O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8

II SÉRIE-A — NÚMERO 2

era e o supra recebi eu Fr. e Gil Soares Prior desta Igreja a SalYador GLZ f.° de A.° GLZ e de Ana FRZ já defuntos moradores no Forão em Camera com Maria Lionor P Lionarder Alves e de Isabel Esteves morador na Idanha.» «Aos 9 de Janeiro de 1587 era supra faleceo Pero Femãdes M.° R- .no Jugar de Camera e não fez testamento e jaz enterrado no adro da IG\»

Finalmente, a ermida de Casal de Cambra, símbolo da devoção das gentes do lugar, hoje em ruínas, foi erigida em honra de Santa Marta no alvorecer do século xvm para proteger os trigais e as vinhas aí cultivados das pragas e das doenças. Há um registo do ano de 1710 que, ao referir-se a «Casais de Camera», zona onde fica situada a actual povoação, reza o seguinte: «Tem sete casais com huma hermida de Santa Marta, que foy dos Gameyros & hoje he do padre Manuel Monteiro.»

Apesar de as designações destes lugares terem sido, durante séculos, as referidas anteriormente, curiosamente alguém residente no lugar nos anos 30 pediu uma licença ao município para um velocípede, sendo o seu proprietário registado como residente em Casal de Cambra: é a primeira vez que a designação antiga é subvertida, confusão que continua em carta militar da mesma época, assim nascendo a actual designação de «Casal de Cambra» que entra definitivamente no quotidiano.

O respeito pela história passada e recente dos lugares onde se situa o actual Casal de Cambra são, assim, os fundamentos para a designação que propomos para a nova freguesia a criar no município de Sintra.

2 — Situação actual

Casal de Cambra, de exploração agrícola e pecuária que era no início da década de 60, posteriormente retalhado no que foi então considerado o maior loteamento de génese ilegal do nosso país, transformou-se no que é hoje o aglomerado urbano de maior extensão territorial do concelho de Sintra. Dotado de um plano de legalização e reconversão urbanística em 1983, actualmente em fase de conclusão, Casal de Cambra é a povoação com maior número de eleitores e habitantes da freguesia de Belas: mais de um terço da totalidade da freguesia.

A população de' Casal de Cambra é constituída, substancialmente, por trabalhadores por conta de outrem, que exercem as mais variadas actividades profissionais na área da Grande Lisboa.

Da análise comparativa com a sede da freguesia, Belas, Casal de Cambra apresenta algumas diferenças geográficas, demográficas, culturais, económicas e sociais, que importa destacar.

Do ponto de vista geográfico, existem razões de afastamento e factores de delimitação naturais.

Casal de Cambra, com a forma de um quadrilátero irregular com cerca de 2 km no sentido norte-sul e 2,5 km no sentido nascente-poente, ocupando um território totalmente contíguo,, formando uma única povoação, está delimitado a norte e a .leste pelas freguesias de Caneças e Famões, do município de Loures, a sul pela freguesia da Mina, do município da Amadora, e a oeste pela chamada «ribeira das Aguas Livres», a qual constitui uma fronteira natural que o separa da parte restante da freguesia de origem.

As vias de comunicação são distintas para as duas povoações: Belas tem acesso a Queluz pela estrada nacional

n.° 117, depois à Amadora e a Lisboa, enquanto Casal de Cambra tem acesso à Pontinha pela estrada municipal n.° 542 e depois a Lisboa.

Casal de Cambra dista cerca de 6 km da sede da freguesia de origem, Belas, mas não existe qualquer carreira de transportes públicos a ligar as duas povoações, com os naturais inconvenientes e transtornos para quantos necessitam deslocar-se à sede da freguesia.

Demograficamente, Casal de Cambra tem actualmente 6101 eleitores e, embora se desconheça o número total dos seus habitantes — o último Censo é o de 1991, que determinou então a existência de 6756 moradores — o mesmo terá ultrapassado já os 10 000. A freguesia de Belas, excluindo Casal de Cambra, tem actualmente 10 902 eleitores e o número total de habitantes, que se desconhece, será superior a 15 000 (em 1991 eram 20 098, incluindo Casal de Cambra).

Ou seja: Casal de Cambra, com pouco mais de três décadas de existência, já tem hoje mais de metade dos eleitores e ou habitantes do conjunto de todas as povoações que compõem a parte restante da freguesia de origem.

Esta tendência de crescimento demográfico de Casal de Cambra, potenciada pela fácil acessibilidade a Lisboa que o caracteriza — refira-se que é atravessado pela CREL com ligação à Auto-Estrada do Norte e ligação futura à CRIL, estação do Metro da Pontinha e auto-estrada— irá acentuar-se com a cada vez mais intensa ocupação do espaço e a estabilização da geração seguinte àquela que determinou o nascimento da localidade, prevendo-se que, no curto espaço de 10/15 anos, possa vir a albergar mais de 30 000 habitantes.

Culturalmente, existem diferenças de relevo quanto à população das duas localidades.

Apesar do crescimento nos últimos anos, com a fm.-ção de centenas de pessoas oriundas de outras zonas do País, a parte substancial da população de Belas aqui nasceu e reside, continuando a ter uma enraizada cultura saloia, enquanto Casal de Cambra, resultado de uma intensa imigração interna e habitado por pessoas oriundas de todo o País, tem educação e cultura heterogéneas.

Economicamente, as duas localidades sobrevivem essencialmente do comércio local, mas Casal de Cambra tem a particularidade de ter já alguma indústria, como adiante se explicitará.

Socialmente, ao contrário do que acontece nos aspectos geográfico, cultural e económico, não há diferenças de relevo a assinalar entre as duas povoações: a população de ambas é heterogénea, nelas habitando desde o médico, o advogado e o comerciante ao trabalhador do comércio, dos serviços e da indústria. Em ambas as localidades, muitos dos seus habitantes residem em casa própria, com vantagem para Casal de Cambra onde essa percentagem é certamente superior.

Afigura-se, assim, de suma importância a procura de um novo estatuto jurídico-administrativo que tenha em conta as condicionantes que, necessariamente, resultam da situação descrita.

3 — Equipamentos

Casal de Cambra, que dista cerca de 6 km da sede de freguesia de origem. Belas, terá actualmente mais de 10 000 habitantes e apresenta um conjunto de es\r*ww&s. de apoio e equipamentos considerados essenciais para o

Páginas Relacionadas
Página 0006:
6 II SÉRIE-A — NÚMERO 2 VI — Face ao exposto, o diploma deve ser reformulado, no sent
Pág.Página 6
Página 0007:
19 DE OUTUBRO DE 1996 7 Situação que se agrava, prosseguem os subscritores, urna vez
Pág.Página 7