O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4272 | II Série A - Número 106 | 28 de Junho de 2003

 

¢ Casa dos Videntes
¢ Fontes da Amoreira

7.4. - Património natural
Serra de Aire e Candeeiros - Uma faixa do concelho, a sul, correspondente à freguesia de Fátima, faz parte do Parque Natural da Serra d'Aire e Candeeiros, o mais importante maciço calcário do País. De realçar os vestígios de vegetação, rica em plantas raras e de grande interesse arqueológico, cultural e paisagístico.
Numa pedreira situada no Bairro (Ourém) foi recentemente descoberta uma jazida com pegadas de dinossaurios. Segundo os especialistas, esta descoberta reveste-se de um valor excepcional para a ciência natural.
O Monumento Natural das Pegadas de Dinossaurios de Ourém (Pedreira do Galinha) tem um invulgar valor científico, pedagógico e cultural, encontrando-se protegido nos termos do Decreto Regulamentar n.º 12/96, de 22 de Outubro.
O parque Natural da Serra d'Aire e Candeeiros foi criado pelo Decreto-Lei n.º 118/979, de 4 de Maio, com vista a proteger os aspectos naturais existentes dentro da sua área e defender o património arquitectónico e cultural, desenvolver actividades artesanais, renovar a economia local, através de secagem de plantas aromáticas, e promover o repouso e o recreio ao ar livre.

8 - Comunicação social

No campo da comunicação social regista-se a publicação de vários jornais e revistas. Assim, desde 1922 que é publicada a Voz de Fátima, órgão oficial do Santuário, actualmente com uma tiragem de 120 000 exemplares. Em anos recentes foram publicados os jornais Fátima e o Jornal de Fátima que, entretanto, suspenderam a publicação.
Em 8 de Dezembro de 1988, iniciou a sua publicação o jornal Notícias de Fátima que conta, actualmente, com uma tiragem de 4000 exemplares - tendo principiado como mensário, e edita-se, presentemente, como quinzenário.
O jornal Imparcial fundado em 1996, atinge uma tiragem de 5000 exemplares.
Algumas instituições religiosas publicam jornais e revistas, tais como as missões Consolata, como a revista Fátima Missionária. Por sua vez, as Religiosas Reparadoras de Nossa Senhora das Dores editam a revista Stella.
Estão abertas ao público três livrarias especializadas em livros de estudos de Pastoral e de tema fatimita e outros.

9 - Educação

9.1. - Do Pré-Escolar ao Ensino Profissional e Superior
Se estudarmos a evolução educacional podemos constatar que:

- em 1949 existiam dois colégios;
- em 1960 existiam três colégios.

Hoje, em 2002, o panorama que se nos depara é o seguinte:

No âmbito da educação salientamos a existência de 11 jardins de infância, sete oficiais e quatro particulares de institutos religiosos.
As escolas do 1.º ciclo são 13, 12 oficiais e uma particular.
O primeiro jardim de infância instalado na freguesia é o Centro de Assistência Social da Casa da Criança, no Valinho de Fátima, apoiado pela junta de freguesia e segurança social. Existe, ainda, o Centro de Recuperação Infantil (CRIF) destinado a apoiar crianças portadoras de deficiências, integrando uma parte educacional (até ao 4.º ano de escolaridade) e outra parte relacionada com a via profissionalizante (carpintaria, tapeçaria, actividades domésticas, bordados, encadernação, construção civil, etc).

Colégios/Escola de Hotelaria e Turismo:
- Colégio do Sagrado Coração de Maria, com a frequência de 569 alunos e 43 professores, até ao 9.º ano de escolaridade;
- Centro de Estudos de Fátima (CEF), com 1580 alunos e 145 professores, com frequência até ao 12.º ano de escolaridade;
- O Colégio de S. Miguel com 1213 alunos com frequência até ao 12.º ano de escolaridade e 91 professores. Administra ainda diversos cursos técnico-profissionais;
- A Escola Profissional de Ourém possui um "pólo em Fátima" onde são ministrados os cursos relacionados com a restauração e hotelaria e onde estudam, actualmente, 135 alunos;
- Está projectada para Fátima a construção de uma Escola de Hotelaria e Turismo, autónoma da Escola Profissional de Ourém;

Designação Jardins de Infância Escolas do 1.º ciclo Colégios Escola Profissional CRIF
Públicos Privados Públicos Privados Pólo de Fátima
Quantidade de Estabelecimentos 7 4 12 1 3 1 1
Número de alunos 206 265 550 74 3362 135 114
TOTAL DO NÚMERO DE ALUNOS 4706

A freguesia de Fátima está ainda apetrechada com os seguintes estabelecimentos de aprendizagem:

- TUTUBALLET - Uma escola de dança
- Korpo Sano - Ginásio de manutenção
- Seis escolas de informática
- Três escolas de música
- Quatro salas de estudo
- Várias salas de ATL (Actividades de Tempos Livres) e prolongamentos de horário
- Várias creches

9.2. - Ensino Superior
Foi apresentado em conferência de imprensa, no passado dia 15 de Fevereiro, o projecto do Instituto de Estudos

Páginas Relacionadas
Página 4275:
4275 | II Série A - Número 106 | 28 de Junho de 2003   V - Entidades consulta
Pág.Página 4275
Página 4276:
4276 | II Série A - Número 106 | 28 de Junho de 2003   de fiscalização [artig
Pág.Página 4276