O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0063 | II Série A - Número 074S | 09 de Julho de 2004

 

Barco "O Valboelro"

São vários os artistas que se têm debruçado sobre o Barco Valboeiro, também conhecido como o "Saveiro" de Valbom devido a ser usado na pesca do sável. Como Valbom foi a segunda colónia de pesca mais importante do País, talvez seja essa a razão de darem uma importância tão destacável ao Barco Valboeiro. Não tem a fama de Barco Rabelo, mas tem um lugar de relevo muito importante, pois há até uma figura no Museu da Marinha em Lisboa e esteve exposto na XVII Exposição sobre a Europa do Renascimento e os Descobrimentos.
No livro, "A Lancha Poveira" e o "Saveiro de Valbom" do Arquitecto Octávio Lixa Felgueira se pode ler algo mais em pormenor sobre a beleza e a utilidade deste barco. Também Marcos de Oliveira dá um relevo muito especial aos 18 barcos de pesca, mencionado o Barco nosso conterrâneo.
O Barco Valboeiro tinha não só utilidade para a pesca como também para transporte de passageiros, quer para a cidade quer às freguesias mais próximas situadas na margem esquerda do Douro.

O Brasão

- Escudo de vermelho, coração dourado em chefe esmaltado em preto entre dois montes dourados em asna abaixada, contra chefe ondeado de azul com duas burelas de prata.
- Coroa Mural em prata com quatro torres (indicativo da Vila).
-Listel branco, ondulado, sobreposto ao escudo com letras em preto.

Simbologia e alusão das peças

- O Campo do Escudo: simboliza o esforço e a generosidade da população;
- Os Montes: aludem ao vale de um pequeno ribeiro que nasce a noroeste, a curta distância de S. Cosme e que vai desaguar ao Douro formando assim o "VALE BOM".
- Ondado: representa o ribeiro atrás referido e o Rio Douro em cuja margem direita se situa Valbom. Alude também à tradicional pesca fluvial no Douro;
- Coração: simboliza a dedicação das suas gentes às artes tradicionais, indústrias de marcenaria e ourivesaria. O esmalte a preto significa o trabalho laborioso, quer da filigrana quer da talha.

A vila de Valbom, pelo exposto, reúne os requisitos legais (Lei n.º 11/82, de 2 de Junho) para ser elevada à categoria de cidade.
Nestes termos, os Deputados abaixo-assinados apresentam o seguinte projecto de lei:

Artigo único

A vila de Valbom do concelho de Gondomar é elevada à categoria de cidade.

Assembleia da República, 8 de Julho de 2004. - Os Deputados do PSD: Aurora Vieira - Manuel Oliveira - Bernardino Pereira - Diogo Luz - Adriana de Aguiar Branco - Abílio Almeida Costa - Fernando Charrua - Ricardo Fonseca de Almeida.

PROJECTO DE LEI N.º 478/IX
ELEVAÇÃO DA VILA DE CASTELO DA MAIA À CATEGORIA DE CIDADE

A história
A vila de Castelo da Maia, constituída pelas freguesias de Barca, Gemunde, Gondim, São Pedro de Avioso e Santa Maria de Avioso, foi até 28 de Junho de 1902 a sede do concelho da Maia.
Castelo da Maia conserva ainda bem viva a lembrança de ter sido sede de concelho da Maia ao longo de séculos, até porque ainda ali existe o antigo edifício dos Paços do Concelho, que é património municipal.
Hoje funciona neste edifício o Museu de História e Etnologia da Terra da Maia.
Castelo da Maia é uma terra de tradições e a sua existência antecede a constituição do Estado de Portugal.
O nome de Castelo que se pronuncia com o "e" fechado parece ter derivado de castelo, como fortaleza, que terá existido no monte de St.º Ovídio, hoje um local aprazível e de onde se avista quase toda a vila.
Também encontramos o lugar de Cidadelha, derivado de Cividade, onde existiu um castro.
Por terras de Castelo da Maia passou uma das mais importantes vias romanas, a que ligava então Olisipo (Lisboa) a Braga, atravessando as freguesias de Barca e São Pedre de Avioso. Existem vestígios de um marco miliário no lugar de Ferronho.

Situação geográfica e demografia
A vila de Castelo da Maia situada a norte do concelho da Maia, faz fronteira a Norte e a Nascente com os concelhos de Vila do Conde, Trofa e Santo Tirso.
Nas últimas décadas, temos assistido a um crescimento demográfico acentuado devido sobretudo à centralidade de que goza a vila de Castelo da Maia e ao empenho e coragem dos seus habitantes.
Castelo da Maia tinha no recenseamento do ano de 2002 para as eleições da Assembleia da República 12 136 eleitores inscritos, correspondente a uma população que ronda os 16 000 habitantes.

A economia e desporto
Castelo da Maia foi e continua a ser um centro congregador das terras de Avioso.
Castelo da Maia é neste momento um lugar de convergência dos mais diversos interesses económicos e sociais não só da Maia mas também do país e estrangeiro.
Castelo da Maia tem várias dezenas de empresas industriais, desde as rochas ornamentais até confecções, calçado, metalo-mecânicas e outras.
Possui igualmente dezenas de empresas comercias. Algumas destas empresas fazem parte do grande parque industrial da Maia I.
Castelo da Maia tem uma enorme quantidade de estabelecimentos comerciais dedicados às mais diversas actividades, incluindo um grande hipermercado.
São várias as colectividades culturais, recreativas e desportivas existentes em Castelo da Maia.
De salientar as seguintes:

- Sport Clube Castelo da Maia dedicado essencialmente ao futebol.

Páginas Relacionadas