O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0981 | II Série A - Número 032 | 11 de Outubro de 2002

 

- Instituição paroquial, com os seguintes equipamentos de apoio: jardim de infância, creche, ATL, centro de dia e lar para apoio a idosos;
- Casa do Povo, que desenvolve várias actividades de âmbito recreativo e cultural.
2 - Quanto às infra-estruturas educativas de carácter público, dispõe de um jardim de infância, duas escolas do 1.º ciclo do ensino básico, uma biblioteca, um museu de âmbito regional, inserido na rede portuguesa de museus e com estatuto de instituição formadora dada pelo Ministério da Educação, e um arquivo histórico local.
3 - Infra-estruturas de carácter recreativo e cultural:
- Associação Desportiva Recreativa e Educativa da Palhaça, ADREP, com sede própria e ainda com os seguintes equipamentos: um pavilhão desportivo com várias valências, uma pista de atletismo, um polidesportivo descoberto, uma piscina descoberta para adultos e uma piscina descoberta para crianças. Esta associação desenvolve acções de âmbito cultural, recreativo e desportivo, tendo já lançado campeões nacionais na área do atletismo.
No âmbito cultural todos os anos é realizada a semana cultural em várias actividades.
A povoação tem também um rancho folclórico, na dependência da Casa do Povo, o qual mantém vivas as tradições de cantares e danças dos nossos antepassados.
Na povoação existe também um grupo de escuteiros, com sede própria e campo de formação.
4 - Festas e romarias: São Pedro (29 de Junho, Mártir de São Sebastião e Nossa Senhora da Memória - 2.º domingo de Agosto)

III
Informações turísticas

A povoação dispõe de um posto de informação turística e juvenil e de uma mediateca.

IV
Património

O património artístico-cultural existente demonstra a antiguidade da povoação e a preocupação em o manter:
Duas pontes medievais, assentes sobre os restos das anteriores que eram romanas (classificadas); uma Igreja velha, com um recheio do século XV ao século XIX; dois cruzeiros do século XVIII; a Capela de Nossa Senhora do Rosário do século XIX; o Coreto, que foi a primeira obra em betão de toda a região da Bairrada e que é um ex-libris regional; a Igreja nova, construção da década de 60, com obras de arte de reconhecido valor da mesma época; um museu, que no seu recheio inclui não só património da localidade mas também de toda a região, do período do século XV ao século XIX nas áreas da arte sacra, etnografia, musicologia, livraria antiga, fundos documentais de personalidades regionais e algumas de âmbito nacional.

V
Saúde

A povoação dispõe de:
- Uma extensão de saúde com um quadro médico suficiente para dar resposta a todas as necessidades de cuidados primários;
- Uma farmácia;
- Uma clínica;
- Dois estabelecimentos de próteses e afins.

VI
Actividades económicas

1 - O cultivo do milho, a batata e a viticultura são as principais actividades de carácter rural.
2 - Tem uma zona industrial devidamente infra-estruturada, encontrando-se na povoação instaladas as seguintes indústrias: mármores, confecções, metalúrgicas, alumínio, transformadoras de plástico, fibras de vidro.
3 - Na restauração e comércio dispõe de cinco restaurantes, cinco padarias/pastelaria, 11 cafés e snack-bares, dois salões para banquetes, dois comércios alimentares, duas ourivesarias/relojoarias, dois prontos-a-vestir, quatro lojas de materiais de construção, quatro drogarias e afins, duas sapatarias, quatro peixarias charcutarias e talhos, três lojas de electrodomésticos e afins, quatro lojas de artigos de beleza e saúde, quatro lojas de decorações, três lojas de produtos e dois postos de abastecimento de combustível.
4 - Nos serviços dispõe de três bancos, quatro gabinetes de contabilidade e consultoria, quatro gabinetes de seguros, uma escola de condução e uma estação de correios.
5 - Uma feira bimensal que se realiza nos dias 12 e 29 e é considerada uma das mais importantes da Beira Litoral.

VII
Infra-estruturas ambientais

A povoação está dotada de redes de água e esgotos, televisão por cabo e rede de energia eléctrica subterrânea na zona central, tratamento urbano das principais ruas, com passeios e zonas ajardinadas.

VIII
Transportes públicos

A povoação dispõe de uma rede de transporte público colectivo.

IX
Gastronomia

Leitão à Bairrada e chanfana de cabrito, com os famosos vinhos da Bairrada.

X
Situação geográfica, área e demografia

A freguesia da Palhaça, da freguesia do mesmo nome, pertence ao concelho de Oliveira do Bairro, distrito e Diocese de Aveiro e está inserida na região da Bairrada. Fica situada no extremo nordeste do concelho de Oliveira do Bairro e dista 12 Km da cidade de Aveiro, 45 Km da cidade de Coimbra e 11 Km de Oliveira do Bairro, que é a sede de concelho.
No último recenseamento geral da população foram recenseados 2318 habitantes, distribuídos por 779 famílias.

XI
Motivação

A elevação da povoação da Palhaça a vila é mais um forte estímulo para a aceleração do seu desenvolvimento sustentado, com as consequentes repercussões na atracção de novos investimentos e melhoria da qualidade de vida.
Face ao exposto, parece-nos que se encontram reunidos os requisitos previstos no artigo 12.º, conjugado com o artigo 14.º, da Lei n.º 11/82, de 2 de Junho, para que a povoação da Palhaça seja elevada à categoria de vila.
Assim, os Deputados do Grupo Parlamentar do CDS-Partido Popular, abaixo assinados, ao abrigo das disposições

Páginas Relacionadas
Página 0980:
0980 | II Série A - Número 032 | 11 de Outubro de 2002   para actuações em di
Pág.Página 980
Página 0982:
0982 | II Série A - Número 032 | 11 de Outubro de 2002   constitucionais e re
Pág.Página 982