O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0202 | II Série A - Número 010 | 01 de Junho de 2002

 

Capelas

- Capela da Quinta
Restaurada recentemente, é uma pequena ermida românica de evocação de Nossa Senhora da Piedade.
Originalmente românica, foi modificada no século XVII.
Toda a pequena nave e a fachada com a sua sineira, mantém, no entanto, a sua traça original.
No interior, salva-se o arco triunfal, ainda de volta redonda, assente em pés direitos com impostas decoradas. Tem de vão 2,55 metros, de altura 2,85 metros. A espessura do arco é de 65 centímetros.

Solares

- Casa do Areal
Foi construída em 1769, é brasonada, e nela esteve hospedado o rei D. José I.
Foi saqueada e incendiada pelos franceses em 1810, sendo posteriormente reedificada.
- Casa do Foral
Actual escola primária, onde funcionaram reuniões importantes para o futuro de Baltar.
- Solar dos Coelho Pereira
Foi construído em 1776, e encontra-se localizado no lugar do Outeiro.
- Solar de Ernesto Leão

II - Breve caracterização geográfica e demográfica

A freguesia de Baltar situada na zona norte do concelho de Paredes ocupa uma área de 7,70 km2.
Confronta com as freguesias de Cete, Parada de Todeia, Vandoma, Mouriz e Vila Cova de Carros e com a vila de Gandra.
Em termos de acessibilidades, situa-se perto do nó da A4 e é atravessada pela EN 15, sendo, portanto, bem servida em termos de transportes públicos.
Analisando a evolução demográfica de Baltar nos últimos anos, é notório o acentuado crescimento.
Os dados registados pelo Instituto Nacional de Estatística informam que em 1991 a população residente de ambos os sexos era de 4023 e de acordo com os dados provisórios dos Censos 2001 perfaz, neste momento, o número de 4671, sendo a taxa de variação de 16,1%. Os indivíduos recenseados perfazem o número de 3377.

III - Actividades económicas

Relativamente às actividades económicas a freguesia de Baltar, sendo atravessada pela EN 15, possui um intenso tráfego automóvel, o que contribuiu para ser uma freguesia com grande tradição comercial. O pequeno comércio caracteriza-se por estabelecimentos de restauração, floristas, drogarias, comércio de combustíveis e lubrificantes, artigos desportivos, pronto-a-vestir, comércio de mobiliário, mini-mercados e comércio de automóveis e acessórios.
Hoje em dia, para além de manter a tradicional vocação comercial, a freguesia está muito bem equipada em matéria de serviços, fazendo dela um pólo económico muito importante para o concelho de Paredes. Devem destacar-se: gabinete de projectos, kartódromo, clínica dentária, cabeleireiros e barbearias, estação dos correios, agências bancárias, agência seguradora, farmácia, Extensão do Centro de Saúde de Paredes, laboratório de análises clínicas, consultórios médicos e corporação de bombeiros.
O sector secundário encontra-se em desenvolvimento, pois o número de oficinas e fábricas de mobiliário tem vindo gradualmente a aumentar. Deve-se ainda referir a existência de algumas empresas do sector têxtil. Perspectivando um acréscimo significativo nesta actividade foi constituída a empresa Paredes Industrial, E. M., responsável pela dinamização, promoção e gestão do Parque Empresarial de Baltar/Parada de Todeia, com uma área de aproximadamente 40 hectares.
O sector primário continua a existir mas tem vindo a perder importância a nível económico, prevalecendo a produção para o autoconsumo.

IV - Equipamentos e actividade social e cultural

A par do crescimento populacional verificado na última década, a freguesia de Baltar é marcada por um forte dinamismo sócio-cultural e desportivo.
Deverão assinalar-se as seguintes infra-estruturas culturais e desportivas que permitem garantir suportes físicos e organizativos às actividades dos agentes culturais e desportivos desta localidade:
- O Kartódromo, em funcionamento desde 1994 e onde se realizam inúmeras provas da modalidade, simboliza o progresso e o grau civilizacional que atingiu a freguesia;
- Campo de Futebol do "União Sport Clube de Baltar";
- O Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária de Baltar que, após o horário lectivo, se encontra aberto e disponível para utilização das colectividades;

Neste cenário, o movimento associativo é rico e variado, proliferando diversas colectividades de natureza cultural, recreativa e desportiva. São de destacar, na área cultural, a: Associação Musical e Cultural de Baltar, com a Banda de Música; o Club de Jazz de Baltar, com uma actividade regular na área do teatro amador e no desporto, envolvendo, sobretudo, a população mais jovem.
Na área do desporto, é de referir o União Sport Clube de Baltar, com uma equipa de futebol a disputar a I Divisão do Campeonato Distrital da Associação de Futebol do Porto.
Para além do futebol, e como já se referiu, esta freguesia possui um forte atractivo para os amantes do desporto automóvel, que é o Kartódromo, onde se têm realizado diversas provas classificativas no âmbito do Rally de Portugal.
Ao nível da acção social e solidariedade, Baltar conta com o Centro Social e Paroquial que, ao nível de apoio à Infância possui as valências de Jardim de Infância e ATL, e no apoio à Terceira Idade, Centro de Dia e Apoio Domiciliário.
Relativamente ao domínio da educação, a comunidade tem ao seu dispor estabelecimentos de ensino de todos os níveis, desde o pré-escolar ao secundário. Possui um jardim de infância da rede pública e dois privados, abrangendo um total de 175 crianças, três escolas do 1.º ciclo, frequentadas por cerca de 300 alunos, uma escola básica com 2.º e 3.º ciclos, frequentada por mais de 800 alunos e uma secundária, com uma população escolar que ronda os 750 alunos.
Baltar possui um espaço central, neste momento em fase de requalificação e que funcionará como uma zona de lazer, sendo, ao mesmo tempo, a verdadeira "sala de visitas" da localidade.
Atendendo a que a povoação de Baltar reúne os requisitos previstos na Lei n.º 11/82, de 2 de Junho, e ao abrigo

Páginas Relacionadas
Página 0213:
0213 | II Série A - Número 010 | 01 de Junho de 2002   Deverão assinalar-se a
Pág.Página 213