O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0024 | II Série A - Número 016 | 18 de Novembro de 2004

 

Os aglomerados populacionais mais próximos são as ditas cidades de Fafe e de Guimarães. Situa-se também a cerca de 35 Km da capital do distrito que é Braga.
Possui uma população de 3258 habitantes (Censos de 2001), actualmente já ultrapassa os 4000; cerca de 3000 eleitores; cerca de 1500 famílias; cerca de 1500 fogos.
Possui hoje toponímia que cobre todo o seu território, porém ainda se referem os muitos lugares como Portela, Torre, Quinta, Lama, Bouçó, Porinhos, Penedo, Oleiros, Ferreiros, Pinhoi, Teixeiras, Suvaco, Estalagem, Bouça, Prelada, Devesas, Lage, Lameiro, Requeixo, Sub-Nogueiras.
Arões S. Romão é actualmente uma freguesia eminentemente industrial, sendo o têxtil o seu principal sector, no entanto, na área dos mármores e das bloqueiras também possui um forte incremento e, ainda, na área agrícola, com especial destaque para a produção de vinho, do qual se destaca o da Quinta da Naíde, que já por diversas vezes foi premiado. Tem ainda uma forte componente de mão-de-obra na área da construção civil e no comércio.
A sua via estruturante principal é a EN 206 que liga Fafe a Guimarães e está a ser preparado o projecto pelo IEP para a construção do Nó de Arões para permitir o acesso à EENN 101 e 206/Ligação da Circular de Guimarães à Variante de Fafe.
Tem diversas carreiras diárias ao seu serviço de ligação Fafe/Guimarães, de meia em meia hora, das 9 horas até às 18 horas, e das 7 às 9 horas e das 18 horas às 20 horas de 15 em 15 minutos. E a partir das 20 horas e até às 24 horas de hora em hora.

Ao nível de instituições e equipamentos Arões S. Romão está bem servida.
Possui:
Sede da Junta de Freguesia, com multibanco exterior;
Extensão de saúde, com vários médicos, enfermeiros e pessoal administrativo;
Farmácia;
Duas escolas do ensino básico;
Creche, jardim de infância e ATL;
Campo de futebol;
Boletim informativo;
Lar de idosos com várias camas e apoio domiciliário;
Vários restaurantes;
Vários minimercados e mercearias;
Vários talhos;
Vários cafés;
Indústrias têxteis e outras;
Várias carpintarias;
Padarias e confeitarias;
Empresas de construção civil;
Comércios diversos;
Um táxi;
Oficinas de reparação de automóveis e ciclomotores;
Oficina de mármores.
Bloqueira de grande dimensão;
Empresas de venda de materiais de construção;
Doçaria regional de qualidade reconhecida;
Quiosque;

Para além disso, Arões S. Romão possui ainda uma actividade forte na área associativa com o Arões Futebol Clube, o Orfeão, a Associação dos Reformados e Pensionistas de Arões, o Rancho Folclórico de Arões, Centro de Formação para a Juventude de Arões, Lar Padre Valdemar Gonçalves e o Grupo Musical Aronis;
Possui duas igrejas, duas capelas públicas e um cemitério.
Ao nível festivo, Arões S. Romão tem diversas romarias de nomeada, como sejam: a Festa do Senhor, no dia 15 de Agosto, a Festa de Santo Antão, no último fim de semana de Julho, a Festa de Nossa Senhora de Fátima, no início de Maio.
Possui um vinho rotulado - Quinta da Naíde.
Como já atrás se referiu, a freguesia de Arões S. Romão possui a Igreja de Arões, de 1237, único Monumento Nacional no concelho de Fafe (ver nota detalhada). Possui ainda a Casa da Arrochela, onde terá pernoitado a Rainha D. Maria II, em 1853, a Casa Brasonada de Estrufães, a casa do Passal, e ainda a Capela de Santo Antão e concomitante Via Sacra.

Páginas Relacionadas
Página 0021:
0021 | II Série A - Número 016 | 18 de Novembro de 2004   Artigo 34.º Clo
Pág.Página 21
Página 0022:
0022 | II Série A - Número 016 | 18 de Novembro de 2004   Porém, o entendimen
Pág.Página 22
Página 0023:
0023 | II Série A - Número 016 | 18 de Novembro de 2004   ela se acede por um
Pág.Página 23
Página 0025:
0025 | II Série A - Número 016 | 18 de Novembro de 2004   Arões S. Romão é, p
Pág.Página 25