O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0017 | II Série A - Número 064 | 30 de Novembro de 2005

 

transformam-se em juntas de freguesia e Guifões torna-se freguesia do concelho de Matosinhos, o que se mantém até aos dias de hoje.
Da sua história mais recente merece ressalva o facto de aqui encontrarmos o berço dos ilustres portugueses José da Silva Passos (o "Rei do Porto") e seu irmão Manuel da Silva Passos (Passos Manuel), duas figuras incontornáveis do liberalismo do século XIX, distinguindo-se ambos como eméritos constitucionalistas, ministros do reino, homens grandes do associativismo e, Manuel - Passos Manuel -, Ministro do Reino, ilustre parlamentar, o fundador do ensino liceal no nosso país.
Mais próximo, merece destaque a figura de Joaquim Pereira dos Santos, carpinteiro de alfaias agrícolas que enveredou já adulto pelo sacerdócio católico (o célebre Padre Manassa) e se distinguiu pelo seu porte corajoso e audaz e pela sua perspicácia política e administrativa, chegando a presidir à comissão administrativa do concelho de Bouças no início do século passado.
No fim do século XX, nomeadamente a partir dos anos 60, a freguesia sofreu um enorme impulso habitacional, com a sua demanda por parte de uma inúmera população oriunda sobretudo do interior do Douro Litoral e do Minho, que aqui se radicou como mão-de-obra do porto de Leixões e das numerosas indústrias (têxteis, conservas, metalurgia, etc.) fixadas na sua periferia (Matosinhos, Porto e Maia). Começa, hoje, a ganhar nova vida própria, alicerçada nas sinergias geradas pelos seus naturais e pelas primeira e segunda gerações dos que, há poucas décadas, aqui se instalaram.

II - Monumentos e outros locais de interesse

Castro de Guifões (estação arqueológica);
Ponte do Carro;
Busto do Padre Manassa;
Busto de José da Silva Passos;
Homenagem aos Montantes;
Ponte da via férrea sobre o Rio Leça;
Igreja Matriz;
Igreja da Sagrada Família (Paus);
Parque de lazer da Lomba;
Casa onde nasceram José e Manuel da Silva Passos;
Centro cívico e sede da junta de freguesia.

III - Equipamentos colectivos e instalações (artigo 12.º da Lei n.º 11/82, de 2 de Junho)

Antes composta por vários lugares (Igreja, Tourais, Lomba, Gatões, Monte Pipos, Montes Xisto, Agras, Paus, Sarilhos, Esquinheiro, Monte Ramalhão, Monte da Terra, etc.), é hoje impossível determinar onde começa um e acaba outro e vice-versa, uma vez que o crescimento urbano verificado na última metade do século XX transformou a freguesia de Guifões num único aglomerado populacional contínuo, com uma população de 10 000 habitantes e 8156 eleitores.
Regista-se a presença dos seguintes equipamentos colectivos:

- Uma farmácia (estando em estudo no organismo respectivo a criação da segunda);
- Sala de espectáculos, com conjunto de cena (salão paroquial) e diversas colectividades de índole cultural (Centro Cultural de Guifões, Grupo de Teatro de Guifões, etc.);
- Cobertura de transportes públicos regulares diários: Transportes Resende (três carreiras), Sociedade de Transportes Colectivos do Porto-STCP (duas carreiras), Metro do Porto (nas Carvalhas) e à Ilharga, na Senhora da Hora, e uma praça de táxis;
- Posto de CTT (com a generalidade dos seus serviços);
- Estabelecimentos comerciais diversos;
- Estabelecimentos de ensino - dois de pré-primária; quatro escolas E.B.1; uma escola E.B. 2.3 (José Passos);
- Agência bancária (Finibanco).

Outros:

- Posto da GNR;
- Colectividades culturais, recreativas e desportivas;
- Creches e infantários e ATL;
- Paróquia sedeada e actividade religiosa;
- Recintos desportivos cobertos e ao ar livre;
- Saneamento básico, rede de água e energia eléctrica e, parcialmente, gás de cidade;
- Jardins, monumentos e espaços verdes;
- Estação arqueológica do Monte Castelo;

Páginas Relacionadas
Página 0015:
0015 | II Série A - Número 064 | 30 de Novembro de 2005   b) Missões humanitá
Pág.Página 15
Página 0016:
0016 | II Série A - Número 064 | 30 de Novembro de 2005   século XXI, o hibri
Pág.Página 16
Página 0018:
0018 | II Série A - Número 064 | 30 de Novembro de 2005   - Ponte do Carro (p
Pág.Página 18