O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1706 | II Série A - Número 052 | 28 de Junho de 2000

 

A origem do seu nome é comummente associada a um convento da Ordem Religiosa de S. Francisco de nome Praxel ou Parchel, edificado no século XVII.
Há cerca de 200 anos o Parchal era um lugar praticamente desabitado, resumindo-se a uma quinta isolada e perdida à beira-rio, que tinha do outro lado das águas do águas do rio Arade a Vila Nova de Portimão, cujo acesso era então somente feito por uma barca de passagem.
Tradicionalmente a agricultura desempenhou um papel predominante no moderado crescimento demográfico e na actividade económica, assente em quintas e na cultura de sequeiro.
Depois surgiram as fábricas conserveiras, as casas térreas dos(as) operários(as), os bairros entre as altas e imponentes chaminés, o caminho de ferro, o comboio e a estação, dando lugar à pequena urbe do Parchal.
O Parchal cresce ligada intrinsecamente à indústria conserveira e com o declínio desta, na década de setenta, ficou praticamente condenado a resumir-se a uma povoação de reformados e de idosos ou a um lugar de passagem de tráfego ferroviário e rodoviário.
Caracterização sócio-económica

Nesta fase de declínio sócio-económico do Parchal, surgiu a Cooperativa Che Lagoense, criada em 1976, a qual inverteu por completo as negativas perspectivas desta povoação.
Esta cooperativa ao dar resposta, no Parchal, a uma carência de habitação social e a preços controlados ao concelho de Lagoa, atraiu também dezenas de famílias e de jovens casais do município de Portimão, devido à idoneidade e profissionalismo na gestão processual, qualidade e segurança dos fogos, preços adequados aos rendimentos dos cooperantes e capacidade em proporcionar o bem-estar dos residentes, seja pelas zonas envolventes ou seja pelas áreas destinadas a equipamentos sociais.
A Che Lagoense determinou o futuro do Parchal, povoação que cresceu de modo surpreendente em termos demográficos e naturalmente que viu florescer, de novo, o comércio e os serviços, a par de merecer respostas claras do poder central e local em termos de equipamentos sociais.
Ao construir fogos e fixar pessoas, a Cooperativa viabilizou e/ou estimulou um conjunto impressionante de serviços públicos, de estabelecimentos comerciais, de parques infantis, de jardins e zonas verdes, de espaços para ocupação de tempos livres, de espaços para a prática do desporto e de novos edifícios educativos.
A EN125 passou a dividir o dito Parchal-velho do novo Parchal, zonas urbanas arquitectonicamente, socialmente e economicamente distintas, mas que se complementam e vivem em saudável comunhão.
O Parchal tornou-se uma urbe com elevado crescimento, mas ordenado, e com um desenvolvimento sustentado, o que levou a que nela fosse criada uma delegação da junta de freguesia de Estômbar, de quem dependia político-administrativamente.
Perante os ímpares indicadores sócio-económicos, o Parchal constitui-se em freguesia com o mesmo nome em 12 de Julho de 1997, através da Lei n.º 31/97, passando a sua área administrativa a incluir os sítios da Bela Vista, do Pateiro, do Parchal, parte da Ponte Charuto, do Poço dos Pardais, dos Corgos e das Marinhas do Parchal.
Sendo uma nova freguesia, e uma das mais jovens do Algarve, o Parchal continua hoje a constituir um caso deveras singular em termos demográficos, dado ser uma área urbana com um elevado crescimento e em franco desenvolvimento económico e social.
O Plano de Urbanização, denominado UP1, que inclui o Parchal, tem como horizonte a curto prazo servir 7500 habitantes, com um crescimento estimado de mais de 7500, sendo portanto uma área de forte desenvolvimento urbanístico e inclusive peculiar no contexto da região algarvia.
O Pavilhão Multiusos do Arade, projecto conjunto de autarquias, organismos públicos e empresas privadas, constitui uma iniciativa recente que, pela sua dimensão e pelos seus objectivos, irá novamente, no novo milénio, determinar o crescimento e o desenvolvimento sustentado do Parchal.

Caracterização dos equipamentos

Sede da Junta de Freguesia;
Dois jardins de infância;
ATL da Che-Lagoense;
Escola Básica do 1.º ciclo;
Escola Básica do 2.º e 3.º ciclo;
Associação Cultural e Desportiva Che-Lagoense;
Grupo de Cantares do Parchal;
Sociedade Recreativa Boa-União Parchalense;
Dois salões de festas polivalentes;
Pavilhão Multiusos do Arade;
Transportes públicos colectivos rodoviários e ferroviários;
Praça de táxis;
Caixa de Crédito Agrícola Mútua de Lagoa/Parchal;
Extensão do Centro de Saúde de Lagoa;
Duas clínicas dentárias;
Consultório médico privado;
Estação dos CTT;
Dois pavilhões desportivos;
Polidesportivos;
Igreja;
Restaurantes;
Cafés e pastelarias;
Padaria;
Supermercado;
Mercearias;
Mini-mercados;
Frutarias;
Peixarias;
Talhos;
Lavandarias;
Agências imobiliárias;
Estabelecimentos comerciais de electrodomésticos, material eléctrico e telecomunicações;
Estabelecimentos comerciais de alumínios, tectos e chãos;
Estabelecimentos comerciais de mobiliário, arte e decoração;
Estabelecimentos comerciais de venda de materiais de construção civil;
Estabelecimento comercial de equipamento de segurança e combate a incêndios;
Estabelecimentos comerciais de viaturas e de motociclos;
Estabelecimento industrial de mármores;
Empresas de construção civil
Fábrica de gelados;
Oficinas de reparação de automóveis;
Papelarias;
Sapatarias;
Drogarias;
Estaleiros navais;
Porto de Pesca e Lota;
Parque Industrial.

Páginas Relacionadas
Página 1697:
1697 | II Série A - Número 052 | 28 de Junho de 2000   Capítulo IV Da pro
Pág.Página 1697
Página 1698:
1698 | II Série A - Número 052 | 28 de Junho de 2000   com Instituições de So
Pág.Página 1698
Página 1699:
1699 | II Série A - Número 052 | 28 de Junho de 2000   Artigo 2.º Acções
Pág.Página 1699
Página 1700:
1700 | II Série A - Número 052 | 28 de Junho de 2000   c) Preferência, em igu
Pág.Página 1700