O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0006 | II Série A - Número 017 | 20 de Novembro de 2004

 

namorar na madrugada do 10 de Maio; e a "Serradela da Velha", julgamento fictício, dos bens do casal a favor dos seus herdeiros, no qual se procedia a um entretenimento jocoso.
O União Desportivo Taveirense, com existência legal desde 14 de Abril de 1958, disputou desde sempre os campeonatos distritais de futebol, em séniores, tendo conquistado a Taça da Associação de Futebol de Coimbra em 1987. Após algum interregno, na altura em que quase todos os clubes rurais da região fecharam as portas, foi reactivado acerca de seis anos, tendo, a partir dessa altura, participado continuamente no Campeonato Distrital de Séniores e Júniores da Associação de Futebol de Coimbra, sendo uma das poucas associações desportivas de âmbito rural em actividade.

VII - Festas religiosas e tradicionais

Conservam-se, ainda hoje, entre os habitantes desta localidade, costumes e festas, que tiveram a sua origem em tempos antigos. A festa anual em honra do padroeiro da povoação, São Lourenço, é realizada na 1.ª quinzena do mês de Setembro, e inicia-se com uma procissão desde da igreja paroquial até ao largo da junta de freguesia. Aí celebra-se uma missa campal, que é seguida da procissão de regresso à igreja, afim do qual segue-se um almoço convívio entre toda a população e colectividades da freguesia, que organizam uma tarde de convívio com jogos tradicionais.
A festa em honra da Nossa Senhora da Conceição é juntamente com a Expotave - Feira Comercial, Industrial e Agrícola de Taveiro, sem dúvida, a festa com mais impacto na freguesia e arredores, uma vez que junta o religioso com o profano. Esta festa é anual e tem início no 1.º domingo do mês de Junho durando uma semana. Dispõe de um recinto público com 12 000m2, de uma área ajardinada, bem como de balneários públicos e outras infra-estruturas onde são instalados um bar e um restaurante que funcionam durante o período festivo.
A Festa do Senhor dos Passos é a festa mais religiosa e antiga da povoação de Taveiro. Realiza-se 15 dias antes da Páscoa e é constituída apenas por duas procissões. A primeira a ter lugar é a Procissão das Velas que se realiza no sábado à noite com a saída da imagem de Nossa Senhora da Igreja de São Lourenço para a Capela da Nossa Senhora da Piedade, onde permanece até ao dia seguinte. No domingo de tarde é iniciada uma nova procissão que nos relembra o caminho do Senhor Jesus Cristo até ao Calvário. Uma vez chegado à capela da Nossa Senhora da Piedade, é relembrado o último encontro de Cristo com sua Mãe Maria. Aqui é realizado um Sermão pelo Páraco, no fim do qual a procissão segue para Igreja Paroquial.
Anualmente, realiza-se a fogueira ao Mártir São Sebastião, que é feita junto à capela no dia 19 para 20 de Janeiro. Esta é uma tradição da população que a junta de freguesia ajuda a manter viva.
Há vários anos que se realizam em Maio as jornadas culturais, de que se salientam o Concurso das Portas Floridas, que é sempre no 1.º dia de Maio, e os jogos tradicionais, bem como outras actividades culturais que se prolongam pelos fins-de-semana do mês. Esta iniciativa é da junta de freguesia, que tem ao seu encargo toda a organização.

VIII - Conclusão

Nestes termos, atenta a riqueza histórica e o património construído desta povoação, que já foi vila, o pujante desenvolvimento económico, o elevado nível das suas infra-estruturas, a riqueza e representatividade das suas colectividades e sendo, como tal, inequívocas as "razões de natureza histórica, cultural e arquitectónica" que suportam a presente iniciativa e o seu fundamento legal (Lei n.º 11/82, de 2 Junho), os Deputados abaixo assinados, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, apresentam o seguinte projecto de lei:

Artigo único

A povoação de Taveiro, no concelho de Coimbra, é elevada à categoria de vila.

Assembleia da República, 9 de Novembro de 2004.
Os Deputados do PSD: Miguel Coleta - Teresa Morais - Luís Pais de Sousa -Massano Cardoso.

PROJECTO DE LEI N.º 516/IX

Páginas Relacionadas
Página 0007:
0007 | II Série A - Número 017 | 20 de Novembro de 2004   SUSPENDE OS PROCEDI
Pág.Página 7
Página 0008:
0008 | II Série A - Número 017 | 20 de Novembro de 2004   A argumentação do P
Pág.Página 8
Página 0009:
0009 | II Série A - Número 017 | 20 de Novembro de 2004   A presente lei entr
Pág.Página 9