O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0054 | II Série A - Número 021 | 04 de Dezembro de 2004

 

- Grupo Coral S. Miguel;
- Grupo de jovens;
- Irmandade Senhora dos Passos;
- Comissão de Melhoramentos de Soza;
- Comissão da Fábrica da Igreja;
- Grupo de Teatro de Soza.

Equipamentos

A freguesia de Soza possui edifício da sede da junta, a extensão do centro de saúde, escolas para o ensino pré-primário e básico, centro cultural e social, complexo desportivo e farmácia.

Actividades económicas

A actividade económica tem relevância nos sectores primário e secundário. A actividade agrícola, os lacticínios e a pecuária são importantes na economia local.
Existem estabelecimentos de cafetaria, pastelaria, mercados, indústria de construção civil, estabelecimentos de artigos de informática, mediação de seguros, comércio de electrodomésticos, entre outros.
Espera-se a breve prazo a abertura de uma delegação da Caixa de Crédito Agrícola de Vagos e a construção da creche do Centro Social de Soza.

Outros

Soza tem por Orágo S. Miguel. O património é constituído pelas ruínas do Convento, Museu Paroquial, Igreja Matriz, Pelourinho, Quinta das Mais e Casa do Morgado da Pedrigosa.
As festas e romarias são a de Nossa Senhora dos Anjos (1.º domingo de Setembro), Santo Inácio (2 de Fevereiro), Nossa Senhora do Pilar (15 de Agosto), S. Sebastião, Nossa Senhora da Graça (último domingo de Agosto), S. João (24 de Junho e S. Miguel (26 de Setembro).
A freguesia de Soza reúne os requisitos estabelecidos pela Lei n.º 11 /82, de 2 de Junho, para ser elevada à categoria de vila. Para além de outras, tem importantes razões de natureza histórica e cultural que o justifica.
Nestes termos, os Deputados do Grupo Parlamentar do PSD apresentam o seguinte projecto de lei:

Artigo único

A povoação de Soza, no concelho de Vagos, distrito de Aveiro, é elevada à categoria de vila.

Palácio de São Bento, 23 de Novembro de 2004.
Os Deputados do PSD: Luís Marques Mendes - Manuel Oliveira - Luís Montenegro - Jorge Tadeu Morgado.

---

PROJECTO DE LEI N.º 533/IX
ELEVAÇÃO DA ALDEIA DE VILA FRANCA DAS NAVES, DO CONCELHO DE TRANCOSO, À CATEGORIA DE VILA

1 - Caracterização geográfica e demográfica

Vila Franca das Naves localiza-se na parte sul do concelho de Trancoso, a 16 Km da sede do município e a 35 Km da cidade da Guarda.
Está situada na margem esquerda da ribeira de Massueime, num vale de passagem entre o rio Côa e o rio Mondego.
A freguesia de Vila Franca das Naves possui uma área de 10,8 km, sendo o seu aglomerado urbano contíguo a Vilares, Moimentinha, Póvoa do Concelho e Granja.

Páginas Relacionadas
Página 0052:
0052 | II Série A - Número 021 | 04 de Dezembro de 2004   autarquias locais o
Pág.Página 52
Página 0053:
0053 | II Série A - Número 021 | 04 de Dezembro de 2004   O primeiro document
Pág.Página 53