O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4270 | II Série A - Número 106 | 28 de Junho de 2003

 

Nos escassos momentos de lazer, as pessoas atenuavam as canseiras quotidianas em convívios, onde as danças, músicas folclóricas e os jogos populares eram o "prato forte".
Com os novos ventos do progresso, mercê da elevação cultural dos jovens, as mentalidades foram-se transformando e começavam a surgir interessantes actividades culturais.
Para além disso, Fátima regista, cada vez mais, a influência de artistas portugueses e estrangeiros. Escultores, pintores, cinzeladores, ourives, vitralistas e arquitectos deixam nesta povoação o que de melhor das suas criações artísticas se pode encontrar, quer no Santuário, recinto e edificações, quer distribuídas por várias instituições religiosas ou em locais públicos. Está projectada para Fátima a construção de um centro de congressos.
Podemos salientar, pela sua volumetria e impacto arquitectónico, os seguintes edifícios:

- O Centro Pastoral Paulo VI, situado entre as Avenidas D. José Alves Correia da Silva e Papa João XXIII, construído em homenagem ao Sumo Pontífice que lhe dá o nome, pela sua peregrinação em 13 de Maio de 1967, para presidir às Comemorações do Cinquentenário das Aparições. O edifício tem quatro pisos, o que corresponde a uma área coberta de 14 000 metros quadrados, sendo o projecto do Arquitecto Carlos Loureiro. É utilizado para a realização de encontros, reuniões, congressos e dos mais variados eventos de índole religiosa, científica e cultural. Para tal possui um grande anfiteatro, com capacidade para 2124 pessoas sentadas, um salão divisível em três salas, que comportam um total de 615 pessoas, cinco salas para 40 pessoas, uma sala para 60 pessoas e duas salas de 90 pessoas;
- O centro de acolhimento anexo dispõe de alojamentos e self-service para peregrinos de modestas condições económicas;

Junto da Igreja Matriz foi construído o Centro Pastoral "Três Pastorinhos". Aqui se desenvolvem diversas actividades religiosas, culturais e festivas, nomeadamente a Academia de Música de Santa Cecília. Neste edifício funcionou durante alguns anos a Rádio Fátima.
Na Cova da Iria estão abertos ao público o Museu de Cera, que, numa área coberta de 1600 metros quadrados, desenvolve em 28 cenas, com 110 figuras de cera, a história das Aparições e dos factos históricos a elas ligados, desde 1917 até aos nossos dias, e, ainda, o Museu-Vivo de 1917 com a representação de cenas das seis aparições de Nossa Senhora e do Anjo.
O primeiro foi inaugurado em 2 de Agosto de 1984 e o segundo em 30 de Junho de 1988. Em 13 de Outubro de 1991 foi inaugurado o Centro de Animação Missionária Allamano, das Missões da Consolata, que dispõe de salas de exposições de Arte Sacra e de conferências.
Em Aljustrel, num conjunto de casas de habitação e páteos restaurados, devidamente integrados na ruralidade da aldeia, está aberta ao público a denominada Casa-Museu, onde se encontram expostos objectos de adorno, utensílios de lavoura, trajes, louças e diversas peças relacionadas com os ofícios da época em que viveram os antepassados dos videntes (1860 a 1960).
Além dos centros de cultura atrás descritos, em Fátima existe ainda o Rancho Folclórico, fundado, apoiado e gerido pela Casa do Povo que o fundou em 1977. É mantido, essencialmente, pelo entusiasmo dos jovens que, com dedicação e perseverança, têm participado em numerosos desfiles e festivais levando o folclore e a etnografia locais além-fronteiras, acção que tem sido apreciada e merecido destaque especial na Região de Turismo de Leiria-Fátima, à qual Fátima pertence. Fez já várias digressões ao estrangeiro.
O Centro Pastoral Paulo VI é frequentemente palco de festivais, colóquios e acções de formação subordinados aos mais diversos temas de índole cultural, religioso e sócio-caritativo. A cidade usufrui ainda de um aeródromo (por legalizar) e de um Kartódromo onde decorrem actividades a nível nacional. No mesmo espaço praticam-se ainda desportos radicais

6.2. Associações
O número de associações tem aumentado de ano para ano, graças à dinâmica dos fatimenses.
Muitas vezes, além da Junta de Freguesia de Fátima e da Câmara Municipal de Ourém, são elas as responsáveis pela realização de eventos culturais, nomeadamente festivais, festas e arraiais, além de provas desportivas em todas as vertentes.
A pensar em criar infra-estruturas que melhorassem o apoio às muitas associações existentes na freguesia de Fátima, a câmara municipal decidiu levar por diante a criação de um complexo desportivo na cidade, que envolvesse um espaço onde fossem criadas condições para a prática de todas as modalidades. Neste momento, já existe projecto para a criação de um novo estádio, dado que o actual pertencente ao Centro Desportivo de Fátima que milita actualmente na II Divisão Nacional - já não tem capacidade de resposta.
Actualmente, as associações existentes em Fátima são as seguintes:

¢ Associação Shotokan Karatedo de Fátima
¢ Associação "Amantes de Sophie"
¢ Associação Cultural e Recreativa do Velhamento
¢ Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Moita Redonda
¢ Associação de Apicultores
¢ Associação de Artistas e Artesãos de Fátima
¢ Associação de Fátima Cultural - AFAC
¢ Associação de Hoteleiros de Fátima
¢ Associação de Moradores da Casa Velha
¢ Associação de Moradores de Boleiros
¢ Associação Equestre e Regional de Fátima
¢ Associação Recreativa, Desportiva e Cultural "Vasco da Gama - (Disputa a I Divisão Distrital)
¢ Associdaire - Associação de Cultura e Melhoramentos da Maxieira, Casalinho e Casal Farto
¢ Casa do Benfica de Fátima
¢ Casa do Povo de Fátima
¢ Centro Desportivo de Fátima
¢ Clube de Caçadores de Fátima
¢ Clube Veteranos de Fátima
¢ Cooperativa de Olivicultores
¢ Giesta Sport Clube
¢ Grupo de Atletismo de Fátima (GAF) (Com atletas campeões em várias modalidades a nível nacional e internacional)
¢ Grupo Desportivo e Cultural Eirapedrense
¢ Montamora Sport Clube

Páginas Relacionadas
Página 4275:
4275 | II Série A - Número 106 | 28 de Junho de 2003   V - Entidades consulta
Pág.Página 4275
Página 4276:
4276 | II Série A - Número 106 | 28 de Junho de 2003   de fiscalização [artig
Pág.Página 4276