O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0043 | II Série A - Número 021 | 04 de Dezembro de 2004

 

(AFP) nas categorias de infantis, iniciados, juvenis e seniores. Também tem uma equipa de futebol feminino de cinco.

6 - Outras informações complementares

A freguesia de Roriz beneficiou em parte de um melhoramento, com uma obra de abastecimento de água ao domicílio. Esta obra ainda não se encontra concluída.
A recolha de resíduos sólidos é feita pelos serviços da SERURB, através dos contentores tradicionais e igualmente com a utilização de vidrões.
O transporte público é efectuado essencialmente por duas empresas privadas de transporte de passageiros, sendo uma sediada na Póvoa de Varzim e a outra em Guimarães, ligando assim Roriz e os vários pontos de interesse para a população, nomeadamente a sede do concelho, em cerca de 15 a 20 minutos, contando com vários carreiras durante o dia, ou seja, de 30 em 30 minutos.
Os jovens da freguesia gostam de viver em Roriz e mesmo depois de casados desejam continuar aí a viver, sinal bem demonstrativo de que é uma freguesia agradável e com futuro para a nova geração.
As forças vivas da freguesia de Roriz e a sua população em geral anseiam ver elevada à categoria de vila a sua terra, tudo em prol de uma melhor qualidade de vida da comunidade local.
Assim, atento o exposto e considerando que a freguesia de Roriz, no concelho de Santo Tirso, reúne os requisitos legais para ser elevada à categoria de vila;
Os Deputados abaixo assinados apresentam o seguinte projecto de lei:

Artigo único

A freguesia de Roriz, no concelho de Santo Tirso, é elevada à categoria de vila.

Palácio de São Bento, 24 de Novembro de 2004.
Os Deputados do PSD: Abílio Almeida Costa - Carlos Sousa Pinto - Ricardo Fonseca de Almeida - Bernardino Pereira - Fernando Charrua - Aurora Vieira - Manuel Oliveira - Maria João Fonseca - Ricardo Vieira.

---

PROJECTO DE LEI N.º 527/IX
ELEVAÇÃO DA FREGUESIA DE NOGUEIRA, DO CONCELHO DA MAIA, À CATEGORIA DE VILA

1 - A história, situação demográfica e demografia

Os primeiros registos sobre esta localidade remontam a 1258, altura em que era designada por "Nugaria" devido ao cultivo de muitas árvores produtoras de nozes, as nogueiras.
Nos tempos passados conjugavam-se as pequenas habitações com os solares de capela e brasão. Consta que na Casa da Quinta estiveram alojados os franceses aquando das invasões.
Nogueira foi desde sempre um local onde se cruzavam importantes vias rodoviárias.
Nogueira fica limitada a norte pela freguesia de Silva Escura, a nascente pela vila de Águas Santas, a sul pela freguesia de Milheirós, e a poente pela freguesia de Vermoim, da cidade da Maia, todas do concelho da Maia.
É atravessada pelo rio Almorode.
A freguesia de Nogueira, outrora dividida em diversos locais habitacionais, em virtude do seu desenvolvimento económico teve um crescimento urbano, constituindo hoje um aglomerado habitacional bastante homogéneo.
Nogueira tinha no recenseamento de 2002 para as eleições da Assembleia da República 3653 eleitores, correspondente a uma população de cerca de 5000 habitantes.

2 - Economia, desporto e cultura

Nogueira tem acompanhado o enorme desenvolvimento do concelho da Maia nos últimos anos.

Páginas Relacionadas
Página 0044:
0044 | II Série A - Número 021 | 04 de Dezembro de 2004   Tem várias empresas
Pág.Página 44