O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

31 | II Série A - Número: 093 | 4 de Abril de 2009

Azambuja, a velha diligência que ligava Caldas da Rainha a Lisboa, onde se faziam transportar quase todos os banhistas que de Lisboa iam tratar-se nas Caldas. Com a construção do caminho-de-ferro do Oeste, decaiu a velha diligência. Resta desse tempo a casa da muda de gado, na mala-posta nos Carreiros, vasto edifício de excelente construção.

Área e número de habitantes: A freguesia de A-dos-Francos tem uma área total de 19,13 km2 onde residem aproximadamente 1914 habitantes. Em termos económicos, a agricultura é a principal ocupação de A-dos-Francos. Os excelentes terrenos proporcionavam, hoje como ontem, o amanho das terras existindo, no entanto, alguns estabelecimentos de comércio e serviços, assim como a indústria de móveis.

Património: Os valores patrimoniais de A-dos-Francos incluem ainda a Igreja Paroquial de São Silvestre. Refere o Inventário Artístico de Portugal, « templo sem qualquer feição arquitectónica a mencionar. Interiormente não tem nenhum adorno ou espécie artística que mereça citação. Calculou-se que teria pertencido a esta ermida, a imagem de S. Silvestre, escultura gótica, de madeira, que agora se guarda na Igreja de Nossa Senhora do Pópulo das Caldas da Rainha».

Educação, cultura, saúde, actividade económica e solidariedade social: — Dois jardins-de-infância; — Escola de música, Sociedade de Instrução Musical de A-dos-Francos; — Associação Cultural dos Carreiros; — Dois postos de saúde; — Farmácia, com mais de 150 anos; — Centro de dia.

Actividades económicas (principais): — Agricultura; — Construção civil.

Colectividades e associações: — Sociedade de instrução musical cultura e recreio de A-dos-Francos: — Associação Cultural e Recreativa dos Carreiros; — Comissão de festas dos Casais da Bica; — Grupo Desportivo e Cultural de A-dos-Francos (escolinhas de futebol para crianças, com jogos todos os fins-de-semana).

Infra-estruturas públicas: — Posto de correios; — Agência bancária; — Piscina municipal; — Cooperativa agrícola; — Diversos estabelecimentos comerciais.

Conclusão

Pelo anteriormente exposto fica bem patente a que a povoação de A-dos-Francos reúne todos os requisitos legalmente exigidos para que se concretize a elevação à categoria de vila.
Em face do exposto, os Deputados signatários entendem que se encontram reunidos os requisitos constantes do artigo 2.º, conjugado com o disposto no artigo 14.º da Lei n.º 11/82, de 2 Junho, para que a povoação de A-dos-Francos seja elevada à categoria de vila.

Páginas Relacionadas
Página 0028:
28 | II Série A - Número: 093 | 4 de Abril de 2009 14 — Rede bancária: Embora não possua a
Pág.Página 28
Página 0029:
29 | II Série A - Número: 093 | 4 de Abril de 2009 4 — Eleitores: A freguesia de Valença r
Pág.Página 29
Página 0030:
30 | II Série A - Número: 093 | 4 de Abril de 2009 A vila de Valença dispõe também de uma e
Pág.Página 30