O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0005 | II Série A - Número 017 | 20 de Novembro de 2004

 

com capacidade para 9000 pessoas, sendo a maior e mais recente das infra-estruturas onde se disputam jogos da Super Liga Nacional.

V - Acessibilidades

Na saída da A1 em Coimbra Sul, com ligação directa a Coimbra por uma via rápida, a povoação de Taveiro é servida de transportes públicos rodoviários efectuado pelos Serviços Municipalizados da Câmara Municipal de Coimbra. E, em termos ferroviários, existe uma estação de caminho-de-ferro e um posto de táxi.

VI - Colectividades

A freguesia de Taveiro é composta por colectividades que fazem história e contam também a história da população, pois grande parte da população vê-se representada nas respectivas colectividades.
- Filarmónica União Taveirense, foi fundada em 21 de Abril de 1869, pelo Padre João Pessoa Godinho (Pároco da Freguesia) e de D. Duarte Melo (Visconde de Taveiro).
Outrora com o nome de "Real Philarmónica União Taveirense", título concedido por D. Manuel II, conta já com 133 anos de actividade ininterrupta em prol da cultura.
Dispõe actualmente de uma banda com mais de 50 executantes, realizando as suas actuações em festas religiosas e romarias populares, a recepção de entidades oficiais, de que se destacam as que foram feitas a Jacques Delors, Presidente da República, e Primeiro-Ministro, aquando das visitas à cidade; a realização de concertos em locais de muita responsabilidade, e a representação das bandas do concelho em Salamanca-Cidade Irmã, e as várias digressões feitas na Europa e na América do Sul, são, sem dúvida, um bom cartão de visita de Taveiro.
De entre os seus elementos, 30 compõem ainda a Orquestra Ligeira "Big-Band" todos oriundos da sua escola de música gratuita, em funcionamento ininterrupto há mais de 40 anos.
De salientar que 22 dos seus jovens fazem parte do Grupo de Instrumentos de Sopro de Coimbra sob a direcção do Prof. Adelino Martins, que conta já com diversas digressões internacionais (França, Bélgica, Itália, Polónia e Hungria).
A banda tem uma escola de música particular que a alimenta, com actuais professores oriundos da própria, banda já quase todos com o curso do conservatório e também curso superior, cujo nível de exigência já não passa apenas pelo solfejo (típico das filarmónicas), mas também pelos conhecimentos a nível da formação musical.
Grupo amador de teatro, foi fundado a 6 de Novembro de 1968 por jovens entusiastas que mantém ainda hoje o mesmo encenador, o agora Dr. Licinio Coelho, e dele fazem parte muitos dos então jovens fundadores. Sempre em actividade tem levado a cena peças de consagrados dramaturgos e algumas adaptações de textos feitas pelo próprio encenador. Eis algumas das peças encenadas: Similas Similibus, de Júlio Dinis; O Mar, de Miguel Torga; O Capote, de Nicolau Gogol; Os Três Vingadores, de José Régio; Esquadra para a Morte, de Afonso Sastre; A Promessa, de Bernardo Santareno; A Estalajadeira, de Carlos Goldoni; Bodas de Sangue, de Garcia Lorca; A Castro, de António Ferreira; Todo o Homem é Segredo, de Moliére; Medeia, de Eurípides; Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett; etc.
No ano de 1995 foi-lhe atribuído o Prémio de Mérito Nacional de Teatro Amador, que veio premiar mais de 27 anos ao serviço do teatro.
O Grupo Folclórico de Taveiro foi fundado a 18 de Outubro de 1975.
Após profundo estudo de investigação, baseado num apurado trabalho de pesquisa e recolha, dignou repor a verdade em toda a vertente folclórica a nível de dança, cantares e trajes tradicionais. Todas as danças foram recolhidas junto de pessoas bastantes idosas e no Cancioneiro da Beira Litoral. Os trajes são constituídos por autênticas relíquias de museu, a destacar: Noivos, Lavradores Ricos, Ver-a-Deus, Domingueiros, Senhora de fins do século XIX, Romeiros, Bairrenho, Ceifeira, Mondadeira, Lavadeira, Vendedeira, Leiteira, Cesteiro, Barqueiro, Ferrador, Aguadeira e Lavrador. O grupo apresenta no seu curriculum actuações por muitas regiões de Portugal, Europa e América do Sul, organizando anualmente, em Junho, um Festival Internacional de Folclore. Os seus componentes com profissões estratificadas são o garante da vivacidade do grupo e das suas tradições, fazendo com que fosse agraciado com o troféu "Prestígio e Dedicação" às comunidades portuguesas em Junho de 1999.
Na área dos usos e costumes repõem ainda hoje as "Escamisadas", os jogos tradicionais tais como o jogo da malha, o jogo do pau e o jogo da cantarinha. Realiza-se ainda a festa das "Maias", na qual os rapazes enfeitavam as portas das raparigas que gostavam e que queriam

Páginas Relacionadas
Página 0002:
0002 | II Série A - Número 017 | 20 de Novembro de 2004   PROJECTO DE LEI N.º
Pág.Página 2