O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1576 | II Série A - Número 045 | 29 de Março de 2001

 

III - Área da futura circunscrição

A área da futura circunscrição é de 37,8 km2.

IV - População e número de eleitores residentes na área da futura circunscrição

A população residente na freguesia da Quarteira é actualmente de 25 774, estando recenseados 15 879.

V - Posto de assistência médica com serviço de permanência

A freguesia de Quarteira dispõe de uma extensão do Centro de Saúde de Loulé; dois postos de enfermagem; 12 consultórios médicos; dois centros médicos com serviço permanente e assistência domiciliária; um serviço de cardiologia, dermatologia, estomatologia e clínica geral; um serviço de ginecologia, obstrectícia, oftalmologia e ortopedia; um serviço de traumatologia, psiquiatria e urologia e um serviço de ambulância autónomo.

VI - Farmácias

A freguesia de Quarteira dispõe de três farmácias.

VII - Casa de espectáculos

Nesta matéria é de realçar a existência da Urbanização de Vilamoura, inserida na freguesia de Quarteira, com cinema, casino, galerias de arte, espectáculos diários de dança, ballet, folclore, música ao vivo, ligeira e clássica, exposições, concertos no Marina Hotel, Hotéis D. Pedro, Ampalius e Atlantis.

VIII - Transportes públicos colectivos

A freguesia de Quarteira é servida por uma estação ferroviária, um terminal rodoviário com sete redes de transportes públicos, de passageiros e de mercadorias.
As populações são servidas por carreiras de e para Loulé, Faro e Albufeira, Lisboa, Évora, Beja, Fátima, Coimbra e Porto, uma carreira urbana de autocarros e dois comboios turísticos que fazem um circuito largado a quase toda a área urbana.
Existem ainda cerca de 50 empresas de rent-a-car e oito praças de táxis. Nas épocas baixas trabalham cerca de 30 táxis e na época alta são cerca de 70.

IX - Estação dos CTT

Na freguesia de Quarteira existem duas estações de correios.

X - Instalações de hotelaria

Hotéis de turismo - oito;
Hotel de apartamentos - um;
Estalagem - uma;
Turismo rural - um;
Parque de campismo - um;
Aldeamentos turísticos - 20.

A área de serviços de restaurantes e de bebidas está fortemente implantada, dispondo de várias centenas de estabelecimentos, cerca de 60% do total da oferta do actual concelho.
Actualmente a freguesia de Quarteira dispõe de 585 estabelecimentos de cafés, restaurantes e outros similares, designadamente:
Restaurantes - 80;
Bebidas, cafés, bares e tabernas - 125;
Supermercados/talhos/charcutarias - 10 cada;
Pastelarias - 14.

XI - Estabelecimentos de ensino pré-primário, infantário, preparatório e secundário

Na área do ensino e educação o parque escolar engloba os seguintes equipamentos:

a) Pré-escolar - seis escolas pré-primárias, estando previstas a construção de mais duas escolas;
b) Nível básico - quatro escolas do 1.º ciclo, estando prevista a construção de outra escola; três escolas do 2.º ciclo e três escolas do 3.º ciclo;
Nível secundário - duas escolas secundárias, com cerca de 1200 alunos, com cursos normais e tecnológicos; uma escola profissional com cursos técnicos profissionais e de especialização tecnológica.

XII - Corporação de bombeiros

A freguesia de Quarteira tem actualmente duas corporações de bombeiros.

XIII - Parques e jardins públicos

A cidade e freguesia de Quarteira tem três parques infantis: um na rua Poeta Pardal, outro no largo das Palmeiras e outro no largo Filipe Jonas - isto por um lado. Por outro, como é sabido, Vilamoura é um grande jardim público.

XIV - Agências bancárias

A freguesia de Quarteira tem actualmente oito agências bancárias, oito caixas de multibanco e oito gabinetes de contabilidade.

XV - Viabilidade económica do concelho de origem (Loulé) e a criar (Quarteira)

Nos termos legais, não poderá ser criado nenhum município se se verificar que as suas receitas, bem como as do município de origem, não são suficientes para a prossecução das atribuições que lhes estiverem cometidos.
As várias fontes de receitas previstas no artigo 4.º da Lei das Finanças Locais; a revisão em curso desta lei, em que já existe um consenso sobre a necessidade de aumentar os recursos financeiros das autarquias locais são um prenúncio favorável à viabilidade financeira do futuro concelho de Quarteira e à sustentação financeira do concelho de Loulé.
A contribuição autárquica apresenta, segundo documento enviado da 2.ª Repartição de Finanças em Quarteira, uma receita de previsão para 1999 de Esc. 750 000$.
A média das receitas totais de contribuição autárquica do actual concelho de Loulé, entre 1994 e 1996, foi de Esc. 1 257 475 000$ e em 1998 foi de Esc. 1 236 273 000$. Quarteira contribuiu com cerca de 60,6% das receitas totais de contribuição autárquica de todo o concelho de Loulé.
Quanto ao imposto municipal de Sisa, a previsão de receita em 1999 para Quarteira é de Esc. 2 212 895 000$. Quarteira contribuiu com cerca de 54,2% da receita total da Sisa do concelho de Loulé. A evolução deste imposto é visível.
O imposto sobre veículos apresenta uma previsão de Esc. 25 000 000$ para 1999, em Quarteira e Esc. 95 180 000$ em Loulé. Quarteira contribuiu com cerca de 26,2% da receita total do concelho de Loulé.

Páginas Relacionadas
Página 1577:
1577 | II Série A - Número 045 | 29 de Março de 2001   A existência de um par
Pág.Página 1577
Página 1578:
1578 | II Série A - Número 045 | 29 de Março de 2001   de assegurar estabilid
Pág.Página 1578
Página 1579:
1579 | II Série A - Número 045 | 29 de Março de 2001   Eremita que desaparece
Pág.Página 1579