O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1334 | II Série A - Número 032 | 08 de Abril de 2000

 

Associações e equipamentos de desporto, cultura, recreio e lazer

Sociedade Filarmónica de Crestuma, que inclui uma escola de música;
Futebol Clube de Crestuma;
Clube Náutico de Crestuma;
Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Marinha de Crestuma;
Sociedade columbófila "Asas de Crestuma";
Crestuma Andebol Clube;
Associação Cultural e Recreativa "Juventude em Marcha" de Crestuma;
Pavilhão gimnodesportivo;
Campo de Futebol da Bela Vista;
Polidesportivo da Marroca;
Salão nobre da junta de freguesia;
Salão Paroquial de Crestuma.

Festas, romarias e outros eventos

Santa Marinha, Padroeira de Crestuma (18 de Julho), com uma majestosa procissão, levantamento do arco e exposição de andores;
Santo António (13 de Junho);
Sagrado Coração de Jesus (no decurso do mês de Setembro);
Concerto de S. José (19 de Março);
Leilão de Natal, onde os vários lugares da freguesia se organizam em cortejo para entregarem as suas oferendas ao Menino Jesus (25 de Dezembro);
Crestuma Marathon, inscrita no calendário da Federação Internacional de Canoagem (no decurso do mês de Junho).

Perspectivas futuras

A muito curto prazo iniciar-se-á a construção do centro de estágios do Futebol Clube do Porto no lugar da Quinta da Velha, paredes meias com a freguesia de Olival, e do maior centro náutico do norte do País, onde para além da sede do Clube Náutico de Crestuma, ficará implantada uma vasta e diversificada área de lazer e convívio com a natureza, cujos terrenos já foram adquiridos, estando ambos na fase de execução dos respectivos projectos. Estes empreendimentos são vitais para o desenvolvimento harmonizado do interior do concelho e perspectivam uma revolução nas acessibilidades e no aproveitamento das potencialidades naturais da freguesia de Crestuma, nomeadamente no que diz respeito aos lugares do Esteiro, na Vessada e no Castelo.
Também já se iniciou o estudo ao nível do planeamento urbanístico do centro da freguesia, que permitirá, a médio prazo, a criação de um centro cívico.
De realçar ainda a futura construção do IC24, traçado projectado na rede viária nacional, que servirá a freguesia, através da barragem de Crestuma/Lever, ligando Gondomar ao Picôto, na EN1.
Projecta-se também a construção de um novo complexo desportivo para servir o Futebol Clube de Crestuma e ganha forma a edificação de uma sede social, com auditório, para sustentar a actividade da Sociedade Filarmónica de Crestuma.
No imediato, no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio, será executada a ETAR de Crestuma, o que permitirá que, a médio prazo, seja uma realidade a despoluição do rio Úima e o aproveitamento do vale do Úima para actividades turísticas e de lazer.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Deputado do Partido Social Democrata abaixo assinado, apresenta o seguinte projecto de lei:

Artigo único

A povoação de Crestuma, no concelho de Vila Nova de Gaia, é elevada à categoria de vila.

Palácio de São Bento, 5 de Abril de 2000. - O Deputado do PSD, Manuel Moreira.

PROJECTO DE LEI N.º 167/VIII
ELEVAÇÃO DE PEROSINHO À CATEGORIA DE VILA

Introdução

A freguesia de Perosinho situa-se no centro do concelho de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, tem uma população de 5091 habitantes, segundo os censos de 91, e 4200 eleitores, encontrando-se em franco desenvolvimento económico e social, beneficiando da sua localização estratégica: próximo do litoral e com acesso à auto-estrada e ao IC2.

Caracterização histórica

Origem da denominação da freguesia

Acredita-se que as freguesias de Perosinho e Pedroso tiveram uma origem comum - a antiga povoação do Monte Murado. Essa origem comum reflecte-se também nos nomes, pois ambos têm a ver com as condições geológicas do terreno. Assim, derivam de petra (pedra, em latim) e de petrosus, pedregoso, penhasco, adjectivo que alude à pedra que abundava no Monte Murado e ao Crasto que aí existiu.
Ao descerem à planície circundante, os antigos habitantes do Monte Murado atribuíram, naturalmente, o nome de seu "berço" primitivo às povoações que fundaram. Daí, uma chamar-se Petroso ou Pedroso e a outra, porque era mais pequena, Petrosinho ou Pedrosinho. O "d", com o passar dos séculos, desaparece do nome de Perosinho.

Aspectos de interesse histórico

- Monte Murado
Perosinho não abunda em vestígios arqueológicos. No entanto, hoje sabe-se que o Monte Murado, antes da ocupação romana, foi habitado por um povo chamado Turdulos Velhos. E na vertente ocidental do Monte Murado, situada dentro dos limites de Perosinho, foram encontrados alguns objectos de pedra polida que remontam ao período do Neolítico. Neste monte existiu um castro de grande importância.

- Via Militar Romana
Por Perosinho passou uma via militar romana, a denominada Itinerária do Imperador António Pio (séc. III), que ligava Lisboa a Braga. Esta estrada romana aparece referida em vários documentos medievais e situar-se-ia num traçado paralelo à actual estrada nacional I, pois passava por Brantães, em Sermonde, e por Guimarães e Crasto, dois lugares de Perosinho.

- As calçadas de Crasto e da Boavista
Até meados do nosso século, existiu, no lugar de Crasto, um troço de calçada tipicamente romana que hoje deu lugar ao asfalto.

Páginas Relacionadas
Página 1325:
1325 | II Série A - Número 032 | 08 de Abril de 2000   lavras, quer estejam a
Pág.Página 1325
Página 1326:
1326 | II Série A - Número 032 | 08 de Abril de 2000   b) Os grupos parlament
Pág.Página 1326