O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1342

II SÉRIE-A — NÚMERO 57

PROJECTO DE LEI N.9 199/VII

ELEVAÇÃO DA POVOAÇÃO DE CEIRA À CATEGORIA DE VILA

Nota justificativa

I

Ceira é sede da freguesia com o mesmo nome, pertencente ao concelho de Coimbra.

Dada a sua importância e desenvolvimento ocorridos nos últimos anos, é considerado pólo dinamizador do espaço de planeamento que abrange as freguesias de Almalaguês, Castelo Viegas e Ceira, conforme é reconhecido pelo Plano Director Municipal do Concelho de Coimbra.

A origem desta povoação remonta ao tempo dos Romanos, com o nome de Ceila ou Celium, para séculos depois aparecer Seira e evoluir posteriormente para Ceira.

Em Setembro de 1180, D. Afonso Henriques faz a sua doação ao chanceler D. Julião Pais, constando nesse documento as confrontações, que coincidem sensivelmente com as actuais. Posteriormente, D. Sancho I confirma esta carta em 1197.

Ceira vem a ter foral dado por D. Manuel I em 12 de Março de 1514, tendo sido também Priorado do Padroado Real.

n

A freguesia de Ceira abrange uma área de 12 km2e tem cerca de 5000 habitantes, sendo constituída pelas povoações de Ceira, Boiça, Cabouco, Carvalho, • Lagoas, São Frutuoso, Sobral, Tapada e Vendas de Ceira.

A povoação de Ceira absorveu os lugares de Boiça, Sobral e Vendas de Ceira, constituindo actualmente um aglomerado populacional contínuo, com mais de 3000 eleitores.

m

Ceira é hoje em dia uma povoação em franco desenvolvimento, com várias actividades sócio-culturais e desportivas, serviços públicos, comércio e indústria, das quais destacamos:

Actividade sócio-cultural e desportiva:

A CEIRARTE, Exposição/Feira de Artesanato, todos

os anos, em Junho, durante quatro dias; Associação CELIUM (apoio aos idosos); Associação Nacional de Viveiristas (Delegação); Associação Recreativa Musical de Ceira; Casa do Povo de Ceira;

Centro Popular de Trabalhadores de Sobral de Ceira; Centro Cultural e Recreativo da Boiça.

Nos restantes lugares da freguesia existem ainda:

Centro de Convívio do Carvalho; Centro Cultural e Desportivo das Lagoas; Centro Cultural, Desportivo e Social de São Frutuoso; Centro Popular de Trabalhadores do Cabouco; Núcleo Regional do Centro da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral. •

Serviços:

Escola Básica (2+3) de Ceira; Escola Primária de Vendas de Ceira;

Jardim-de-Infância de Vendas de Ceira; Edifício sede e pavilhão desportivo da Casa do Povo; Extensão de Saúde do Centro de Saúde Norton de Matos;

Clínica médica (policlínica); Consultório dentário; Consultórios médicos; Farmácia;

Estação dos correios; Dependência bancária; Gabinetes de contabilidade; Agências de seguros; Agência funerária.

Comércio:

Cafés e restaurantes;

Padarias;

Pastelaria;

Talhos;

Moagem;

Onze estabelecimentos comerciais, retalhistas, de produtos alimentares; Armazém de bebidas; Papelaria;

Armazém de materiais de construção; Casa de peças de automóveis; Stands de automóveis; Stand de máquinas agrícolas; Importadora de material electromédico; Estabelecimento comercial de electrodomésticos; Estabelecimento comercial de móveis; Estabelecimentos comerciais de produtos agrícolas.

Indústria:

Oficinas de automóveis;

Auto vulcan i zadoras;

Oficina de máquinas agrícolas;

Oficina de velocípedes;

Serração;

Carpintarias;

Serralharia;

Diversas empresas de construção civil; Oficinas de sapateiro; Fábrica de móveis; Fábrica de louça;

Fábrica de blocos e artefactos de cimento; Fábrica de moldes de borracha; Produtores de hortofruticultura; Produtores/comerciantes de árvores de fruto (viveiristas).

Estes serviços e estabelecimentos inserem-se no espaço do aglomerado populacional de Ceira, existindo muitos outros nos restantes lugares da freguesia de Ceira.

Transportes públicos. — Ceira é muito bem servida de transportes públicos, através do ramal da Lousã, dos Caminhos de Ferro Portugueses, pela estação de Ceira e pelo apeadeiro da Conraria, dos autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes de Coimbra e por diversas carreiras de empresas rodoviárias, de que se destaca a Rodoviária Beira Litoral e a AVIC.

Constata-se assim que Ceira, para além de toda a sua riqueza histórica, atingiu nos nossos dias um assinalável grau de desenvolvimento económico e social, considerando-se por isso que preenche todas as condições para ser considerada uma vila.

Páginas Relacionadas
Página 1336:
1336 II SÉRIE-A — NÚMERO 57 las associações abrangidas pela presente lei são suportad
Pág.Página 1336
Página 1337:
13 DE JULHO DE 1996 1337 social às comunidades onde se insere, aos milhares de associ
Pág.Página 1337