O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1580

II SÉRIE-A — NÚMERO 55

A constatação desse facto fez nascer junto dos órgãos do poder local e da população a necessidade de, em termos legais e administrativos, reabilitar esta vila.

II — Localização

Em termos geográficos, a localidade de Azueira situa-se junto à serra da Aboboreira, estando a 15 km da sede do concelho, Mafra, e a 36 km de Lisboa, sendo servida por bons acessos, nomeadamente pela EN 8.

Azueira é uma freguesia do concelho de Mafra, que confina com freguesias do concelho de Torres Vedras, com uma área de 1 505,761 ha, e tem uma população de cerca de 3600 habitantes.

Azueira é O centro da freguesia composta pelos lugares de Aboboreira, Antas, Almeirinho, Clemente, Bandalhoeira, Barras, Livramento, Caneira, Fómea, Pão Coito, Carrascal, Sevilheira e Vermoeira.

Ill — Razões de ordem histórica

Esta povoação é muito antiga, atribuindo-se origem romana, atestada por uma lápide romana que se encontra actualmente no Museu de Arqueologia de Lisboa. Já no século xvm a Azueira «é uma terra da coroa», integrada no concelho de Torres Vedras.

Promovida a vila em 1820, foi elevada a concelho em 1837, que abrangia cinco freguesias: Azueira, Turcifal, Sobral, Freiria e Enxara do Bispo. Foi extinto em 1855 e integrado no concelho de Mafra.

Património construído

Tem esta localidade um acervo de edifícios com valor cultural, salientando-se três: as igrejas barrocas de São Pedro dos Grilhões da Azueira e de Nossa Senhora do Livramento e a Capela de Nossa Senhora da Luz ou do Espírito Santo.

Possui ainda um coreto datado de 1922, trabalho artístico em ferro. Recentemente sofreu obras de restauro e ampliação.

Igreja de São Pedro dos Grilhões da Azueira — matriz cujo orago é São Pedro dos Grilhões. Construção do século xvj, foi reconstruída após o terramoto de 1755. Aqui se encontra uma lápide tumular brasonada, onde foi sepultado, em 1577, Charles Henriques, fidalgo da casa real.

Capela do Espírito Santo — construída no século xvi, foi totalmente reconstruída após o terramoto de 1755. No interior o frontal do altar é revestido de azulejos hispano-árabes. Possui ainda uma pintura a óleo representando o Pentecostes. A esta ermida, nos meados do século XVIII, iam 10 círios, ao longo do ano.

Igreja de Nossa Senhora do Livramento — a construção da ermida, para acolher a imagem de Nossa Senhora do Livramento, ficou concluída em 1659. Logo aí acorreram círios que contribuíram para o crescimento do seu património. Actualmente ainda visita este templo o círio da Murteira, em 15 de Agosto.

Quando se deu o terramoto de 1755, este templo ficou danificado, sendo reconstruído em 1756. Tem uma fachada barroca e duas torres sineiras è no interior possui uma nave com dois altares laterais. A capela-mor tem uma abóbada com pinturas a fresco e um lambrim de azulejos policromados. É rica em esculturas policromadas.

IV — Equipamentos colectivos existentes

A população da Azueira dispõe de equipamentos que a seguir se enumeram, que contribuem para o bem-estar

e qualidade de vida dos residentes e proporcionam uma fixação controlada, tendo em atenção factores ambientais, garantindo laços de solidariedade social a novos habitantes:

Extensão de saúde;

Jardins-de-infância da rede pública;

Escola de 1." ciclo do ensino básico;

Farmácia;

Estação de CTT;

Sede da junta de freguesia;

Biblioteca de pequena comunidade;

Posto de GNR;

Cemitério;

Transportes públicos com ligação aos principais lugares da freguesia e centros urbanos, como Lisboa, Torres Vedras, Mafra e Malveira;

Praça de taxis.

V — Estabelecimentos de comércio Indústria e serviços

Cafés (quatro). Restaurantes (dois). Pronto-a-vestir (três). Supermercados (dois). Mercearias (três). Ourivesaria.

Local de venda de revistas e jornais diários. Florista.

Cabeleireiros (três). Drogaria

Mercado de produtos frescos.

Talhos (dois).

Peixaria.

Agência funerária.

Bombas de gasolina e estação de serviço. Estabelecimentos de venda a retalho de produtos para

a agricultura e pecuária (três). Armazém de materiais de construção. Carpintaria (duas).

Oficina de reparação de automóveis (cinco).

Oficina de motos (duas).

Serralharia civil (duas).

Fábrica de confecções.

Torneiro mecânico.

Pastelaria.

Empresa de conservação de frutas (duas). Agência de seguros. Empresa de transporte de mercadorias. Centro de análises clínicas. Consultório de estomatologia (dois). Escola de condução.

VI — Associações

Sporting Clube do Livramento — fundado em 1939, dispõe de espaços de lazer, um campo de futebol e um pavilhão gimnodesportivo, com cerca de 800 associados. Desenvolve actividades desportivas na área do futebol, federado (seniores, juniores e infantis), e ginástica de manutenção.

Associação Musical de Nossa Senhora do Livramento — fundada em 1984, sediada na Casa do Povo de Azueira,

Páginas Relacionadas
Página 1581:
22 DE ABRIL DE 1999 1581 possui uma escola de iniciação musical e urna banda filarmón
Pág.Página 1581
Página 1582:
1582 II SÉRIE-A — NÚMERO 55 Oficina de serralharia; Central betuminosa a frio; Centra
Pág.Página 1582