O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0004 | II Série A - Número 017 | 20 de Novembro de 2004

 

II - Caracterização geográfica

A povoação de Taveiro está situada no centro do País, na Beira Litoral, no concelho e distrito de Coimbra, na margem esquerda do Rio Mondego, confrontando a norte com o Rio Mondego, a sul com as freguesias de Antanhol e de Anobra, a nascente com a de São Martinho do Bispo e a poente com a do Ameal.
Pertence à diocese de Coimbra e é sede de freguesia.
Localiza-se a 10 Km de Coimbra, sendo servida pelo maior eixo ferroviário da Linha Norte e rodoviário da Auto-Estrada A1, Lisboa-Porto, de que dista, respectivamente, 190 e 110 Km.

III - Actividades económicas

As actividades económicas da freguesia de Taveiro estão actualmente centradas num parque industrial existente já há cerca de 15 anos, que é composto por cerca de 50 empresas, banco, estação de correios, um retail park, mercado abastecedor de Coimbra e no comércio e indústria nos vários ramos de actividade, como é o sector cerâmico, metalúrgico, fundição, serralharia, cestaria, informática, talhos e peixarias, cafés, restaurantes, fábrica de vassouras, lojas tradicionais, mercearias e frutarias, supermercados, pronto-a-vestir, caça e pesca, ópticas, posto de táxi, cafetarias e pastelarias, padarias pizzaria, cabeleireiros, gabinete de contabilidade, etc.
Tradicionalmente, a agricultura desempenhou um papel preponderante no conjunto das actividades económicas desenvolvidas. Trata-se de uma povoação com elevadas potencialidades agrícolas, quer pela riqueza dos seus solos quer pela abundância de água e condições que fazem do sector primário um importante sector, destacando-se a cultura do arroz e do milho.
No sector secundário há que referenciar a implantação do parque industrial com indústrias abrangentes das mais variadas, do maior centro de distribuição postal da zona centro, das cerâmicas que marcaram o primeiro desenvolvimento industrial da freguesia, a indústria do vime, a fundição e metalomecânica, confecção de vestuário, vassouras e escovas.
Há ainda a salientar o facto de se ter implementado em Taveiro o maior mercado abastecedor de produtos agrícolas, uma superfície grossista; o maior centro de distribuição postal dos CTT a nível nacional; e uma grande zona comercial no centro do País - o Retail Park Mondego.
Grande parte da população, além de trabalhar nas unidades implantadas na freguesia, trabalha fundamentalmente no comércio, indústria e serviços da cidade de Coimbra que está ligada à freguesia pela moderna via rápida.

IV - Demografia e equipamentos sociais

A povoação de Taveiro tem actualmente cerca de 4000 habitantes. Com cerca de 2000 eleitores, tem uma assembleia de freguesia composta por nove membros e um executivo de três eleitos.
Ao fim de vários anos de luta, Taveiro conseguiu um edifício sede, funcional, com várias salas e serviços para melhor poder atender os moradores. Para além da sede da junta de freguesia, a povoação de Taveiro é abastecida de água, energia eléctrica, esgotos, uma ETAR e dispõe de uma razoável rede de equipamentos sociais, tais como um CEPI-Centro de Educação para Infância, jardim de infância, escola primária, escola básica 2.º e 3.º ciclos, que se encontra equipada com dois polidesportivos, sendo um ao ar livre e outro de área coberta, parque infantil, parque de merendas, polidesportivo, balneários públicos, cemitério, jardins, um posto territorial da GNR, uma Secção de Bombeiros Voluntários de Coimbra, um centro de dia com apoio domiciliário à terceira idade e mais necessitados, no fornecimento de refeições e tratamento de roupas, um centro hípico - A Thipica, que organiza eventos e acolhe programas para crianças de várias idades nos períodos de férias e ao longo de todo o ano escolar, um centro de saúde público, consultórios médicos e veterinários, clínica médico-dentária, óptica, agência bancária com multibanco, um centro de tratamento e distribuição postal dos correios, sendo o maior da zona centro do País, uma estação de correios dos CTT, o mercado abastecedor, com uma área coberta de 18 000 m2, sendo a área total de 180 000 m2, onde se transaccionam anualmente 120 000 tone1adas de horto-fruticulturas que ascenderão a um valor global de 75 mil euros, um parque industrial com mais de 50 empresas, um parque comercial - Retail Park do Mondego, com várias lojas comerciais e um parque de estacionamento com capacidade para 1000 viaturas; um campo de futebol - Estádio Municipal Sérgio Conceição,

Páginas Relacionadas
Página 0002:
0002 | II Série A - Número 017 | 20 de Novembro de 2004   PROJECTO DE LEI N.º
Pág.Página 2
Página 0003:
0003 | II Série A - Número 017 | 20 de Novembro de 2004   Por Decreto de 11 d
Pág.Página 3
Página 0005:
0005 | II Série A - Número 017 | 20 de Novembro de 2004   com capacidade para
Pág.Página 5
Página 0006:
0006 | II Série A - Número 017 | 20 de Novembro de 2004   namorar na madrugad
Pág.Página 6