18.

8 — Área — o município de Lagoa, com uma área aproximada de 93,60 km2, dispõe, neste momento, de cinco freguesias. Devido às diferentes características que se verificam no município, as freguesias representam, efectivamente e com alguma nitidez, as suas diferenças e realidades e aproximam-se da realidade histórica, cultural e social das comunidades.

Para a futura freguesia do Parchal, circunscrita aos espaços urbanos já definidos, prevê-se uma área aproximada de 4,50 km2, com uma população superior a 3000 habitantes, ora circunscrita pela freguesia de Estômbar.

Nesta área está situada aquela que é considerada, em PDM, a zona industrial do concelho de Lagoa — Ponte Charuto.

O Parchal tem sido, na última década, a zona de maior crescimento urbano e demográfico do concelho de Lagoa e aquela que apresenta maior potencial.de crescimento para a década que se segue.

9 — Demografia — o núcleo urbano do Parchal constitui actualmente uma reserva do concelho de Lagoa e funciona ao mesmo tempo como dormitório da cidade de Portimão.

No que se refere à evolução do seu número de habitantes, este passou por uma fase de profunda estagnação até meados da década de 70, a que se seguiu um aumento considerável devido à migração proveniente do concelho de Portimão e à oferta de novas oportunidades urbanísticas.

O Parchal apresenta uma forte densidade populacional relativamente à média concelhia, contribuindo, decisivamente, para que a freguesia de Estômbar se tenha tornado a de maior número de eleitores do concelho de Lagoa.

A estrutura etária de Parchal — e ao contrário do que acontece no concelho — não apresenta tendência para o «duplo envelhecimento». Pelo contrário, assenta no aumento das camadas etárias mais jovens, assim como na população considerada no intervalo entre os 20 e os 59 anos.

Tanto o número de fogos como o de eleitores têm aumentado de forma permanente.

O crescimento populacional do concelho de Lagoa tem vindo a processar-se, desde os anos 70, a um ritmo superior ao da média do distrito (14% e 12,7%, respec-tivamente), sendo que, na última década, o concelho de Lagoa apresenta mesmo a segunda maior taxa de cresci-mento do Algarve (22,2%). Para o efeito muito contribuiu o acentuado crescimento da zona do Parchal, Pateiro, Bela Vista, através não só da componente natalidade/mortalidade mas,... principalmente, através das migrações para esta zona urbana.

Páginas Relacionadas
Página 0912:
912 II SÉRIE-A — NÚMERO 47 RESOLUÇÃO VIAGEM DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA À REPÚBL
Pág.Página 912
Página 0913:
7 DE JUNHO DE 1996 913 Afirmar que estes princípios e normas comunitarias gozam de ap
Pág.Página 913