O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1256 | II Série A - Número 040 | 07 de Novembro de 2002

 

V - Actividades económicas

As actividades económicas baseiam-se, fundamentalmente, no sector secundário que, não descora, contudo, os sectores primário e terciário. Assim, destacam-se no sector primário: a vinha, a fruticultura, a pecuária e a criação de cavalos de raça. No sector secundário merecem referência as indústrias de confecção, a construção civil e o imobiliário. Enquanto no sector terciário os postos de trabalho se distribuem pela construção civil, confecções, agricultura e comércio.

VI - Infra-estruturas

Relativamente a estas podem enumerar-se as seguintes estruturas económico-sociais:

Empresas de construção civil - 5
Indústria imobiliária - 1
Fabriqueta de tinturaria - 1
Confecções - 7
Indústria de calçado - 1
Indústria de embalagem de peixe - 1
Oficina de vendas e reparações de bicicletas e motorizadas - 1
Oficina de chapeleiro e pintura - 1
Empresa de climatização - 1
Empresa de jardinagem - 1
Empresa de pichelaria - 1
Mini-mercados - 4
Talho - 1
Restaurantes - 2
Tascas - 2
Cafés e snack-bar - 2
Barbearia - 1
Cabeleireiras - 2
Serviço de taxis - 1

Corvite conta, ainda, com infra-estruturas eléctricas, de canalização de água, de recolha de lixo e de transportes públicos.
Relativamente a vias de comunicação, a sua situação geográfica faz de Corvite um ponto de ligação entre o distrito de Braga e o concelho de Guimarães. Destacam-se duas estradas alcatroadas, uma delas, vem da estrada municipal que liga S. João de Ponte a Santo Estevão de Barreiros, a outra parte da estrada nacional 101 Braga-Guimarães, funde-se com a primeira no lugar de Souto de Ribas e segue para a Igreja Paroquial, prosseguindo para S. João de Ponte, por Pomar Dufe, até voltar a entroncar na estrada nacional 101. A construção destas estradas, a primeira, aproximadamente, há 16 anos e a segunda, aproximadamente, há quatro anos, veio melhorar os acessos às freguesias de Prazins de Santa Eufémia, Prazins de Santo Tirso e São João da Ponte.

VII - Estruturas sócio-culturais

Destaca-se em Corvite:

- Uma escola de ensino básico, 1.º ciclo, com 4 salas, 1 polivalente e uma cantina;
- Um infantário;
- Um salão paroquial e social com sete salas e um auditório;
- Um agrupamento de CNE;
- Centro Paroquial Polivalente;
- Parque desportivo;
- Associações desportivas, culturais e recreativas;
- Grupo coral;
- Um campo de futebol;
- Uma igreja paroquial;
- Uma capela do século XIII.

Outros:
- Dois cemitérios.

VIII - Turismo

Corvite, pela sua história, pelas suas paisagens, pelo seu artesanato, pela sua gastronomia, pelos seus bons vinhos e pela sua hospitalidade, tem atractivos suficientes para convidar as pessoas a uma visita guiada por toda a área geográfica que a compõe e circunda.
Como especiais pontos de atracção turística, destacam-se, para além da sua belíssima paisagem, a capela da Sr.ª da Expectação, do séc. XIII, com destaque para os frescos, pedra de ara e esplendorosas pinturas nas talhas e as casas brasonadas do séc. XVI.
Pela viabilidade da futura freguesia de Corvite pronunciaram-se, igualmente, de forma positiva, os órgãos autárquicos envolventes.
Por tudo o exposto, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, concretizando, assim, o desejo da população de Corvite apresenta o seguinte projecto de lei:

Artigo 1.º

É criado no concelho de Guimarães a freguesia de Corvite.

Artigo 2.º

O espaço geográfico da freguesia de Corvite será a desanexar da freguesia de Junta de Ponte, concelho de Guimarães, com os seguintes limites: parte do lugar de Pomar de Ufe, que faz fronteira com a vila de Ponte, seguindo-lhe os lugares do Isqueiro e da Ribeira que, encontrando-se no mesmo extremo, fazem também fronteira com Ponte. Temos depois o lugar de Campo Novo que, encontrando-se no outro extremo de Corvite, faz fronteira não só com Ponte, mas também com Santa Eufémia de Prazins. Seguem-se-lhe os lugares de Sobreira e Santo de Arribes que fazem a delimitação entre Corvite e Santo Tirso de Prazins, passando depois pelos lugares de Cartas, Tarrio e Passinhos que, por sua vez, fazem fronteira com a freguesia de Penselo. A delimitação de Corvite termina no lugar de Rachão que, não só faz fronteira com Ponte, como também, serve de limite com a freguesia de Fermentões.

Artigo 3.º

A comissão instaladora, da nova freguesia, será constituída nos termos do artigo 9.º da Lei n.º 8/93, de 5 de Março, e terá a seguinte constituição:

a) Um representante da Assembleia Municipal de Guimarães;

Páginas Relacionadas
Página 1254:
1254 | II Série A - Número 040 | 07 de Novembro de 2002   - Dois grupos music
Pág.Página 1254
Página 1255:
1255 | II Série A - Número 040 | 07 de Novembro de 2002   Freijão, na paróqui
Pág.Página 1255
Página 1257:
1257 | II Série A - Número 040 | 07 de Novembro de 2002   b) Um representante
Pág.Página 1257
Página 1258:
1258 | II Série A - Número 040 | 07 de Novembro de 2002   Consultar Diário or
Pág.Página 1258