O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

7 DE JUNHO DE 1996

917

culo xvii a Igreja de Nossa Senhora da Nazaré como prova a seguinte inscrição aposta na fachada:

À Virgem Nossa Senhora Da Nazareth Edificarão esta Igreja os seus devotos officiais e mor domos É exa, sendo ivis 2 annos Manoel Ribeiro De Lima Dirobandosse 11 Va Piquenae Antiga Hermida Por Aruinada neste sitio em que esta igreja se fundou em Junho de 1676.

Há várias provas da existência de habitantes no lugar, como seja a já referida Igreja de Nossa Senhora da Nazaré, bem como certos caminhos (antiga Azinhaga de Vale de Lobos e Beco da Atafoneira) utilizados pelas populações provenientes de Unhos e que correspondem hoje à Rua de José Gomes Ferreira e à Rua do Cimo de Vila. Constituem também prova os então designados por Casal dos Galvões e Casal dos Machados.

2 — Situação actual — Catujal era nos anos 60 uma zona rural, que contava com algumas 20 casas.

Com o surto da construção civil em 1970-1980, passa a zona urbana.

Actualmente existem no Catujal à volta de 4200 fogos, correspondendo a 17 bairros, com infra-estruturas e vias de comunicação.

A maioria destes bairros são de construção ilegal, embora inseridos num projecto de recuperação urbanística. De salientar ainda a existência de um bairro municipal e de uma outra urbanização designada por JOSIPAL.

A população desta localidade do Catujal é essencialmente constituída por trabalhadores por conta de outrem, que exercem as suas variadas profissões na Grande Lisboa.

Não tem Catujal um passado histórico tão rico como Unhos, nem a população desta localidade, oriunda dos mais diversos distritos do nosso país, se identifica com a sua cultura saloia.

Da análise comparativa entre Unhos e Catujal, esta localidade apresenta relativamente àquela divergências geográficas, demográficas, culturais, económicas e sociais.

a) Do ponto de vista geográfico, existem razões de afastamento e de delimitação naturais e concretas: Unhos fica encravada na margem do rio Trancão, com a sua enorme várzea (planície), enquanto Catujal se situa numa colina, com terreno de sequeiro, quase todo ocupado por construção urbana, sendo o talude (ex-militar) o divisor natural entre estas duas localidades. As vias de comunicação são distintas para as duas povoações, tendo Unhos acesso pela estrada municipal n.° 506 e Catujal pela estrada nacional n.° 250. O bairro social ora localizado na fronteira da freguesia de Unhos com a Apelação será integrado na nova freguesia, dado ser constituído exclusivamente por ex-moradores do Catujal.

Afigura-se, assim, de crescente importância a procura de um enquadramento administrativo-legal que tenha em conta quer as condicionantes quer a tipologia dos locais de habitação daí decorrentes.

b) Demograficamente, Catujal tem cerca de 8455 habitantes com 5831 eleitores, enquanto Unhos terá mais ou menos 2392 habitantes, contando com 1649 eleitores.

Existiam em 1970 na freguesia de Unhos 4148 habitantes, sendo pouco mais de 2000 os que habitavam rio Catujal. Em 1985 existiam no Catujal 4481 eleitores, contra os actuais 5831, enquanto em Unhos existiam na mesma data 1350 eleitores, contra os 1649 actuais.

Esta tendência de crescimento demográfico no Catujal irá acentuar-se mercê da ocupação de espaços em vias de

urbanização e da estabilização da geração seguinte àquela que determinou o boom.

c) Culturalmente, existem distâncias enormes quanto à população das duas localidades. Assim, Unhos é predominantemente de população nascida na localidade, enquanto Catujal, de construção recente, alberga indivíduos

de todo o país com educação e cultura diversas. .

•■>• d) Economicamente, as duas localidades sobrevivem

.mais do comércio local, mas Catujal tem a particularidade de alguma indústria ali ter sido implantada, vivendo Unhos também da agricultura.

e) Socialmente, a população do Catujal é heterogênea. Habita nesta localidade desde o médico, o advogado, o comerciante ao trabalhador do comércio, serviços e indústria. Desde aqueles, e são muitos, que habitam em casa própria, construída em alvenaria, até aos que habitam em construção degradada.

Nota. — Os elementos constantes da «Exposição de motivos» -e relativos à fundamentação histórica e à situação actual foram fornecidos pela Liga de Amigos do Catujal.

3 — Os equipamentos — a futura freguesia, que dista 2 km da sede da freguesia de Unhos, tem cerca de 8455 habitantes, apresentando um conjunto de estruturas de apoio e equipamentos considerados essenciais para o futuro desenvolvimento e que preenchem os- requisitos exigidos pela Lei n.° 8/93, de 5 de Março, destacando-se, entre outros:

3.1 —Actividades económicas:

Transportes públicos colectivos — 6 carreiras:

Entrecampos (via Charneca)-Catujal-Entrecam-pos;

Entrecampos (via Sacavémj-Catujal-Entrecam-pos;

Moscavide-Catujal-Moscavide;

Entrecampos (via Campo do Rio)-Catujal-Escola

B 2, 3-Entrecampos;' Loures-Sacavém (via Catujal); Sacavém (via Catujal)-Unhos.

Os transportes públicos servem os vários bairros do Catujal, pois atravessam o Catujal de Sul para Norte e de Sul para Poente e voltam pelo mesmo itinerário;

Praça de táxis — 2;

Transportes privados diversos e de todos os tipos; Cafés — 32; Restaurantes — 10; Talhos — 6;

Postos de venda de pão — 6; Peixarias — 4; Mercearias — 17;

Mercado de levante — 1 (com 30 bancas, 1 talho,

1 adega); Quiosques de cafetaria — 2; Quiosques de venda de jornais e revistas — 1; Papelarias — 2;

Armazéns de embalagem e venda de vinhos, azeite,

lixívias, mercearias—l; Armazéns de embalagem, venda e distribuição de

ovos — l;

Páginas Relacionadas
Página 0912:
912 II SÉRIE-A — NÚMERO 47 RESOLUÇÃO VIAGEM DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA À REPÚBL
Pág.Página 912
Página 0913:
7 DE JUNHO DE 1996 913 Afirmar que estes princípios e normas comunitarias gozam de ap
Pág.Página 913