O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1450 | II Série A - Número 038 | 03 de Março de 2001

 

Considerando o progresso social registado na povoação da Gafanha da Nazaré, o qual se traduz na existência de diversas instituições de interesses público (...)".

Mais de 30 anos passados, podemos concluir que as gentes da Gafanha conseguiram superar largamente a honra concedida por este decreto, dando continuidade, gerações após gerações, à obra daqueles que, em 1910, mereceram a honra de freguesia e sobretudo àqueles que na década de 60 se bateram pela elevação à categoria de vila. Pelo que a seguir ficará demonstrado, a Gafanha da Nazaré estará em condições de, agora, assinalar o seu crescente desenvolvimento a todos os níveis com a justa elevação à categoria de cidade, proposta no presente projecto de lei.
Em termos económicos, a Gafanha da Nazaré conta com importantíssimos equipamentos, o Porto de Aveiro, o porto de Pesca Longínqua, o Porto de Pesca Costeira e o Terminal Químico, que lhe permitem ocupar um papel de grande relevo a nível nacional, afirmando-se claramente como a verdadeira Porta da Europa, quer através do Porto de Aveiro, um dos mais importantes do País, quer através do IP5, via preferencial que liga este porto à Espanha e a partir daí ao resto da Europa.
Na Gafanha da Nazaré estão sediados praticamente todos os armadores de pesca longínqua a nível nacional e uma grande percentagem dos armadores ligados à pesca costeira, sectores que, apesar da recessão verificada nos últimos anos, continuam a marcar a vida económica desta zona. Igualmente relacionadas com esta área estão as inúmeras empresas que se dedicam à comercialização e transformação do pescado.
A nível económico, o sector do turismo ocupa também uma posição importante, atraindo a praia da Barra a esta freguesia largas dezenas de milhares de turistas nacionais e estrangeiros.
Em termos sócio-culturais, a Gafanha da Nazaré demonstra um dinamismo impressionante com a existência de várias dezenas de associações e grupos que participam activamente na vida da comunidade, dedicando-se a áreas tão diversas como a solidariedade social, o combate à toxicodependência, a cultura, o ambiente, o desporto, etc. Nesta área é igualmente importante destacar a grande participação dos jovens.
Ao nível desportivo, a Gafanha da Nazaré conta com um Complexo Desportivo, com um estádio relvado e dois campos de treinos, uma piscina municipal, campos de ténis e dois pavilhões desportivos, entre outros equipamentos.
A partir desta vila emite a Rádio Terra Nova, um dos mais importantes órgãos de comunicação social de todo o distrito de Aveiro e é publicado igualmente o jornal O Timoneiro.

Enquadramento legal

No respeito pelo artigo 13.º da Lei n.º 11/82, de 2 de Junho, que regulamenta o "Regime de criação e extinção das autarquias locais e de designação e determinação da categoria das povoações", a vila da Gafanha da Nazaré cumpre claramente os requisitos exigidos para a elevação à categoria de cidade:

Número de eleitores:
À data de 21 de Fevereiro de 2001 a vila da Gafanha da Nazaré contava com cerca de 10 000 eleitores, o que ultrapassa largamente os 8000 exigidos pela lei acima referida. Em termos absolutos a população da Gafanha da Nazaré estará hoje em dia na casa dos 15 000 habitantes, pois há um significativo número de novos residentes que não são recenseados nesta freguesia e que lentamente o vão fazendo, verificando-se um aumento constante do número de eleitores.

Equipamentos colectivos:
Das 10 alíneas contempladas no artigo 13.º, a Gafanha da Nazaré preenche oito, o que supera claramente os 50% exigidos pela lei, a saber:

b) Farmácias - Existem na vila da Gafanha da Nazaré duas farmácias em pleno funcionamento.

d) Casa de espectáculos e centro cultural - Situado bem no centro da vila da Gafanha da Nazaré fica o moderno Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, um equipamento polivalente que é hoje em dia o principal palco do concelho de Ílhavo no que a manifestações culturais diz respeito. Este espaço cultural está dotado, por exemplo, de um grande auditório com capacidade para 500 pessoas sentadas e de um pequeno auditório com a lotação de 70 lugares. O centro cultural conta igualmente com uma bem equipada biblioteca, um espaço destinado à utilização da Internet, uma sala de exposições e diversas salas de reuniões à disposição das associações locais.

e) Museu e Biblioteca - A Gafanha da Nazaré conta, neste momento, com um museu municipal, a Casa Gafanhoa e contará a partir do verão de 2001 com o Navio-Museu Santo André. Está igualmente situada nesta vila uma biblioteca municipal.

Museu Municipal Casa Gafanhoa - Recentemente inaugurada, a Casa Gafanhoa é um museu municipal situado no centro da vila da Gafanha da Nazaré. Trata-se de uma casa típica desta freguesia e que data de 1929, pertença de uma família tradicional da Gafanha da Nazaré, pretende dar a conhecer o modo de vida das gentes desta terra, demonstrando claramente a forte ligação ao mar e à terra, elementos naturais que desde sempre pautaram o quotidiano dos "gafanhões", designação polémica que tradicionalmente se atribui aos habitantes das gafanhas.
A Casa Gafanhoa sintetiza as duas facetas mais características dos habitantes destas paragens ao longo dos anos, por um lado a forte ligação à lavoura, que levou à conquista de terras ao mar, os chamados alagadiços, progressivamente transformados em terras cultiváveis, e o recurso ao moliço como rico fertilizante. Por outro lado, a Casa Gafanhoa permanece como um símbolo da simbiose entre o homem e o mar, pois a família que ali viveu dedicava-se à pesca do bacalhau, neste caso concreto no topo da hierarquia, pois o proprietário era proprietário e gerente de uma das inúmeras empresas que operavam na principal actividade da económica da Gafanha da Nazaré, a mesma que ao longo de todo o séc. XX atraiu a esta localidade portugueses de norte a sul do nosso país.
Navio-Museu Santo André - A partir do verão de 2001, encontra-se neste momento em processo de transformação, a Gafanha da Nazaré contará com mais um museu, neste caso um ilustre intérprete da saga da pesca do bacalhau, nada mais nada menos que o arrastão Santo André, um "bacalhoeiro" com mais de 50 anos que efectuou a sua primeira viagem aos mares da Terra Nova no longínquo ano de 1949. Mais de 50 anos após o seu "baptismo de fogo" e quatro anos após a sua última viagem, o Santo André prosseguirá a sua "faina" como um testemunho vivo da fabulosa Epopeia dos Bacalhaus, sem dúvida o maior orgulho das gentes da Gafanha da Nazaré.

Páginas Relacionadas
Página 1447:
1447 | II Série A - Número 038 | 03 de Março de 2001   O presente projecto de
Pág.Página 1447