O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0041 | II Série A - Número 021 | 04 de Dezembro de 2004

 

Roriz é uma das mais antigas freguesias do concelho de Santo Tirso. Quem sabe se não será a mais antiga de todas! Certo, certo, é que falando em Roriz logo vem à lembrança a antiguidade do seu povoamento e, sobretudo, a beleza do seu Mosteiro românico, sendo uma das maiores pérolas do estilo na região de Entre-Douro e Minho e provavelmente um das suas mais antigas realizações.
A sua referência data de 1096, mas já nessa altura Roriz constitui-se num vasto e riquíssimo couto, que abrangia já um sem-número de paróquias.
Mesmo junto a Roriz, mas já no concelho de Paços de Ferreira, fica a Citânia de Sanfins. Ainda no séc. XIX fazia-se confusão entre as duas jurisdições, e mesmo José Augusto Vieira, no seu Minho Pitoresco, duvidava da sua real localização. A proximidade a Sanfins de Ferreira prova, de qualquer modo, que também Roriz foi habitada desde tempos pré-históricos.
Terra muito importante ao longo da nossa história, Roriz chegou a concelho. Concelho de nomeada, que agregava territórios de vulto na região. Organizações e reorganizações administrativas dos nossos reis acabaram por ditar a extinção do concelho, ainda no séc. XIX.
2.1 Roriz na sua vertente monumental:
Na freguesia existem vários monumentos, como, por exemplo, a Igreja Paroquial (Mosteiro do séc. XI), o Cruzeiro da Igreja Paroquial e a Capela de Nossa Senhora de Negrelos (séc. XI).
Na freguesia de Roriz também existem dois mosteiros, sendo um o Mosteiro da Ordem Beneditina e o outro o Mosteiro de Santa Escolástica, das Irmãs Beneditinas.
A Igreja Paroquial de Roriz é um excelente exemplar de arquitectura romântica, onde se realça a sua porta principal, sendo um ponto de referência essencial ao estudo do romântico da região. Também é digno de registo a grande rosácea ao cimo da porta principal.

2.2. As sobrevivências do povo desta terra:
Ao longo do ano a população de Roriz mantém-se fiel às suas tradições, organizando numerosas festas, romarias, festivais de folclore, Carnaval e as actividades desportivas.
O padroeiro desta freguesia é São Pedro e a ele é dedicada uma festa anual no dia 29 de Junho.
Além desta, são remotos em Roriz os cultos à Senhora da Paz (com festa no 15 de Agosto), no Mosteiro Beneditino em Singeverga.
O Corpo de Deus também se festeja anualmente nesta freguesia, de uma forma simples mas acolhedora e sempre no seu dia, que é determinado em calendário litúrgico.
A Ordem Beneditina, para além do culto religioso, também celebra o dia de São Bento, com a presença de algumas individualidades, nomeadamente a do Bispo do Porto. Esta Ordem, muito implantada nesta freguesia e no concelho, tem de alguma forma um peso muito grande na formação, na cultura e no apoio espiritual.
As Irmãs Beneditinas, pertencentes ao Mosteiro de Santa Escolástica, há muito implantadas nesta freguesia, também têm uma importância muito especial não só pela sua presença mas pelo contributo directo que dão à Paróquia de Roriz, nomeadamente na catequese, na formação, na área social e na saúde.
Também é oportuno referir que a Ordem Beneditina (Mosteiro de Singeverga) é responsável por um licor que é reconhecido por todo Portugal, mas que é produto próprio e artesanal e com marca registada, tendo um óptimo sabor. As Irmãs Beneditinas (Mosteiro de Santa Escolástica) são as produtoras das famosas bolachas das Freiras, que são, de facto, uma maravilha, contribuindo o seu produto para o sustento da casa.

3 - A educação

Existem na freguesia vários estabelecimentos escolares. Roriz possui duas escolas do ensino básico, do primeiro ciclo, sendo uma no Lugar da Ribeira (quatro salas de aula) e outra no Lugar da Costa (três salas de aula).
Também existe um jardim de infância, situado na Escola Básica da Ribeira, com duas salas de aula e com 45 alunos.
O ensino básico (2.º e 3.º ciclos) e secundário é assegurado pelas escolas de S. Martinho do Campo, Vilas das Aves e Santo Tirso. Estes estabelecimentos respondem às necessidades de inúmeros jovens da freguesia de Roriz.

4 - A actividade produtiva

4.1 - Indústria, comércio e serviços:

A indústria emprega uma quantidade de mão-de-obra bastante significativa e qualificada.

Páginas Relacionadas
Página 0046:
0046 | II Série A - Número 021 | 04 de Dezembro de 2004   PROJECTO DE LEI N.º
Pág.Página 46
Página 0047:
0047 | II Série A - Número 021 | 04 de Dezembro de 2004   Os Deputados abaixo
Pág.Página 47