O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 DE MAIO DE 1997

721

Está situada na área do município de Torres Vedras, sendo a sede de freguesia com o mesmo nome.

A principal actividade económica é a agricultura, nomeadamente a cultura da vinha.

Em termos geográficos, situa-se junto à serra do Socorro, a 7 km da sede do município de Torres Vedras e a 39 km de Lisboa, servida por bons acessos rodoviários, nomeadamente pela estrada nacional n.° 8 e, mais recentemente, pela auto-estrada n.° 8.

II — Razões de ordem histórica

Desde os primeiros tempos que a povoação mais importante do termo concelhio foi o Turcifal, sendo que este nome remete para um topónimo bastante anterior à nacionalidade e, certamente, de origem arábico-islâmica, o que assegura que o seu povoamento foi anterior à nacionalidade, tal como é referido pelo eminente medievalista Rui de Azevedo, que assegura que já existia no ano de 1215.

D. Dinis, em Novembro de 1287, doou à irmã D. Branca a Quinta do Majapão, próxima do Turcifal.

Mostra a história que foi sempre nítida a preponderância do povoamento do Turcifal, comparando-o com as restantes povoações do mesmo município que são sedes de freguesia.

Pode, pois, concluir-se que o Turcifal constitui um núcleo demográfico dos mais significativos da área do município de Torres Vedras, com a vantagem de se ter estruturado, desde há séculos, num foco populacional nítido e não disperso, como acontece noutras situações.

Estruturada num importante núcieo de casais — na segunda metade do século xix existiam 42 unidades agrícolas com esta designação — também a existência de diversas quintas é de grande importância para a riqueza económica da região e também para a existência de um valioso património arquitectónico que enriquece a malha urbana do Turcifal, dando-lhe um cunho único.

Foram naturais do Turcifal diversos vultos que enriquecem a nossa história, deles nos permitindo seleccionar os seguintes:

Heitor Bernardes Botado — homem de armas ao serviço do imperador Carlos V, a quem serviu nas campanhas de Tunis em 1535, merecendo deste monarca o título de «Cavaleiro de Espora Dourada». Está sepultado na igreja matriz;

João Soares de Alarcão e Melo — alcaide-mor de Torres Vedras, adepto convicto da união dinástica com a Espanha, foi premiado com o título de conde de Torres Vedras e marquês de Turcifal, o que não deixa de ser uma segura indicação de importância desta povoação no século xvn;

Francisco de Paula Carvalho de Almeida Vasconcelos Amaral e Gaula — morgado de Assentiz, fidalgo da casa real, proprietário da Quinta de Fez, uma das mais notáveis do Turcifal;

Jaime Batalha Reis — personagem de muitos interesses, temperamento de artista e de homem de letras, figura das mais marcantes da chamada Geração de 70. Foi um brilhante diplomata, com uma longa carreira, onde prestou ao País valiosos serviços;

António Batalha Reis — com seu filho Alberto constituiu uma dupla de distintos agrónomos e enólogos, tendo sido importantíssimos na fundação e organização de escola vitivinícola criada na Quinta da Condessa, o que foi considerado um marco

enriquecedor do património cultural em que o Turcifal se pode rever. Prestaram, assim, ambos um valioso contributo para o desenvolvimento da vitivinicultura local e nacional dos finais do século xix e nas primeiras décadas do nosso século; Afonso Avelino Pedreira Vilela — foi dos médicos mais notáveis de Torres Vedras na primeira metade deste século. Serviu na 1." Grande Guerra como tenente médico e desde o seu regresso à Pátria até ao final da vida absorveu-se numa actividade solidária, que granjeou junto dos seus concidadãos uma estima e um respeito inultrapassáveis.

Quanto a património construído, merecem destaque:

a) A Igreja de Santa Maria Madalena, de amplas proporções, uma das mais monumentais do distrito de Lisboa. Obra de transição do século xviu para o seguinte, constitui uma massa arquitectónica do maior interesse;

b) A Capela do Espírito Santo, situada no centro do velho aglomerado populacional, foi objecto de várias obras de restauro, permitindo-lhe conservar a sua traça inicial.

Ill — Equipamentos colectivos

De ordem social:

Extensão do Centro de Saúde de Torres Vedras;

Sede da casa do povo;

Sede da junta de freguesia;

Escola primária;

Jardim-de-infância;

Lar de terceira idade;

Cemitério;

Campo de futebol.

De ordem religiosa:

Igreja matriz (Santa Maria Madalena); Capela de Santa Isabel; Capela do Espírito Santo; Igreja Evangélica Baptista.

De ordem associativa:

Associação de socorros;

Grupo Desportivo da Casa do Povo;

Associação de caçadores.

De ordem económica:

Praça de táxis;

Supermercado;

Mercearias;

Charcutaria;

Peixaria;

Oficina de móveis; Lojas de roupas;

Lojas de material eléctrico e electrodomésticos;

Loja de materiais de construção;

Padarias;

Moagens;

Lojas de antiguidades; Barbearias; Sapatarias; Cabeleireiros; Agência funerária;

Páginas Relacionadas
Página 0726:
726 II SÉRIE-A — NÚMERO 41 PROPOSTA DE LEI N.º 47/VII [ALTERA A LEI N.º 46/86,
Pág.Página 726
Página 0727:
8 DE MAIO DE 1997 727 Lei nº 46/86. de 14 de Outubro 5 — Têm acesso aos cursos
Pág.Página 727
Página 0728:
728 II SÉRIE-A — NÚMERO 41 Projecto de lei n.° 116/IV (MDP/CDE) — Lei de Bases
Pág.Página 728
Página 0729:
8 DE MAIO DE 1997 729 plenamente o conjunto das suas competências legislativas e abal
Pág.Página 729
Página 0730:
730 II SÉRIE-A — NÚMERO 41 Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado; Associaç
Pág.Página 730
Página 0731:
8 DE MAIO DE 1997 731 te, entre outros, nos seguintes pontos: «a LBSE não deverá intr
Pág.Página 731
Página 0732:
732 II SÉRIE-A — NÚMERO 41 proposta, para além de sensata e adequada, parece-nos abso
Pág.Página 732
Página 0733:
8 DE MAIO DE 1997 733 ções à Lei de Bases do Sistema Educativo, sobretudo porque os a
Pág.Página 733