O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

36 | II Série A - Número: 102 | 23 de Abril de 2009

este na Villa Sul, donde toma o nome, & ambos se ajuntão na dita villa, & se vadeão com duas grandes pontes de pedra que mandou fazer o Infante D. Luis, que foy senhor deste Concelho, o qual hoje he da coroa» - in Corografia Portvgveza, Lisboa, 1708.
É sede de um município com 348,68 km² de área, subdividido em 19 freguesias (Baiões, Bordonhos, Candal, Carvalhais, Covas do Rio, Figueiredo de Alva, Manhouce, Pindelo dos Milagres, Pinho, Santa Cruz da Trapa, São Cristóvão de Lafões, São Félix, São Martinho das Moitas, São Pedro do Sul, Serrazes, Sul, Valadares, Várzea e Vila Maior). A sua população excede, na actualidade, os 19 mil habitantes cujos núcleos mais importantes são as freguesias de S. Pedro e de Várzea.
O concelho, integrado na paisagem montanhosa das serras de S. Macário, de Manhouce e da Arada, faz parte da sub-região Dão-Lafões confrontando a nordeste com o município de Castro Daire, a sueste com Viseu, a sul com Vouzela, a sul e oeste com Oliveira de Frades, a oeste com Vale de Cambra e a noroeste com Arouca.
A sua proximidade ao eixo A24 – A25 é feita através da EN 16, constituindo-se as EN227 e EN228 como trajectos viários fundamentais para a sua coesão territorial.

2. Nota histórica 1. A origem no concelho de S. Pedro do Sul encontra-se nos ancestrais registos do antigo concelho de «Lafoens» que dista «Tres legoas de Vizeu para Noroeste» e «que mandou povoar pelos annos de 1040 Alafoens Mouro, de quẽ tomou nome, como diz Fr. Bernardo de Brito liv. 7. cap. 28. da Monarquia Lusitana.
Deu-lhe foral El Rey D. Diniz: tem duas villas, que saõ a cabeça deste Concelho, a saber, a de Saõ Pedro do Sul, & a de Vouzella».
Contudo, são testemunhos de anterior antiguidade os topónimos antroponímicos de origem germânica de algumas das suas freguesias que certamente se referem a anteriores ―villae romanae‖. Muita e variada ç, também, a documentação tabeliónica que indica circulação de propriedade desde o século XI, entre os senhorios locais ou entre estes e os domínios monásticos importantes da época, como o de Salzedas ou S.
João de Tarouca, o de Paço de Sousa ou a Ordem do Hospital, ou ainda os cabidos da Sé de Coimbra e da Sé do Porto.
2. A documentação medieva regista,‖, a existência de mosteiros: o mais antigo, no ―lugar de Lafões, cerca do rio Sul e do Vouga, será aquele ao qual, por certo, se refere o presbyter Troitosendus quando, no final da primeira centúria do século XI, faz doação da sua igreja «que vocatur Santi Petri in terra Alaphoen» à Sé de Coimbra; o mais notável, contudo, foi o de S. Cristóvão de Lafões, fundado ou reedificado por D. João Peculiar, bispo do Porto († 1175).
3. A história do concelho de S. Pedro do Sul anda intrinsecamente ligada à da velha «Villa do Banho» situada num «aprazivel Valle, pelo meyo do qual faz sua corrente o rio Vouga […] a qual tem hũa famosa ponte de pedra lavrada com dez arcos. He abundante de pão, vinho, azeyte, frutas, gado, & caça, & tem humas Caldas, aonde se curou o grande Rey Dom Affonso Henriques», a quem este mesmo rei concedeu foral em 1152 que a tornou «cum todo o seu termino toda regalenga». Aqui teve solar a tão antiga e ilustre linhagem dos Almeidas, da qual foi descendente «Duarte de Almeyda que ganhou nome de decepado na batalha do Touro, aonde os inimigos lhe naõ podèraõ tirar das mãos o pendaõ Real, que como alferes mòr levava, senão cortandolhas; & sendo este feyto tam assinalado, naõ se sabe que por elle tivesse satisfaçaõ alguma».
4. O topónimo S. Pedro do Sul está ligado a uma lenda popular, segundo a qual uma imagem de S. Pedro, oriunda de uma capela situada no lugar de Sul, teria descido o rio durante uma cheia. Os populares, conseguindo retirar das águas a imagem, reconheceram-na como ―S. Pedro de Sul‖. Em 1514, de D. Manuel concedeu foral a S. Pedro do Sul e que em 1527 já era referenciada como ―vila e cabeça de concelho‖.
5. A actual configuração do concelho de S. Pedro do Sul resulta da reorganização administrativa feita por Mouzinho da Silveira. Nele se agregaram as antigas vilas do Sul - recebeu forais de D. Duarte, D. Dinis e de D.

Páginas Relacionadas
Página 0040:
40 | II Série A - Número: 102 | 23 de Abril de 2009 6. Infra-estruturas e equipamentos 1. A
Pág.Página 40
Página 0041:
41 | II Série A - Número: 102 | 23 de Abril de 2009 O PSD alertou, em tempo, para a manifes
Pág.Página 41