O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1290

II SÉRIE-A — NÚMERO 47

" VER DIÁRIO ORIGINAL "

Relatório e parecer da Comissão de Juventude

Relatório

1 — Breve enquadramento

As Grandes Opções do Plano que o governocontitucional apresentou para o ano de 1999, na área da política de defesa nacional, propõem como grande objectivo reformador a profissionalização das Forças Armadas.

Citando este documento, «trata-se da mais profunda reforma das Forças Armadas com efeitos directos na sua organização, numa maior simbiose entre militares e a sociedade civil, designadamente no âmbito do exercício de profissões, numa maior aposta na educação e formação profissional e numa natural cientifícação das actividades», pelo que daí se conclui que a mesma terá afeitos directos nas vidas dos jovens e das famílias e que só terá êxito se se valorizar o prestígio das Forças Armadas como organização, onde seja possível o desenvolvimento da capacidade criadora e de realização pessoal dos seus recursos humanos.

Daí se afere a importância da proposta e do projecto de lei em apreciação, quer numa óptica redutora, mas relevante, para a vida dos jovens portugueses quer numa visão mais lata e mais profunda para a totalidade da comunidade nacional, do desafio que resulta da mudança estrutural da organização da defesa militar, que terá óbvias implicações em matéria de defesa nacional, sobretudo peia mutação que se irá registar em torno dos valores colectivos de identificação com as políticas e as instituições em presença.

Em traço rápido, a proposta de lei n.°214/VII, do Governo, é apresentada e submetida a apreciação em Plenário da Assembleia da República como corolário do Programa do Governo, da revisão constitucional de 1997 — que desconstituconalizou o serviço militar obrigatório —, bem como de debate alargado à sociedade civil através do Livro Branco sobre a Profissionalização das For-

Páginas Relacionadas
Página 1291:
25 DE MARÇO DE 1999 1291 ças Armadas e, por ultimo, após ter sido submetida a parecer
Pág.Página 1291
Página 1292:
1292 II SÉRIE-A — NÚMERO 47 se compadece com um sistema baseado na conscrição que pri
Pág.Página 1292