O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

11 | II Série A - Número: 090 | 28 de Março de 2009

4. Património monumental

S. Pedro do Sul tem um riquíssimo património monumental de que se destacam os seguintes elementos:

Balneário Romano das Termas – Nas Termas de S. Pedro do Sul existem as ruínas do «Balneum» Romano das Termas, onde D. Afonso Henriques se veio tratar. Está classificado de monumento nacional desde 1938. Está em desenvolvimento um projecto de recuperação destas ruínas, numa parceria com o IGESPAR, atenta a importância deste monumento que assinala «o vestígio mais antigo da Crónica Termal Portuguesa».
Palácio do Marquês de Reriz – Imponente na sua massa arquitectónica setecentista, atrai os olhares de todos quantos visitam ou passam por S. Pedro do Sul. Aqui ficou instalada a Rainha D. Amélia, quando veio a tratamentos às Termas.
Palacete de Palme-Moniz – Belo palacete com grande jardim frontal, que se destaca pelas suas 10 janelas de sacada de estilo oitocentista.
Palacete dos Condes da Lapa – Edifício setecentista com amplo pátio interior e 11 janelas de sacada na fachada principal.
Palacete dos Correia de Lacerda – Edifício senhorial antiquíssimo, com brasão que deve ser único no País: por cima das armas do brasão original, foram colocados, no séc. XIX, dois leões rampantes de origem inca ou azteca.
Balneário Rainha D. Amélia – Localizado nas Termas, foi inaugurado em 1888 e posteriormente ampliado. Além da sua bela fachada, tem no seu interior um núcleo museológico onde podem ser apreciados antigos equipamentos de tratamentos termais.
Edifício dos Paços do Concelho – A ampliação, em finais de 20, princípios de 30 do século XX, do velho edifício da Câmara, instalada no convento dos frades, resultou num magnífico e grandioso «Domus Municipalis», de maciça e bem trabalhada varanda de granito sobressaindo da fachada onde se salientam as armas do concelho também «rendilhadas» em granito por mãos de artista canteiro. Domina um grande largo fronteiro («Largo da Câmara») e o aprazível Jardim Municipal.
Centro de Férias do INATEL – Este antigo Hotel Palácio das Termas é um grande e majestoso edifício de estilo romântico que impressiona pela sua beleza exterior e interior.
Convento Franciscano de S. José – É um antigo convento, convertido em Paços do Concelho (a parte adjacente à Igreja) é o símbolo patrimonial deste Município que existe desde 1834. A sua Igreja (conhecida desde sempre como Igreja do Convento) tem uma fachada majestosa, implantada no topo de uma grande escadaria de granito.
No seu interior, entre outras imagens destaca-se, pela sua beleza e dimensão, a de N.ª Senhora da Conceição, no altar-mor, a Padroeira da Vila que, em 8 de Dezembro, sai à rua, em concorrida procissão.
Capela de Santo António – Propriedade da Misericórdia local e implantada em local privilegiado da Vila, junto ao Palácio Reriz, tem uma atractiva fachada de rico estilo barroco português.
Capela de S. Sebastião – Próxima do Convento, é um templo de arquitectura simples, mas muito antigo.
Até há pouco tempo, ali tinha a sua sede a Irmandade de S. Sebastião.
Capela de S. Martinho – Pequena mas antiquíssima capela das Termas que tem como orago o referido Santo. Em 11 de Novembro, realiza-se grande festividade, saindo a imagem à rua, em procissão. Na véspera, à noite, há sempre o tradicional magusto, acompanhado do vinho novo.

5. FEIRAS, FESTAS E ROMARIAS

Feiras da vila: Feira Velha (mensal) – na 2.ª feira entre os dias 16 e 22 de cada mês.
Feira Nova – (mensal) - Na primeira 5.ª feira de cada mês.
Feira em Sul, aos domingos.

Páginas Relacionadas
Página 0014:
14 | II Série A - Número: 090 | 28 de Março de 2009 Atendendo a que a Vila de S. Pedro do S
Pág.Página 14
Página 0015:
15 | II Série A - Número: 090 | 28 de Março de 2009 No censo de 1920, a vasta e importante
Pág.Página 15
Página 0016:
16 | II Série A - Número: 090 | 28 de Março de 2009 nomeava e apresentava o cura de cada um
Pág.Página 16
Página 0017:
17 | II Série A - Número: 090 | 28 de Março de 2009 Também o Olival foi berço de várias per
Pág.Página 17
Página 0018:
18 | II Série A - Número: 090 | 28 de Março de 2009 – Biblioteca com sala de reuniões; – Mu
Pág.Página 18
Página 0019:
19 | II Série A - Número: 090 | 28 de Março de 2009 Loja de lavores e capelista 1 Venda de
Pág.Página 19
Página 0020:
20 | II Série A - Número: 090 | 28 de Março de 2009 V – Conclusão A elevação a vila d
Pág.Página 20